Engate-bola: verdadeiro excremento

À primeira vista, o engate bola parece uma peça muito eficaz para o veículo, mas a verdade é que ela traz mais problemas do que benefícios

Esse modelo de engate pode danificar o para-choque do veículo em casos de colisão
Esse modelo de engate pode danificar o para-choque do veículo em casos de colisão (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Boris Feldman
10 de fevereiro de 2022 21:32

É inacreditável que ainda não tenham proibido a venda do engate bola, aquela peça metálica saliente atrás do para-choque traseiro que teoricamente deveria puxar carretinhas mas,  a rigor, para danificar o para-choque e a placa dianteira do carro estacionado atrás.

Serve também para quebrar a canela do pedestre desavisado que passa por ali. E, no caso do carro levar um impacto traseiro, o engate bola evita de o para-choque amortecer o impacto, podendo-se até  deformar o monobloco do automóvel.

Este excremento foi oferecido para um ouvinte nosso, que perguntou ao vendedor da concessionária:

VEJA TAMBÉM:

“Mas a fábrica não proíbe engate-bola neste modelo?” E o cara de pau respondeu, “A fábrica proíbe porque sem ele um impacto traseiro vai danificar o seu para-choque. E aí a fábrica fatura um outro às suas custas.”

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
47 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo 16 de fevereiro de 2022

Olá seu comentário foi desastroso. Procure algo que realmente faça sentido para comentar.

Avatar
Paulo costs 15 de fevereiro de 2022

Engate nunca foi proibido desde que seja instalado de forma correta.
Proteja a traseira do veículo sim, principalmente desses que vivem dirigindo o celular e passeando no carro.
Quanto ao pedestre distraído é só prestar atenção onde pisa!

Avatar
Willians 15 de fevereiro de 2022

Eu tive um duster em 2015, com engate para uso particular pois possuo uma carretinha, coloquei tambem um parachoque de impulsão, que chamam de quebra mato, ocasião na praia um cidadão manobrando uma uno escorregou o pé da embreagem, só amassou um pouco o parachoque dianteiro e o pci,a porta da uno nem abria, não fosse o acessorio imagina meu prejuizo, pois o citado evadiu do local, só soube por populares e os cacos de vido farol dele chão!

Avatar
Maurício 15 de fevereiro de 2022

No meu carro coloquei logo foi 2 … 1 de cada lado kkkkkk

Avatar
Reinaldo 15 de fevereiro de 2022

Essa “dica do Boris” não serve para nada, quem usa carretinha sabe da necessidade do engate e da eficácia dele. Se em caso de acidente pode danificar o parachoque, sem ele pode danificar toda a traseira do veículo.

Avatar
Rodrigo 15 de fevereiro de 2022

Seus comentários são rasos. Deveria rever seus conceitos!

Avatar
Rafael 15 de fevereiro de 2022

Beleza. E como eu puxo a carretinha ? Tem uma solução aí?

Avatar
valdiron 15 de fevereiro de 2022

Eu sou um dos que usa pelo menos15 dias por mês para trabalhar eu tenho um reboque e serve muito.
E acredito que se uma pessoa bater a canela desapercebido principalmente em um celular com certeza ela também poderá cair em buraco ou ser atropelado.

Avatar
Fabio Leal 15 de fevereiro de 2022

Esse comentarista deveria mudar de área. Não entende nada de automóvel. Precisa repensar outro assunto, quem sabe falar de horóscopo. Só fala bobagem. O engate é excelente e afirma que “não recomenda” porque é ineficiente. Talvez nunca tenha dirigido ou vivenciado os problemas inerentes ao trânsito no dia a dia.

Avatar
Osmar Vituri Junior 15 de fevereiro de 2022

Engate de serve para puxar reboque, nada mais. Tem que ser muito burro para achar que protege de batidas traseiras.

Avatar
Kleber 14 de fevereiro de 2022

Discordo totalmente do seu texto. Minha esposa sofreu um acidente grave, onde um carro acertou fortemente a traseira do nosso carro. O veículo que “bateu” atrás, ficou completamente destruído enquanto o meu, o engate absorveu grande parte do impacto. A equipe de socorristas que atenderam a ocorrência, disse que o engate salvou algumas vidas ali. Reavalie seu posicionamento sobre este tema.

Avatar
Ivan Inácio Rabelo 15 de fevereiro de 2022

Você é inexperiente mesmo. Qual sua profissão? Vai saber primeiro antes de falar besteiras.

