Toyota revela SUV Corolla Cross, que será feito no Brasil em 2021

Modelo terá porte do Jeep Compass e dividirá a mesma plataforma com o Corolla; sedã também deverá compartilhar as motorizações

Por AutoPapo 09/07/20 às 00h52

A Toyota revelou nesta quinta-feira (9) na Tailândia o seu novo SUV, o Corolla Cross: a apresentação do outro lado do mundo interessa ao mercado brasileiro, pois o novo SUV da Toyota será produzido aqui no país em 2021.

Desde que a Toyota anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para a produção de um novo carro, em setembro de 2019, já se especulava que seria um SUV. A aposta é que seria em um modelo derivado do Yaris, mas o Corolla Cross levará a marca japonesa a disputar o segmento dos SUVs médios e concorrerá com o Jeep Compass, por exemplo.

O Corolla Cross é construído sobre a plataforma TGNA-C, a mesma utilizada pelo sedã. Ele tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.

VEJA TAMBÉM

Galeria de fotos do Corolla Cross

Motores do Corolla Cross

Na Tailândia, o SUV do Corolla foi lançado com duas opções de motorização: um 1.8 a gasolina de 140 cv de potência e um conjunto híbrido.

No Brasil, o Corolla Cross deverá ter os mesmos conjuntos mecânicos que equipam o Corolla. Um deles é um híbrido que combina um motor a gasolina de 1.8 ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

O conjunto híbrido tem potência combinada de 123 cv. O câmbio é do tipo continuamente variável (CVT) que simula sete marchas.

O outro é o motor 2.0 ciclo Atkinson (no lugar do Otto) com 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo, abastecido tanto com etanol quanto com gasolina, é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é CVT que simula 10 marchas.

Veja o vídeo oficial da Toyota

Itens de série do novo carro da Toyota

Na Tailândia, o Corolla Cross terá um farto pacote de equipamentos como abertura da tampa do porta-malas por meio de sensor, alerta traseiro de trânsito cruzado, central multimídia com  tela sensível ao toque de 9 polegadas compatível com o Apple CarPlay, 7 airbags e ar-condicionado digital de duas zonas, entre outros.

Além disso, o SUV do Corolla será oferecido com o Toyota Safety Sense, que tem no Corolla, e inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante).

Fotos: Toyota | Divulgação

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Saulo 15 de julho de 2020

    Só estou esperando chegar no Brasil para trocar de carro.

  • Avatar
    Aparecido messias da silva 9 de julho de 2020

    Lindo toyota vai vender faz modelo PCD que vou pegar um e nos

Avatar
Deixe um comentário