Tração nas quatro, em duas, ‘on demand’…

Com os veículos off-road em alta, a tração 4x4 com sistema on demand está cada vez mais comum. Você sabe o que significa? Eu te explico

Veículos 4x4 e 4x4 "on demand" tem lá suas diferenças
Veículos 4x4 e 4x4 "on demand" tem lá suas diferenças (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/09/2021 às 07h32
Atualizado em 03/09/2021 às 09h31

Essa nova onda de SUVs, picapes, jipes, jipinhos e jipões trouxe também uma dúvida: o que é um 4×4 e o que é o sistema “on demand”? A diferença é sútil e se faz certa confusão entre as duas denominações.

Mas, de uma maneira geral, o 4×4 está em jipes e picapes e tem tração constante no eixo traseiro. Neste caso, o motorista pode acionar um comando para que parte da potência vá para o eixo dianteiro e a tração permanece nos dois eixos. Mas muitos automóveis possuem a tração 4×4 chamada “on demand”.

VEJA TAMBÉM:

Diferença? A tração permanente é no eixo dianteiro, mas quando os sensores percebem a necessidade de tracionar também o eixo traseiro, eles o acoplam ao motor e o carro assim permanece enquanto necessário.

Só para complicar, alguns jipes e SUVs têm sempre a tração nas quatro rodas. Mas, se os sensores percebem não ser necessária, desligam o eixo traseiro… É “on demand” ao contrário!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jaime Paulo Müller 3 de setembro de 2021

Em outras palavras, não muda nada, só o preço e o nome…

Avatar
Deixe um comentário