Direção: Elétrica ou Hidráulica?

Para evitar o esforço exigido pelo volante havia apenas o sistema hidráulico, que está caindo em desuso substituído pelo elétrico.

Por Boris Feldman 07/04/21 às 21h30
mao de homem no volante sistema hidráulico direção do carro
A direção elétrica é superior? (Imagem: AutoPapo)

Durante dezenas de anos, o que evitava o esforço ao volante do carro era o sistema de direção hidráulica, que está caindo atualmente em desuso, substituída pela elétrica.

Se você estiver em dúvida entre dois carros, um com a hidráulica e outro com a elétrica, não tenha mais dúvida, pode optar pelo carro com a direção elétrica; superior à hidráulica sob todos os ângulos. Começa que a direção elétrica não passa de um motorzinho elétrico acoplado à coluna de direção. E nada mais.

Enquanto a hidráulica é uma “traquibanda” com correias, mangueiras, reservatório do fluido, bomba hidráulica, tudo exigindo manutenção, sujeito a falhas e vazamentos. E, ao contrário da direção elétrica do carro, está constantemente sendo acionada pelo motor, aumentando o consumo de combustível.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando B 8 de abril de 2021

A manutenção da hidráulica é mais barata e tende a quebrar menos que a elétrica. Na Questão de esforço, a elétrica realmente é um pouco mais leve, mas já minha opinião não vale o custo x benefício

Avatar
Altemar Rodrigues da Silva 8 de abril de 2021

A direção elétrica está se desgastando mais rápido de que a hidráulica.

Avatar
Deixe um comentário