Venda de carros usados: vale o ano de fabricação ou o ano-modelo?

Consultamos a Fipe, a KBB e a Fenauto, que responderam em unanimidade: as tabelas com valores de veículos levam em consideração o ano-modelo

venda de carros usados
Carros do mesmo ano-modelo, independentemente da data de fabricação, são igualmente valorizados (Valter Campanato | Agência Brasil)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 23/06/2020 às 15h35
Atualizado em 24/06/2020 às 00h29

Muitos proprietários dos chamados veículos de “duas cabeças” (produzidos em determinado ano, mas já como modelo da linha seguinte) já vivenciaram essa cena: na hora de trocá-lo, receberam uma avaliação baseada no ano de fabricação, e não no ano-modelo. Mas isso realmente está certo? Afinal, qual é o critério para definir o preço de venda desses carros usados?

O AutoPapo consultou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a KBB (Kelley Blue Book) e a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), que responderam de maneira unânime: o que determina o valor de venda de motos, caminhões e carros usados é o ano-modelo. Desse modo, um automóvel 2015/2016 é tão valorizado quanto um similar 2016/2016, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

Quem acessa o site da Fipe já percebe que o ano de fabricação não tem valor mandatório. Isso porque, nos campos de pesquisa sobre preços médios de veículos, consta para consulta apenas o ano-modelo, além da marca e do nome do bem; sequer há menção ao ano de fabricação. A reportagem entrou em contato com a entidade, que confirmou: “os preços da Fipe são em função do ano-modelo”.

tabela fipe destaque ano modelo
No site da Fipe, campo de busca para pesquisa de preços de veículos considera apenas o ano-modelo; sequer há menção ao ano de fabricação (Foto Fipe | reprodução)

A KBB, que faz pesquisas de mercado mais detalhadas sobre os preços de carros usados à venda, levando em consideração, entre outros itens, a presença de equipamentos opcionais, também não faz distinção entre bens do mesmo ano-modelo, independentemente da data de fabricação. Em resposta à reportagem, a entidade esclareceu que utiliza como critério o ano-modelo.

De acordo com Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, durante o processo de venda, a avaliação dos carros usados deve seguir exatamente as diretrizes citadas. “A negociação do veículo é pelo ano-modelo, e não pelo ano de fabricação; o certo é isso”, afirma.

Por que o valor de venda de carros usados baseia-se no ano-modelo?

Santos elucida que esse critério é justo porque, quando os fabricantes lançam a gama de produtos do ano seguinte, quase sempre fazem aperfeiçoamentos, como oferta de novos equipamentos ou mudanças no design. Justamente por isso, tais veículos costumam trazer reajustes de preços quando são vendidos zero-quilômetro.

venda de carros usados
Carros do mesmo ano-modelo, independentemente da data de fabricação, são igualmente valorizados (foto de Valter Campanato | Agência Brasil)

Vale destacar que as tabelas de preços divulgadas pela Fipe e pela KBB são baseadas nos valores praticados no mercado. Os números são obtidos por meio de pesquisas em todo o país. A Fenauto, por meio de assessoria, explica que, além do ano-modelo, as avaliações para determinar o preço de venda levam em conta ainda a quilometragem e o estado de conservação dos carros usados.

Perfis e necessidades dos consumidores em diferentes locais também podem interferir no valor de venda dos carros usados. Determinada marca pode ter maior aceitação em algumas regiões que em outras, por exemplo. Isso é consequência do tamanho do mercado brasileiro: segundo a Fenauto, existem cerca de 48 mil CNPJs ativos na classificação  de lojas multimarcas de veículos em todo o país.

De qualquer modo, independentemente dessas variáveis, a avaliação para venda de carros usados deve considerar sempre o ano-modelo. “Quem avalia com base no ano de fabricação está agindo de modo errado”, ratifica o presidente da Fenauto. Santos explica que o ano de fabricação serve apenas para balizar o valor do IPVA.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maces 9 de abril de 2023

O que manda e o amo modelo como diz a reportagem quando compra o carro zero a gente paga pelo modelo pel
a ATUALIZAÇAO que o carro recebe aí na hora de vender o dono tem q perder não e justo

Avatar
Jandir Costa 2 de dezembro de 2021

O pesquisador está totalmente equivocado na sua -opinião- O veículo foi fabricado em determinado ano e acabou. Ou, então seria quando foi fabricado o modelo. No mundo dos negócios, sempre existirão os “iluminados” querendo sempre valorizar o que vende. Se o cidadão for vender o seu carro vai ser avaliado pelo ano de fabricação e não modelo. É o mesmo babado pertinente a quem cabe oferecer e pagar o Laudo Cautelar. Existe até a Lei federal nº 13.111/2015, pacificando isso, mas vendedores de carros, na maior cara de pau, dizem ser por conta do comprador. Ora, quem vende, tem que provar que o produto é bom, simples assim. Ademais essa peritagem (laudo cautelar) veio para afastar os picaretas.

