Economizador de combustível? Só um funciona!

Alguns leitores do AutoPapo dizem que eu só critico os economizadores de combustível, mas a questão é que eles não passam de picaretagem

motor compass jeep
Motor Jeep Compass (Foto Jeep | Divulgação)
Por Boris Feldman
23 de junho de 2020 17:00

Os leitores costumam me perguntar: “afinal, qual é o economizador de combustível que eu recomendo?” E dizem que no AutoPapo só ouvem críticas mais ferozes e contundentes contra os economizadores anunciados por aí. “Será que nós perdemos o programa em que você recomenda algum deles?”

E eu respondo que esse programa nunca existiu. Porque eu jamais recomendei nenhuma dessas picaretagens que existem no mercado. E ainda fui processado por duas dessas empresas, o que ainda me deu trabalho de provar na Justiça que nenhum deles funciona.

Se existisse algum que funcionasse de fato, as fábricas de automóveis iam fazer fila na porta do seu inventor para comprar a patente e aplicá-los em seus modelos. Quer saber mesmo qual é o único economizador de combustível que funciona de fato? Diminuir o peso do pé direito no acelerador.

Acelerar pouco é o melhor jeito de economizar
Acelerar pouco é o melhor jeito de economizar (Foto: Shutterstock)

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
marcus 23 de junho de 2020

Como diria bezerra da silva : Todo dia sai um malandro e um mane na rua, quando se encontram da negocio!

Avatar
Marcelo 23 de junho de 2020

A economia está mesmo no modo de pisar no acelerador. Por isso faço 17/km por litro em um Focus 2009 na estrada.

Avatar
Tonho 8 de setembro de 2021

Nossa vc é o bonzão mesmo. Deve andar igual uma tartaruga atrapalhando o trânsito e colocando a vida dos outros em risco.

Avatar
Claudio 23 de junho de 2020

Concordo plenamente com o autor da matéria. Um pouco de estudo sobre estequiometria, termodinâmica e química básica, evitariam tanto engodo de empresários picaretas e também comentários absurdos de quem não tem noção sobre o que opina. Mecânica automobilística não é pra amadores.

Avatar
Marquinhos 23 de junho de 2020

As montadoras sabem a receita de fazer carros mais econômicos, mas a busca por lucro prejudica.
Um motor 1.6 Turbo, câmbio automático com 8 ou 9 marchas, start stop, melhorias aerodinâmicas simples e pneus de baixa resistência à rolagem todas podem oferecer, mas preferem trabalhar com maiores margens de lucro.
Parece que a partir de agosto a gasolina brasileira ficará melhor/// https://jornaldocarro.estadao.com.br/blog-do-boris/gasolina-brasileira-imbativel/

Avatar
João Santos 23 de junho de 2020

Para que economizar?? O Brasileiro gosta de queimar $$ com “combustível”. Adora veículos flex que consomem pelo menos 10% a mais de combustível em relação aos veículos com motores dedicados. Adora a caríssima gasolina-lixo da Petrobras (octanagem ridícula), simplesmente a pior do planeta

Avatar
KARLO DOMENYCO 23 de junho de 2020

Um amigo colocou um chip que transforma o carro gasolina em flex.
Falei que ia acabar com o carro e o mecanico dele ainda mandou ele perguntar pra mim se eu era mecânico.
Resultado, 3 meses depois o motor do carro travou.

Avatar
Marquinhos 23 de junho de 2020

E o mecânico ficou feliz em refazer o motor. kkkk

Avatar
Claudio 23 de junho de 2020

Travou porquê?

Avatar
João Santos 23 de junho de 2020

Para

Avatar
Luiz Zonta 23 de junho de 2020

Brasileiro gosta de ser enganado. Se tem quem vende é porque tem trouxa que compra. É óbvio que se existisse algo com resultados efetivos, os próprios fabricantes aplicariam em seus veículos.

Avatar
Renato Klavins 23 de junho de 2020

Concordo plenamente…o jeito de dirigir,faz muita diferença.

Avatar
Deixe um comentário