Avatar
Kleber 15 de fevereiro de 2022

O que menos importa é minha profissão e se sou ou não experiente. Deixe as ofensas de lado e foque no assunto. Busque respostas coerentes para manter diálogo saudável, e se acaso não encontrar, avalie se deveria enviar mensagem com “besteiras” sem conteúdo. Voltando ao tema, eu apenas relatei o ocorrido comigo, bem como a opinião de profissionais do resgate.

Avatar
Alexandre 15 de fevereiro de 2022

Gostei, o Kléber mandou bem na resposta para o Ivan.

Avatar
Jorge Antônio vilarinho 15 de fevereiro de 2022

Deu sorte. Pois a minha esposa encostou num Sandero com reboque levei para tribunal de peguenas causas e pagou meu prejuízo pois é proibido.

Avatar
Marco A Martins 15 de fevereiro de 2022

Da onde é proibido engate, vc ta desinformado, o engante não é proibido e é muito útil.

Avatar
Gerson Mesquita Dias 16 de fevereiro de 2022

Em alguns carros o acessório e proibido dependendo da potência e construção do veículo. Mas o acessório protege quando for bem instalado e de marca muito boa aí sim protege , mas não vou projetado para proteger de impacto….

Avatar
Valerio rodrigues 14 de fevereiro de 2022

Não concordo minha duster já levou 2 na traseira e o que salvou foi o engate , td bem na 2 vz tive trocar o engate mas em vista do valor do parachoque , pintura e funilaria sai no lucro , as vzs esse senhor fala mais do precisa 🤔🤔🤔🤔👎👎👎👎

Avatar
Marcelo 15 de fevereiro de 2022

Eles são pagos pra postar essas besteira…relaxa…

Avatar
Marcelo 15 de fevereiro de 2022

A pior coisa q tem é ler notícia paga … é um desrespeito com a inteligência do leitor…tá parecendo programa de televisão querendo implantar ideias na cabeça do expectador q não deveria dá atenção nessas porcarias… é o fim

Avatar
Paulo Afonso Cavalcanti 14 de fevereiro de 2022

No meus dois carros, tenho engates bola. Se por conta desta matéria, resolver trocá-lo, que outro engate eu deveria utilizar?

Avatar
Eduardo Costa 14 de fevereiro de 2022

Não tenho carretinha. Não reboco nada e tenho engate que já me salvou de prejuízos no mínimo 3 vezes que bateram em minha traseira.
Destruiu a frente dos carros e nada na minha traseira, depôs de descer e fotografar entrei no meu carro e fui embora, tô nem aí.

Avatar
Robson 14 de fevereiro de 2022

A única coisa que posso dizer sobre isso é que alguém com engate deu ré para estacionar e detonou a grade do meu carro, quebrou o parachoque, entortou a placa e eu fiquei no prejuizo…..

Avatar
Eric 14 de fevereiro de 2022

“E, no caso do carro levar um impacto traseiro, o engate bola evita de o para-choque amortecer o impacto, podendo-se até deformar o monobloco do automóvel”.
Gostaria de saber eu especialista, qual o tipo de colisão que vai causa prejuízo?

Avatar
Rodrigo Becker 14 de fevereiro de 2022

Ignorância pura de quem fez essa matéria, tenho 4 veículos e três deles com engate. É extremamente útil pois tenho duas carretinhas que uso a trabalho. O quarto carro é um Corolla 2012, esse a legislação não permite reboque e esta limitação está até no manual do veículo. Se permitisse também teria um engate.

Avatar
Jorge luiz loures Martins 14 de fevereiro de 2022

Eu sempre pensei que este engate era agressivo mesmo mas são tantos veículos que o possuem que devem existir motivos. Espero que não seja apenas maldade pra “ferrar” descuidados que encostam atrás.Paciencia…

Avatar
Vanderson 14 de fevereiro de 2022

não sei quem fez essa matéria…se queria chamar atenção ou é um desavisado…
Muitas pessoas usam o engate para trabalhar como eu q tenho uma saveiro e mesmo assim traciono um reboque no serviço q faço!antes que venha um outro desavisado e venha me fala q ando com excesso de peso e isso prejudica vários componentes do veículo diminuindo a vida útil das peças já vou falando q sei disso e vale a pena…sai mais barato q fazer duas viajem…..

Avatar
Victor Hugo 13 de fevereiro de 2022

Povo não entendeu que existe engate retrátil?

Avatar
GERALDO MAYA JUNIOR 12 de fevereiro de 2022

MANDA A SUA MÃE PRA PUXAR PRA MIM.

Avatar
Arthur Tavares Gomes 12 de fevereiro de 2022

Então o cara ficaria proibido do lazer de traçionar uma carretinha? Não proibir nada nâo.se o cara der ré que assuma,se bater atrás problema dele.

