Dá para se livrar do automatizado?

Muitos motoristas já tiveram dor de cabeça com o câmbio automatizado e gostariam de saber se é possível trocá-lo. E sim, é possível. Veja como

Câmbio automatizado tem tirado o sossego de inúmeros motoristas
Câmbio automatizado tem tirado o sossego de inúmeros motoristas (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
02 de setembro de 2021 21:32

Surgem às vezes na indústria automobilística umas novidades não devidamente testadas e que depois geram dor de cabeça para fábricas, concessionárias e proprietários.

Uma delas foi o câmbio automatizado que equipou milhares de automóveis fabricados no Brasil (Dualogic, Easytronic, I-Motion…) e tantos foram os problemas que os fabricantes já o abandonou.

Muitos donos, cansados de tanto visitar a oficina, questionam se podem substituir o câmbio automatizado pelo manual. Mecanicamente não é muito complicado pois o automatizado, exceto o Powershift da Ford, utiliza a mesma caixa com câmbio manual de marchas. A diferença está na eletrônica que não só passa as marchas como aperta o – inexistente – pedal de embreagem.

VEJA TAMBÉM:

A parte mecânica resolve-se colocando a alavanca de câmbio original e o pedal da embreagem. O problema maior é a parte eletrônica, pois a central do carro está programada para cambiar as marchas e terá que ser reprogramada ou substituída. Mas aí vem o terceiro – e grave – problema: o financeiro…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Carlos 10 de setembro de 2021

Já que se está falando de carro com câmbio automatizado gostaria de saber se é, possível trocar o câmbio automatizado por um automático convencional ou CVT???!! MORO EM BRASÍLIA DF.

Avatar
Luis 4 de setembro de 2021

Meu sobrinho comprou um Vectra automático super conservado, usado, rodou 3000 km e viu a bomba estourar, 6000 mil reais para reparar o câmbio, e para passar prá frente um sacrifício por ser automático.

Avatar
Sergio Da Cruz 3 de setembro de 2021

Tirei o automatizado do meu Fox 2010 e ficou tudo. Uma boa, tive de mande fazer um pequeno ajuste na central do robozinho, vendi ele fácil, quando era automatizado ninguém queria

Avatar
Rodolfo 3 de setembro de 2021

Quem paga o pato dos erros das montadoras são os segundo donos, pois os primeiros donos ficam no máximo até o término da garantia, então se der problema no prazo de garantia teoricamente está coberto;
Meu pai era do tipo que comprava carro bom de 6 anos de uso, mas eu não confio mais em carro usado, pois:
1. o dono anterior pode ter judiado do carro tirando racha ou ser negligente na manutenção, em especial troca de óleo, e usar combustível batizado que estraga tudo no motor;
2. fiquei indignado ao saber que o UP 1.0-L TSI a VW não recomenda retifica de cilindros e trocar as bronzinas, devendo então trocar o motor parcial (bloco, pistões, bielas, bronzinas, etc), conforme vídeo do Youtube com o título:
MOTOR VW 1.0 TSI ACEITA RETÍFICA? DÚVIDAS SOBRE MOTORES 3-CILINDROS | O Mecânico Responde
Então quem tiver um UP TSI e estragar as bronzinas terá que trocar o motor parcial? Não acho nada legal isso!
Canal Youtube: O Mecânico
Será verdade essa informação?

Avatar
Rodolfo 3 de setembro de 2021

Em complemento, no caso do UP TSI em caso de desgaste de cilindros além da tolerância permitida VW só vai se aproveitar o cabeçote do motor.

Avatar
Sir.Alves 4 de setembro de 2021

Fuja de populares com blocos em alumínio turbo-alimentados…

Avatar
Rodolfo 4 de setembro de 2021

SIR.ALVES,
Muito obrigado pela dica!

Avatar
Samarone 9 de setembro de 2021

Se o problema fosse apenas o UP, mas é toda linha TSI 1.0 da VW, ou seja, UP, Polo, Virtus, Nivus, Tcross, e todos mais que usarem esse motor descartável, a manutenção dos VW atuais está bem cara, pior é saber que tem esse motor que nem aceita manutenção mais pesada.
Quem entende de mecânica e não rasga dinheiro não compra VW.

Avatar
Casallereparacao 10 de setembro de 2021

Mas todas as montadoras estão adotando motores descartáveis,a retifica completa em motores está com os dias contados, é so vc se basear no Ford 3 cilindros,a retifica sai mais caro que um motor novo.

Avatar
Casallereparacao 10 de setembro de 2021

Temos diversos clientes proprietários de veículos automatizados, inclusive estamos com um Palio Dualogic com 142.000kms trocando embreagem pela 1a vez,e essa é a 1a intervenção feita no carro no sistema automatizado, então esse negócio que é ruim foi imposto ao mercado por profissionais mal qualificados que ao invés de reparar acabavam danificando todo o sistema,assim como fizeram nos anos 90 nos motores 16v,hoje em dia qualquer motor é multivalvulas e ninguém reclama

Avatar
Rodolfo 10 de setembro de 2021

Muito obrigado pela resposta e atenção! VW eu quero é distância. O colega abaixo “CASALLEREPARACAO” fala como se fosse bom superaquecer o motor e acabar perdendo ele porque empenou o bloco e não tem tolerância de passe na retífica. Se fosse o carro dele ele ficaria revoltado.

Avatar
Rodolfo 10 de setembro de 2021

Corrigindo o que eu disse… UP TSI creio que pode dar passe no bloco em caso de empeno, porém se o bloco fosse de ferro fundido não empenaria tão fácil como o de alumínio.

Avatar
Deixe um comentário