Desligar ao parar: vale a pena?

Desligar e ligar o motor do veículo no engarrafamento pode até ajudar a economizar combustível. Porém, pode gerar desgaste em alguns componentes

Desligar e ligar o motor do veículo no engarrafamento não é tão vantajoso assim como muitos pensam
Desligar e ligar o motor do veículo no engarrafamento não é tão vantajoso assim como muitos pensam (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
21 de setembro de 2021 07:32

Um motorista de aplicativo pergunta se vale mesmo a pena, como ele vê com frequência, desligar e ligar o motor ao parar num congestionamento ou semáforo. Ele pergunta se há mesmo uma redução de consumo.

Então, quando se vê um carro desligando e ligando o motor ao parar, é provavelmente por já ter o sistema automático chamado start-stop. Com um sensor que desliga o motor quando o carro para e volta a ligá-lo ao arrancar novamente.

E o start-stop existe exatamente para reduzir consumo e emissões.

Porém, usar a mesma prática em carros não projetados para este sistema vai,  sim, reduzir o consumo. Porém, arranque, bateria e alternador não foram projetados para um número tão grande de acionamentos.

VEJA TAMBÉM:

Então, o que se economiza com o consumo poderá representar uma despesa extra para reparar um desses componentes que poderão apresentar um desgaste prematuro com este esforço extra.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando B 21 de setembro de 2021

Ninguém compra a pessoa. O que ocorre é que o clube Y paga ao clube X o valor da multa rescisória do contrato do jogador, com a anuência do jogador que quer ir trabalhar no clube X, recebendo um salário que lhe agrada.

Avatar
Fernando B 21 de setembro de 2021

Pessoal, desculpem, esse comentário era pra responder o Olímpio (primeiro comentário descendo a tela)

Avatar
Z_H 21 de setembro de 2021

“Desligar ao parar: vale a pena?”
…acho que tb vale para carro que tem o start-stop: a economia de combustível compensa o custo MUITO maior da bateria desses carros? Aliás, bateria que terá que ser substituída nos mesmo 2 anos e pouco que uma bateria “comum” seria…
Acho que não vale a pena…

Avatar
Carlos 21 de setembro de 2021

O Start-stop é uma gambiarra para melhorar um pouco o consumo urbano de motores muito gastões.
Como a melhora no consumo é pífia, o elevado custo da bateria e o desconforto causado pela falta de ar-condicionado em dias quentes torna o custo benefício altamente negativo.

Avatar
Rodrigo 21 de setembro de 2021

Perfeito!!! Concordo com você em cada palavra…
Abraços

Avatar
Polvo 22 de setembro de 2021

O Start-stop só é bom para o fabricante de baterias, pois custa um absurdo e o tempo médio de vida é o mesmo de veículos sem Start-stop e com bateria convencional.

Avatar
OLÍMPIO PEREIRA BARROZO 21 de setembro de 2021

Meu comentário é sobre esporte. O jogador de futebol ou outro esporte, na hora de ser vendido não é considerado escravo? Porque o que eu sei, a pessoa que é vendida é considerada escrava.

Avatar
Deixe um comentário