CNH com 40 pontos é a solução de todos os problemas?

Texto apresentado por Bolsonaro foi aprovado no Senado aumenta de 20 para 40 pontos para perder a CNH. Mas isso resolve os outros problemas?

Por Boris Feldman 16/06/20 às 07h30
carteira de motorista cnh
Várias CNH's juntas em foto detalhada (Foto: Shutterstock)

Foi aprovado pela Câmara uma votação em urgência de um Projeto de Lei levado pelo presidente Jair Bolsonaro para alterar algumas disposições do Código de Trânsito.

O presidente ouviu o galo cantar sem saber exatamente aonde, pois entre as alterações propostas, está o aumento de 20 para 40 pontos necessários para o motorista perder sua habilitação.

Mas o problema é outro: é de se pontuar infrações a torto e a direito. Inclusive problemas administrativos: se você esquece de transferir o carro no prazo de um mês, toma cinco pontos no prontuário, além da multa!

Em outros países em que também se pontuam os motoristas, o que aliás está muito certo, o registro no prontuário é apenas para infrações graves ou gravíssimas. Como deveria, obviamente, ser também no Brasil.

Várias CNH's juntas em foto detalhada
Aumentar os pontos para se perder a CNH não é a solução dos problemas (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ligia da silva bezerra 26 de junho de 2020

Estou com 17 pontos infraçao leve 3 multas de 4 pontos e uma de 5 pontos gostaria de saber se a lei de 40 pontos esta valendo

Avatar
wesley Ribeiro Marques 17 de junho de 2020

Boa noite, sou caminhoneiro a 28 ano nunca cometi se quer uma infração de trânsito e até junho de 2019 ,não tinha obtido pontuação em minha CNH, até que meu exeso de confiança, confiei em pessoas sem caráter, os mesmo não fizeram a transferência dos 3 Veículos que vende a muitos anos e cometeram as infrações,comprometeram minha CNH e acumularam 28 pontos. A um (1) ano estou desempregado,fora do mercado de trabalho devido a estas 3 pessoas,para nós que estamos sempre viajando o comunicado de Venda teria que ser em um site simples e rápido. O Detran sabendo que se trata de motorista profissional com “exercício da atividade remunerada ” teria que abrir um processo administrativo rápido, para resolver o problema e não ficar enrolando até dois (2) anos que é o prazo para o mesmo. Acho que os 40 pontos seria ideal, desde que as empresas não marginalizase o profissional por um mínimo de pontos, mesmo sabendo que não foi de sua responsabilidade, até mesmo um ente querido de dentro de sua própria casa poderia cometer a infração e você não ficar sabendo até que…

Avatar
João Paulo Vieira da Costa 17 de junho de 2020

Só favorese os cofres do detran.40 ponto é justo, brigado meu presidente.

Avatar
Leandro muniz Sousa 17 de junho de 2020

Quee dia entra em vigor agora

Avatar
MAGNO PACHECO DA SILVA 17 de junho de 2020

Sobre o toxclogico foi defenido alguma Coisa??

Avatar
Paulo 16 de junho de 2020

Complicado, dirijo ônibus, sinal fica amarelo, se acelero a distância entre os eixos me faz passar no vermelho e se travo o freio machuco os usuários. Não estou me justificando mas tem muito coisa para ser vista e revista pelo CTB.

Avatar
Rolo compressor 16 de junho de 2020

Isso teria que ser seletivo, quem exerce atividade remunerada como motorista prifissional nada mais do que justo, passamos de 12 a 14 horas em transito, totalmente diferente de motoristas que não exercem arividade remunerada como motorista.

Avatar
Gesiel Antônio spina 16 de junho de 2020

De nada vai adiantar está mudança para 40 pontos.caso o motorista tome uma multa gravissima ele será suspenso por no mínimo 06 meses, se for reincidente, 12 meses. E aí?. Imaginamos quantas cassassoes de CNH irá acontecer.

Avatar
João 16 de junho de 2020

Quem aprovou, o Senado ou a Câmara? Ou os dois, e aí já estaria pronto para ser sancionado pelo Presidente?

Avatar
JARDIEL SIRQURIRA DA SILVA 16 de junho de 2020

Reciclagem e cursos de direção defensiva e seria melhor solução

Avatar
José Antônio dos Santos 16 de junho de 2020

Tem coisas que os usuários tem de ter consciência, exemplo respeita velocidade isso é fundamental, as sinalização das pistas são feitas com base na velocidade da pista local, os radar das estradas é fundamental, tem uns exames que precisa
Melhorar, exemplo psicólogo nunca vi necessidade, o toxicológico é necessário pra todos os motoristas, avaliação de oftalmologista também é fundamental.

Avatar
JARDIEL SIRQURIRA DA SILVA 16 de junho de 2020

Conhecer os 4 elementos da direção defensiva seria bom.
(TEMPO,DECISÃO,AÇÃO,E PREVISÃO, esses são os 4 elementos da direção defensiva

Avatar
Marcos Paulo 16 de junho de 2020

Na verdade caro amigo são os cinco elementos da direção defensiva ok

Avatar
Igor ferreira 16 de junho de 2020

Bem concordo plenamente com oq vc diz,só que aqui no nosso país não e assim, sou um exemplo de tudo isso pois a 2 anos tive um acidente de moto no anel rodoviário fiquei em coma aí vc diz,de moto tava errado! Não não estava foraoi 2 motos e pra não matar o piloto da outra e uma mulher que estava na garupa dele, pois eu estava em uma Falcon,dei uma quebra de asa sai mais a mulher que estava na garupa abril a perna e peguei na perna dela e chão agora te digo o rapaz tudo certo com ele documentalmente falando mais ele saiu da marginal indo pra esquerda então te digo educação no trânsito e necessário mais quando agente tem, pois após tudo ainda piloto dirijo graças a Deus, agora tenho uma super prudência o povo me crítica me julga como dirigi pra que? Pilota pra que? Concluindo pra vc ter uma CNH não deve ser tão difícil renovação nem deveria existir porém se ouver 3 erros gravíssimos aí já acho que e suficiente pra vc perder a CNH e se for pego dirigindo além de uma alta multa prisão isso e oq penso!

Avatar
Deixe um comentário