Engate de reboque: tem montadora que proíbe uso!

Muitos motoristas colocam o engate nos carros pensando em de protegê-los. Sendo que, na verdade, é ao contrário: não protege nada!

Por Boris Feldman15/06/20 às 20h30

Esse famigerado engate bola, já deveria ter sido proibido há muito tempo, mas só não o foi pelo lobby exercido por seus fabricantes junto ao governo. Só serve para quebrar a canela do pedestre, amassar o para-choque ou a grade do carro que está atrás.

Ele é vendido a partir da mentira de proteger o automóvel no caso de uma colisão traseira. Mas é ao contrário, pois impede o para-choque de amortecer o impacto.

Ainda que regulamentado pela resolução 197 do Contran, ele é proibido por alguns fabricantes, como a GM no caso do Onix e a Toyota, no caso do Corolla produzido até o final do ano passado.

Estes dois modelos podem ser multados caso tenham um engate, mas tem concessionária Chevrolet que o vende para o Onix sem se importar com o que diz o manual. O dono do carro jamais imaginaria ser proibido se quem o vende é uma revenda autorizada da fábrica.

Engate do tipo bola na traseira de um automóvel
Muitas pessoas pensam que o engate é uma peça para proteger o carro, mas nada disso! (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    ALEXANDER QUEIROZ HADDAD 16 de junho de 2020

    Senhores, o Manual não possui FORÇA DE LEI, ou seja, o manual do veiculo possui apenas as especificações técnicas e as recomendações, mais o que realmente vale e a RESOLUÇÃO 197/06 do CONTRAN que regulamenta o uso de engate para todos os veículos com ate 3500 PBT, quando respeitados as diretrizes da Resolução. Esse tipo de matéria só serve para criar um desconforto para consumidor e lojista. Lamentável.

  • Avatar
    Julio A. Rubik 16 de junho de 2020

    Vendido para proteger o veículo de colisão? Não seria para rebocar carretinha de motos, barcos, trailer? O usuario é quem instala com outra finalidade…

  • Avatar
    jose 15 de junho de 2020

    que materia mais inutil, não esclarece o porque da proibição, tenham a devida vergonha, o maior motivo da proibição por um fabricante é devido a problemas de sobre carga no sistema eletrico, no motor ou principalmente na transmissão, nada a ver com a estrutura, existem varios modelos que ja vem com a estrutura do reboque embutido no para choque ou no monobloco traseiro, tendo um alojamento para encaixar a bengala com a bola, que fica junto as ferramentas e estepe, permitindo a instalação ou remoção, claro que em caso de impacto traseiro ajuda sim a proteger o veiculo.

    • AutoPapo
      Boris Feldman 16 de junho de 2020

      O engate-bola prejudica,sim, a estrutura do carro e só diz o contrário quem nada entende ou interessado em vendê-lo. Alguns poucos modelos têm o engate embutido no para-choque e, neste caso, ele não é prejudicial. Mas a maioria fica saliente e transfere a energia do impacto traseiro para a plataforma e todo o monobloco. A função do para-choque traseiro é exatamente a de amortecer o impacto, evitando que o monobloco seja deformado. Mas esta função é neutralizada pelo engate

      Os fabricantes não o proíbem por isso, mas porque a estrutura traseira não foi projetada para receber o peso adicional do reboque. Nada a ver com a mecânica ou sistema elétrico.

    • Avatar
      Conrado 17 de junho de 2020

      O camarada que fez essa matéria ,é muito ruim,obrigado amigo por melhorar👍

  • Avatar
    Wilson Batista 15 de junho de 2020

    que coisa… nao termina a materia… isso termina como ????

    • AutoPapo
      Boris Feldman 16 de junho de 2020

      Se o leitor não percebeu, a matéria tem a finalidade de alertar os donos de Onix que algumas concessionárias Chevrolet comercializam o
      engate mesmo sabendo que o manual proíbe sua instalação e a policia pode notificar o motorista. Por incrível que pareça, mesmo que só tenha o
      engate e não tenha reboque nenhum!

Avatar
Deixe um comentário