Dicas para duas situações perigosas na rodovia

Ao viajar de carro, o motorista pode se deparar com situações perigosas na estrada. Nestes momentos, é necessário cautela. Veja estas dicas:

volante carro puxa puxando lado shutterstock 90110512
Sempre ao viajar de carro, o motorista está sujeito a situações perigosas na estrada (Foto: shutterstock)
Por Boris Feldman
23 de dezembro de 2020 21:31

Final do ano, época de viajar, do carro com a família na estrada, e então vão aqui duas dicas. A primeira é a famosa passagem de nível, quando os trilhos do trem atravessam pelo asfalto.

Costuma ter, no máximo, uma cancela antes; com o alerta “Atenção, Perigo, Cruzamento, Via Férrea”. E a dica é:

Jamais passe a marcha, sequer encoste a mão na alavanca de mudanças quando estiver chegando nos trilhos, muito menos em cima deles. É exatamente quando morre o motor e… o trem vem chegando…

A segunda é do túnel sem iluminação. Quando estiver chegando, feche um olho a 400 m ou 500 m. Ao entrar no túnel, feche o que estava aberto, abra o que estava fechado. Esta é a maneira mais prática e rápida da sua vista se acostumar com a escuridão do túnel.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando B 24 de dezembro de 2020

De onde tiraram essa dica de fechar um olho ao entrar num túnel?

Avatar
Marcello 24 de dezembro de 2020

O Ayrton Senna disse isso, uma vez, em uma entrevista, quando perguntaram a ele tinha coragem de acelerar ao entrar no túnel em Mônaco. Década de 80 ou 90.

Avatar
Marcello 24 de dezembro de 2020

Só deixando bem claro: foi a primeira vez que eu ouvi falar nisso. Não estou afirmando que foi ele que criou o conceito.

Avatar
Deixe um comentário