Avatar
Alessandro 12 de fevereiro de 2022

Uso, porém, para transportar minhas coisas na carretinha! Não uso no intuito de proteger a traseira do meu carro!!! Idiota eu seria se acreditasse nisso!!! Ele serve tão somente para carga, não serve para pára-choque. Tive uma colisão traseira e o estrago foi nós dois carros!! Não concordo com essa opinião que ele serve para proteger !!! Se fosse assim eu instalaria na frente do carro tbm! Dammm

Avatar
Leonardo 11 de fevereiro de 2022

Eu tenho um focus com o engate bola e é muito útil, tenho barco e preciso do engate para transportar, nunca encostei em nenhum carro com ele.

Avatar
GERALDO MAYA JUNIOR 11 de fevereiro de 2022

MORO EM UMA CIDADE (PARANOA-DF) QUE A CADA 10 CARROS QUE PASSAM PELO MENOS 4 VEM PUXANDO UMA CARRETINHA EU MESMO TENHO UMA QUE É EXTREMAMENTE ÚTIL E COMO EU PODERIA PUXA-LA SEM O ENGATE DE BOLA QUE CUSTA EM MÉDIA NO DF R$ 300,00 ENQUANTO O TAL ENGATE REMOVÍVEL CUSTA R$ 1500,00.

Avatar
Z_H 11 de fevereiro de 2022

Puxa nas costas!

Avatar
GERALDO MAYA JUNIOR 12 de fevereiro de 2022

MANDA A SUA MÃE PRA PUXAR PRA MIM.

Avatar
Luiz Carlos 11 de fevereiro de 2022

Lembro que uma vez tentaram proibir essa m%r$a e a justificativa para não proibir foi preservar empregos. Se esse argumento é válido, então vamos liberar as drogas, que são responsáveis por muitos empregos no Brasil, principalmente nas áreas carentes.

Avatar
Ricardo 16 de fevereiro de 2022

Olá Luiz,Carlos vi seu comentário e não acredito que VS senhoria pense desta forma ,comparar uma discussão de algo que é muito importante para sa pessoas, com trabalhos onestos,comparar com venda de intorpercentes aí,é de rachar.

Avatar
Diogo Campista Alvarenga 11 de fevereiro de 2022

Eu tenho o engate por transportar bike que na minha opinião é melhor maneira o que poderia fazer era engate bola que pode ser facilmente removível

Avatar
Diego 11 de fevereiro de 2022

O engate montado num carro sem uso é completamente inútil. No estacionamento em paralelo o carro fica completamente vulnerável nos cantos. E motos não “miram” no engate. Sem contar que é absolutamente cafona.

Avatar
Alexandre 11 de fevereiro de 2022

Tive um Civic 2013 cujo pára-choque traseiro ficou todo marcado por “motoristas” que estacionavam atrás. Eu tinha câmera de ré. Troquei por um Fluence 2016 que já saiu da concessionária com engate. Eu achei que ficou feio mas quando foi vendido o para choque estava sem arranhões. Vejo que alguns modelos mais novos tem alguns vincos no pára-choque que evitam isso.

Avatar
paulo sergio 10 de fevereiro de 2022

caro boris, ja imaginou a quantidade de pessoas que usam este dispositivo pra trabalhar , como é o meu caso , de lazer para muitos, com todo o respeito que eu tenho por vc , deixa como está. senão o governo vai encontrar outra forma de punir o povo , como fez com as tomadas életricas, extintores e tantas outras. afinal aquantidade de canela que batem nele é tão poucas, melhor deixar como está. abç.

Avatar
Alex 14 de fevereiro de 2022

ele fala muito…ele está na hora de si aposentar “ou talvez si passou da hora de si aposentar” cada 1 tem a sua necessidade!.

Avatar
Antonio Pereira 10 de fevereiro de 2022

Sr. Boris, o mundo não é sua bolha ou suas preferências pessoais, existem outras necessidades que não a do senhor.
Por exemplo, eu mesmo acho que suas opiniões sim são excremento, sugiro se aposentar.

Avatar
Marcio 11 de fevereiro de 2022

Acho que o Boris está começando a usar uma linguagem inapropriada. E o engate tem múltiplas funções, não é só “beleza”

Avatar
Saulo Muller 16 de fevereiro de 2022

Na minha opinião todos que tem esse suporte teriam que carregar documento para identificar que tem usá-lo se não identicar teria que ser multado e quinchado. Saulo Muller

Avatar
Alex 14 de fevereiro de 2022

com cordo literalmente com você…e fala muito!.

Avatar
Paulo Afonso Cavalcanti 14 de fevereiro de 2022

Apoiado. Sem a carretinha, como farei meu trabalho?

Avatar
Deixe um comentário