Toyota revela SUV Corolla Cross, que será feito no Brasil em 2021

Modelo terá porte do Jeep Compass e dividirá a mesma plataforma com o Corolla; sedã também deverá compartilhar as motorizações

toyota corolla cross 29
Corolla Cross, novo SUV da Toyota (Foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 09/07/2020 às 00h52

A Toyota revelou nesta quinta-feira (9) na Tailândia o seu novo SUV, o Corolla Cross: a apresentação do outro lado do mundo interessa ao mercado brasileiro, pois o novo SUV da Toyota será produzido aqui no país em 2021.

Desde que a Toyota anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para a produção de um novo carro, em setembro de 2019, já se especulava que seria um SUV. A aposta é que seria em um modelo derivado do Yaris, mas o Corolla Cross levará a marca japonesa a disputar o segmento dos SUVs médios e concorrerá com o Jeep Compass, por exemplo.

O Corolla Cross é construído sobre a plataforma TGNA-C, a mesma utilizada pelo sedã. Ele tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.

VEJA TAMBÉM

Galeria de fotos do Corolla Cross

Motores do Corolla Cross

Na Tailândia, o SUV do Corolla foi lançado com duas opções de motorização: um 1.8 a gasolina de 140 cv de potência e um conjunto híbrido.

No Brasil, o Corolla Cross deverá ter os mesmos conjuntos mecânicos que equipam o Corolla. Um deles é um híbrido que combina um motor a gasolina de 1.8 ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

O conjunto híbrido tem potência combinada de 123 cv. O câmbio é do tipo continuamente variável (CVT) que simula sete marchas.

O outro é o motor 2.0 ciclo Atkinson (no lugar do Otto) com 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo, abastecido tanto com etanol quanto com gasolina, é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é CVT que simula 10 marchas.

Veja o vídeo oficial da Toyota

Itens de série do novo carro da Toyota

Na Tailândia, o Corolla Cross terá um farto pacote de equipamentos como abertura da tampa do porta-malas por meio de sensor, alerta traseiro de trânsito cruzado, central multimídia com  tela sensível ao toque de 9 polegadas compatível com o Apple CarPlay, 7 airbags e ar-condicionado digital de duas zonas, entre outros.

Além disso, o SUV do Corolla será oferecido com o Toyota Safety Sense, que tem no Corolla, e inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante).

Fotos: Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HAF 22 de janeiro de 2021

Sangue novo na familia Tombayota… Espero que o controle de estabilidade seja melhor do que o da capotalux.

Avatar
JOSÉ CARLOS FIUZA 15 de outubro de 2020

Quando vai chegar em Salvador, Toyota SUV Corolla cross, estou esperando para trocar de carro.

Avatar
Saulo 15 de julho de 2020

Só estou esperando chegar no Brasil para trocar de carro.

Avatar
Aparecido messias da silva 9 de julho de 2020

Lindo toyota vai vender faz modelo PCD que vou pegar um e nos

Avatar
Deixe um comentário