Avatar
Ronaldo 22 de janeiro de 2022

Quando vc faz seguro do seu veiculo, vc aceitaria receber o valor do ano de fabricação ou do ano modelo do seu carro ?

Avatar
Wellington 24 de novembro de 2023

As seguradoras em ressarcimentos, baseiam-se pelo ano-modelo do veiculo.

Avatar
Tiago 8 de agosto de 2021

Tenho uma cb 300R o ano dela é 2009 modelo 2010 a tabela vai ser considerada do ano seguinte 2010?

Avatar
Alessandro Oliveira 27 de maio de 2021

Com essa informação que se mostrou muito útil fica a critério se a pessoa quer aceitar ou não a avaliação do seu carro. Quando comprei meu usado peguei pela tabela fipe e não sabia dessa informação, agora pretendo trocar e se vier outra avaliação que não seja a correta simples, não vendo.

Avatar
paulo 31 de março de 2021

bom dia
meu carro e 2005 modelo 2006 pra fazer o seguro total qual e considerado ano ou modelo

Avatar
Roberto 2 de fevereiro de 2021

Estou negociando um corolla 2010/2011 o consórcio meu é até 10 anos de uso
Nesse caso minha compra será aprovada ou não??

Avatar
Luciano 17 de janeiro de 2024

Tenho um automóvel ano 2019 modelo 2020.
Vendo pela tabela ano 2019,ou vendo pela tabela ano 2020?????
E agora?
Sabendo que cada ano é um valor

Avatar
Isaias Santos de oliveira 25 de junho de 2020

Tenho um Gol G5 11/12 – com km 99500- completo – é um carro de venda rápida.

Avatar
Amarildo rossi papa 25 de junho de 2020

Bom dia, permita-me discordar dessa avaliação que é muito errada!!! A Ford cometeu a maior gafe do mundo quando lançou em janeiro de 2008 o Ford KA modelo 2009, pela nossa legislação esdruxula isso é permitido. Quando compro carro levo em consideração não somente o ano modelo, mas também o tempo que foi comprado e a quilometragem do veículo. Eu particularmente não compro carro de 2 cabeças se for possível. Essa legislação deveria ser mudada imediatamente, vale o ano de fabricação e pronto, nada de ficar enganando os incautos.

Avatar
Gilberto C Oliveira 24 de junho de 2020

Sem desmerecer a pesquisa, mas para quem troca de veículos desde 1970, afirmo que na prática a teoria é outra. Para vender meu veículo vale o ano de fabricação e para comprar outro usado vale o ano-modelo. Normas existem, mas é para inglês ver, nesse país cheio de “espertos”.
Agora também consultam BO de acidentes. Mesmo que tenha sido um simples esbarrão com algum ciclista ou pedestre, sem nenhum problema físico, nem danos materiais, o motorista faz o BO, evitando algum problema mais tarde. É a deixa para revendedores avaliarem o carro “lá embaixo”, sob alegação que o futuro comprador poderá ter problemas na justiça. Prática comum em revendedores de fábrica, como se a venda mais barata isentasse o antigo dono. Desonestidade absoluta. Estava tirando um carro zero Km. Optei em mudar de marca , onde me ofereceram o valor justo. Perdeu a fábrica…

AutoPapo
Alexandre Carneiro 25 de junho de 2020

Olá, Gilberto.
Caro, a prática de avaliar veículo pelo ano de fabricação, e não pelo ano-modelo, é realmente comum. Quem faz isso visa simplesmente ter maior lucro, com o objetivo de revender o carro, claro, pelo valor referente ao ano-modelo. A ideia da matéria é justamente alertar o consumidor sobre esse tipo de “esperteza”: com informações e argumentos sólidos, é possível fazer uma negociação mais justa. Ou ainda ter consciência para procurar outra opção, como você fez.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Sérgio Meira 23 de junho de 2020

Parabéns pela reportagem, sempre as avaliações são pelo ano de fabricação, agora já sei…..

Avatar
Sergio Cides 23 de junho de 2020

Quando V. compra em agência, você tem que pagar pelo “ano-modelo”. Quando vende te pagam pelo “ano-fabricação”… é mais um jeito que o comércio inventou para ludibriar o cliente.

Avatar
Alexandre grego 15 de janeiro de 2021

Aí amigo, escolha outra loja pois essas que fazem isso , são picaretas! Vale sempre o ano modelo!

Avatar
Deixe um comentário