Atenção! Alguns SUVs são mais perigosos do que outros

Os consumidores gostam dos SUVs, porque são mais altos, mas a estabilidade deles é menor! Por isso, você deve observar algo importante se for comprar um

Por Boris Feldman 08/07/20 às 19h55

Muito cuidado, porque muita gente não entendeu o que eu disse aqui em 2019 à respeito do controle eletrônico de estabilidade dos SUVs, os utilitários esportivos. Qual é o problema?

VEJA TAMBÉM:

Os consumidores gostam dos SUVs, porque são mais altos. Mas, paga-se o preço por isso: com o centro de gravidade mais alto, a a estabilidade dele é menor. Por isso ele tem que vir equipado com um sistema eletrônico chamado ESC (ou ESP), que é o controle de estabilidade.

Se você fizer um movimento brusco no volante, o carro tende a sair “arrastando” e corre o risco de capotar – o controle de estabilidade não permite isso! Se isso é importante no automóvel, quanto mais no SUV, que é mais alto – a tendência a capotar é maior.

A partir de 2020, todos os novos modelos (novos projetos) já são obrigados a ter o sistema eletrônico de estabilidade, inclusive os SUVs. Mas e os modelos antigos? Aí é que ficou a dúvida: só em 2022 que todos terão que ter o ESC.

A maioria dos SUVs já vêm com o controle de estabilidade, os mais antigos ou os recém-lançados. Mas os modelos de entrada, aqueles mais simples, menos sofisticados, não têm o ESP – que será obrigatório só em 2022.

Então, quando você for comprar um SUV, um utilitário esportivo, pergunte lá na concessionária se for um novo, ou na loja, se for um usado: “Esse carro já vem com sistema eletrônico de estabilidade, o ESC?”

Se não tiver, não recomendo a compra, hein?!

suv capotado shutterstock
SUV capotado: controle de estabilidade reduz chances desse acidente (Foto: Shutterstock)
SOBRE
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    PAULO ROGÉRIO PAROLINI 12 de julho de 2020

    Por gentileza… poderia abordar um assunto super interessante e que o BRASIL irá adorar, é sobre os barulhos encontrados nos veículos fabricados pela VW… a VW gosta muito de ostentar título de melhor motor… entretanto, carro não é só motor… carro é segurança, conforto e muita qualidade… o que adianta um veículo com um ótimo motor, porém sem conforto??? pois bem…os carros da VW, pelo menos no BRASIL, são famosos pelos BARULHOS internos.. é banco que bate… painel que vibra… porta… etc…

  • Avatar
    Leonardo 11 de julho de 2020

    A questão de Suv ser mais duro, posição ruim de dirigir..etc.. tenho um compass 4×4 diesel , digo que foi o melhor carro que já tive( econômico, anda bem, faz curva igual carro de passeio- meu segundo carro é um mini cooper countryman S)
    Já tive BMW, volvo xc60, Mercedes c200, ranger diesel
    Acredito que possa dar opinião no assunto

  • Avatar
    Luciocioato@hotmail.com 11 de julho de 2020

    Infelizmente já senti na pele o que é capotar um SUV, exatamente pelo motivo citado na reportagem, e por milagre estou aqui. O saldo foi 3 vertebras fraturadas e escalpelamento parcial. O resultado é que comprei outro SUV igual, pois mesmo correndo o risco de caporamento, sinda é mais seguro que um carro normal

  • Avatar
    Sandoval Capibaribe 10 de julho de 2020

    Caro amigo Boris, gostaria de sua explicação sobre esse assunto A partir de 2020, todos os novos modelos (novos projetos) já são obrigados a ter o sistema eletrônico de estabilidade, inclusive os SUVs. Mas e os modelos antigos? Aí é que ficou a dúvida: só em 2022 que todos terão que ter o ESC.
    Eu tenho uma Ecosport xlt 1.6 2012 terei que colocar o sistema ESC.

