E se eu desrespeitar o limite de 80 km com o estepe de emergência?
Esse tipo de pneu ajuda a economizar espaço no porta-malas, mas tem dois limites que podem ser inconvenientes em estradas
Esse tipo de pneu ajuda a economizar espaço no porta-malas, mas tem dois limites que podem ser inconvenientes em estradas
Já tem alguns anos que muitas fábricas adotaram o estepe de emergência: um pneu sobressalente, fininho, para uso temporário. E, por ter dimensões reduzidas, aumenta o espaço disponível no porta-malas. Ele não pode rodar em velocidades superiores a 80 km/h e nem trajetos superiores a 80 quilômetros.
Uma leitora do AutoPapo pergunta: “ele é seguro? E se eu exceder estes dois limites?” Bem, quanto a segurança, eles foram exaustivamente testados e não há problemas.
Quanto a exceder os limites, o da velocidade é perigoso.
Acima de 80 km/h o pneu pode não resistir e provocar um acidente. Quanto a rodar mais do que os 80 km previstos, por falta de um posto ou borracharia, não é um problema grave, pois ele resiste a distâncias um pouco superiores a essas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Péssimo esse pneu. meu pneu se danificou e passei um sufoco com esse pneu que que tem uma autonomia limitada de 80 Kms. Meu carro usa 225 70 17 que você não acha em qualquer lugar principalmente em beira de estrada. E eu estava a pelo menos 140 Km do meu destino, com a família. Esse pneu deveria pelo menos ter uma resistência melhor. Mas é tudo para aumentar o lucro das montadoras.
Uma verdadeira porcaria esse pneu de emergência!! Para começar o nome emergência não condiz com a explicação desse pneu inútil. Emergência significa salvar em qualquer hipótese!! Peguei estrada no interior de São Paulo, o pneu rasgou e tive que usar a linguiça de pneu. Um absurdo eu ter que rodar 80 km e a 80 km/h numa rodovia de 120km/h. Olha que eu estava no Estado de São Paulo, era final de semana e nada estava aberto para eu comprar outro pneu, o carro é um duster e não achava esse pneu por nada. Fui de Piracicaba para Campinas por dentro das cidades, não podia pegar a rodovia e causar acidente e até perder a vida se eu tivesse ido por ela. Tremenda perda de tempo e estresse, minha viagem complicou toda. Soube que tem um deputado que quer proibir esse pneu. Vou colar nele e apoiar essa ideia.
Não vejo utilidade, apenas uma “manha” insegura para as montadoras gastarem menos. Debitaram a diferença no valor do pneu normal da do pneu de carrinho de cimento no valor do veículo será? Provavelmente não.
Você ganha espaço com o estepe temporário guardado e depois o perde quando põe o estepe pra rodar. Terá que jogar fora parte da bagagem quando tiver que colocar o pneu convencional furado no porta-malas? … bela porcaria.
Esse pneu é bizarro. Além de tirar valor do carro, uma vez que esse pneu é mais barato, ainda há outro problema. Na hora que vc precisar trocar na emergência, o pneu original será colocado onde? Vai ficar jogado lá no porta mala, sacudindo pra lá e pra cá. Li que havia um PL pra proibir carro com estepe fino, como anda esse projeto?
No meu carro u consigo prender a roda original no lugar do estepe, a única coisa é que o tapete vai ficar levantado pq a roda é mais alta, mas cabe normalmente ali no buraco do estepe…