Diesel: deputado no mundo da lua

Projeto de Lei que permite uso do diesel em carros de passeio é mais uma das inúmeras propostas sem pé nem cabeça dos parlamentares no Brasil

Deputado quer permitir o uso do diesel em carros de passeio
Deputado quer permitir o uso do diesel em carros de passeio (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
30 de março de 2022 21:32

Mais um deputado federal que deve estar no mundo da lua é Heitor Freire, do Partido União, que apresentou mais um projeto de lei para permitir o uso do diesel em carros compactos.

Não é o primeiro: é mais um deputado que chega atrasado com essa proposta, pois o diesel está proibido nos automóveis há 45 anos. Paga menos impostos que a gasolina exatamente para favorecer caminhões e ônibus, não carros de passeio.

Não há dúvida de que o motor diesel é mais eficiente que a gasolina. Mas ele polui e emite muito mais e, por isso, está sendo banido em vários países. Há 20 ou 30 anos atrás seria um projeto viável para o Brasil pois chegou a equipar mais de 50% dos automóveis vendidos na Europa, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

Em 1976, quando nosso governo federal proibiu o diesel nos automóveis, ele atirou no que viu e acertou no que não viu, pois o problema não era de emissões, mas da falta de dólares necessários para importá-lo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Lima 31 de março de 2022

Brasília é cheia de loucos…

Avatar
Deixe um comentário