    • Avatar
      Marcio 10 de julho de 2020

      Modelos novos de carros (que ainda não existem no mercado, por exemplo uma futura SUV da toyota) a partir de 2020. Modelos que já são produzidos (por exemplo Ecosport, que já são comercializados, não são projetos novos) a partir de 2022 a fábrica vai ter que adaptar ou tirar de linha, mas isto só para carros zero km.

  • Avatar
    Flavio 9 de julho de 2020

    Nem sempre , controle de estabilidade evita derrapagens e capotamento. Auxilia a derrapagem, se dirigir dentro dos limites, se ultrapassar , esqueça, capotagem é na certa. O povo é muito burro, acha que veículo dele é equipado com esp , abusam das velocidades. , consequencia capotamento.
    Com ou sem controle de estabilidade, dirigir com prudencia é a melhor prevenção de acidentes.

  • Avatar
    Carlos de Oliveira Passos 9 de julho de 2020

    Quero comprar um SUV e gostaria de saber quais não vem com ESC?

  • Avatar
    Geraldo de Jesus 9 de julho de 2020

    Gosto é igual bunda, cada um tem a sua, gosto de suv e não importo com os “problemas”que eles teem , acho muito deselegante ficar colocando defeitos nos suvs, se vocês não gostam, não comprem, deixem quem gosta comprar, se eles compram é

    porque podem manter.

    • Avatar
      Jefferson Marconi 9 de julho de 2020

      Perdeu a oportunidade ficar calado,

    • Avatar
      Alvaro 9 de julho de 2020

      Esse é o famoso posta *, a matéria fala sobre segurança para você e sua família, e me vem com um comentário desses.

    • Avatar
      Marcelo 16 de julho de 2020

      Mas a matéria aqui não é o poder aquisitivo e sim de segurança ,veja o canal no YouTube km77.com para assistir a o que o velhinho está se referindo

  • Avatar
    Geraldo de Jesus 9 de julho de 2020

    Gosto é igual bunda, cada um tem a sua, gosto de suv e não importo com os “problemas”que eles teem , acho muito deselegante ficar colocando defeitos nos suvs, se vocês não gostam, não comprem, deixem quem gosta comprar, se eles compram é porque podem manter.

    • Avatar
      Jefferson Marconi 9 de julho de 2020

      Perdeu a oportunidade ficar calado.

    • Avatar
      PAULO ROGÉRIO PAROLINI 12 de julho de 2020

      Pelo o que pude entender da reportagem… não tem ninguém “colocando defeito” nos modelos de veículo SUVs… mas sim alertando sobre os riscos de o veículo não possuir controle de estabilidade.

    • Avatar
      Lucho gonzalez 17 de agosto de 2020

      Pessoal! Ele não tem culpa de ser analfabeto funcional! Muita gente não entende o que lê! Por isso, fazem comentários incoerentes com o contexto! O problema dele é falta de capacidade de interpretação.

  • Avatar
    Reinaldo 9 de julho de 2020

    Antes de comprar um SUV verifique se vc anda muito na terra, se precisa mesmo de espaço ou de status. O SUV tem manutenção mais cara, posição de dirigir cansativa, menos estabilidade, visibilidade ruim, consome mais combustível, é muito mais difícil de manobrar em vagas de prédios, supermercados, shopping,

    • Avatar
      José Eraldo 10 de julho de 2020

      O início está correto
      Mas quanto os itens só o primeiro e o terceiro dependendo com que comparar
      O resto não

  • Avatar
    ANDRE GUTTLER 8 de julho de 2020

    Alguém pode informar qual SUV não vem com ESC?

    • Avatar
      Eduardo Rocha 9 de julho de 2020

      Geralmente os de entrada de todas as marcas. Tenho uma Ecosport Freestyle 2014 que já tem controle de tração e estabilidade, mas a grande maioria na época não tinha nem como opcional.

Avatar
Deixe um comentário