Etanol anidro, hidratado e álcool: qual a diferença?

Você fazia ideia o etanol anidro, hidratado e álcool têm influencia direta nos combustíveis que são usados no motor do seu carro?

Por Boris Feldman06/10/20 às 21h31

Eu já percebi que muita gente se confunde com os termos etanol hidratado, etanol anidro e álcool. No caso do motor do carro, álcool e etanol significam o mesmo. Etanol é um álcool, como também o metanol e outros.

No Brasil, o álcool utilizado no motor é o etanol. O do tipo hidratado, que tem água, é aquele que se encontra na bomba do posto para abastecer o carro a álcool ou flex.

A confusão que se faz é porque muitos acham que o álcool misturado à gasolina na proporção de 27%, (ou 25% no caso das gasolinas premium), é o mesmo vendido pelo posto – mas não é!

O que vai misturado à gasolina é o etanol anidro, (anidro = sem água). O contrário do etanol hidratado, que contém água.

Frentista segurando a mangueira de abastecimento do posto de combustível
Os três tipos de álcool estão ligados a composição dos combustíveis que servem para abastecer o carro (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jorge Barreto Galiza 7 de outubro de 2020

    Porque não vendem álcool anidro?

    • Avatar
      Fernando B 7 de outubro de 2020

      Excelente pergunta. Eu tbm preferiria colocar álcool anidro (mesmo que fosse uns centavos mais caros)

Avatar
Deixe um comentário