Economizador de combustível? Só um funciona!

Alguns leitores do AutoPapo dizem que eu só critico os economizadores de combustível, mas a questão é que eles não passam de picaretagem

Por Boris Feldman23/06/20 às 17h00

Os leitores costumam me perguntar: “afinal, qual é o economizador de combustível que eu recomendo?” E dizem que no AutoPapo só ouvem críticas mais ferozes e contundentes contra os economizadores anunciados por aí. “Será que nós perdemos o programa em que você recomenda algum deles?”

E eu respondo que esse programa nunca existiu. Porque eu jamais recomendei nenhuma dessas picaretagens que existem no mercado. E ainda fui processado por duas dessas empresas, o que ainda me deu trabalho de provar na Justiça que nenhum deles funciona.

Se existisse algum que funcionasse de fato, as fábricas de automóveis iam fazer fila na porta do seu inventor para comprar a patente e aplicá-los em seus modelos. Quer saber mesmo qual é o único economizador de combustível que funciona de fato? Diminuir o peso do pé direito no acelerador.

Acelerar pouco é o melhor jeito de economizar
Acelerar pouco é o melhor jeito de economizar (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    marcus 23 de junho de 2020

    Como diria bezerra da silva : Todo dia sai um malandro e um mane na rua, quando se encontram da negocio!

  • Avatar
    Marcelo 23 de junho de 2020

    A economia está mesmo no modo de pisar no acelerador. Por isso faço 17/km por litro em um Focus 2009 na estrada.

  • Avatar
    Claudio 23 de junho de 2020

    Concordo plenamente com o autor da matéria. Um pouco de estudo sobre estequiometria, termodinâmica e química básica, evitariam tanto engodo de empresários picaretas e também comentários absurdos de quem não tem noção sobre o que opina. Mecânica automobilística não é pra amadores.

  • Avatar
    Marquinhos 23 de junho de 2020

    As montadoras sabem a receita de fazer carros mais econômicos, mas a busca por lucro prejudica.
    Um motor 1.6 Turbo, câmbio automático com 8 ou 9 marchas, start stop, melhorias aerodinâmicas simples e pneus de baixa resistência à rolagem todas podem oferecer, mas preferem trabalhar com maiores margens de lucro.
    Parece que a partir de agosto a gasolina brasileira ficará melhor/// https://jornaldocarro.estadao.com.br/blog-do-boris/gasolina-brasileira-imbativel/

  • Avatar
    João Santos 23 de junho de 2020

    Para que economizar?? O Brasileiro gosta de queimar $$ com “combustível”. Adora veículos flex que consomem pelo menos 10% a mais de combustível em relação aos veículos com motores dedicados. Adora a caríssima gasolina-lixo da Petrobras (octanagem ridícula), simplesmente a pior do planeta

  • Avatar
    KARLO DOMENYCO 23 de junho de 2020

    Um amigo colocou um chip que transforma o carro gasolina em flex.
    Falei que ia acabar com o carro e o mecanico dele ainda mandou ele perguntar pra mim se eu era mecânico.
    Resultado, 3 meses depois o motor do carro travou.

    • Avatar
      Marquinhos 23 de junho de 2020

      E o mecânico ficou feliz em refazer o motor. kkkk

    • Avatar
      Claudio 23 de junho de 2020

      Travou porquê?

  • Avatar
    João Santos 23 de junho de 2020

    Para

  • Avatar
    Luiz Zonta 23 de junho de 2020

    Brasileiro gosta de ser enganado. Se tem quem vende é porque tem trouxa que compra. É óbvio que se existisse algo com resultados efetivos, os próprios fabricantes aplicariam em seus veículos.

    • Avatar
      Renato Klavins 23 de junho de 2020

      Concordo plenamente…o jeito de dirigir,faz muita diferença.

Avatar
Deixe um comentário