Etanol de posto serve para combater o coronavírus?

Em tempos de desinformação, eu explico aqui se o etanol vendido em posto de combustível serve para combater o coronavírus. Fique atento!

etanol combustivel abastecimento shutterstock 283692368
Por Boris Feldman
23 de março de 2020 06:15

É claro que a internet já veio com besteiras à respeito do álcool para combater o coronavírus. Pois já teve o ‘esperto’ sugerindo comprar o etanol no posto, que custa um pouco mais de R$ 3,00 o litro, e ainda tem concentração de álcool 92 °GL. Maior, portanto, que o álcool de farmácia, que tem 70% (70 ºGL).

Pois então saiba que a concentração ideal para combater o coronavírus é exatamente os 70%, mais que isso não funciona. E o que ainda é pior: o álcool combustível contém substâncias nocivas, como por exemplo o metanol – que faz mal para o organismo e pode até provocar cegueira.

E não adianta também comprar o álcool de supermercado, pois esse tem uma concentração muito baixa, de apenas 54%. Veja o que dizem os especialistas sobre isso acessando a matéria completa aqui.

O etanol, vendido em posto de combustível, serve ou não para combater o coronavírus?
Etanol de posto não serve para combater o coronavírus (Foto André Almeida | AutoPapo)

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Melo 18 de junho de 2020

Só uma correção: O álcool indicado para combater o Covid 19 é o 70 INPM e não o 70 GL, São concentrações diferentes, o INPM é massa/massa enquanto o GL é volume/volume

Avatar
Paulp 15 de abril de 2020

Materia pifia..nao entende de nada..os dois sao.alcool hidratado.mesmo nas usinas..alcool de posto unico perigo e o alcool estar sujo pelo modo de tranportar..mesmo caminhao que transportou alcool transportar gasolina..mas do contrario mesmo alcool..96…ou 92.8 INPM..SO Colocar agua vira alcool 70

Avatar
Deusa Yasmin 11 de abril de 2020

Mas posso usar esse álcool de posto em uma espiriteira caseira?

Avatar
Elisandro 6 de abril de 2020

Claro que eles vão recomendar álcool da farmácia pois é bem mais caro,mais pra mim não importa o que eles digam estou usando álcool do posto puro sem adicionar nada e até agora está tudo bem amanhã vou comprar mais uns 5 litros pq meu estoque já está acabando kkkkkkk

Avatar
Denis 19 de agosto de 2020

Faça vc mesmo o álcool 70, a cada 4L de álcool de posto coloque 1L de água

Avatar
Cleber 24 de março de 2020

Não é isso pessoal.
Creio q por falta de informação a equipe que fez a reportagem deixou de levar em consideração muitos fatores.
1. Álcool combustível tem por legislação a concentração de 95%.
2. Desses 5% que estão inclusos no etanol tem 4% de água e 1% de outras substâncias que são nocivas para a saúde.
3. Como o álcool combustível tem a finalidade apenas uso em automóveis, não precisa de um grau de pureza para consumo humano.
4. Nesses 5% tem um teor de hidrocarbonetos que é incluso para dificultar ou inibir que as pessoas utilizem para beber. Para quem não é da área hidrocarbonetos são da mesma classe de substâncias da gasolina.
Para finalizar,
É uma loucura usar álcool de posto pata uso tópico(Na pele).
Use alccol de posto para acender churrasqueira, aí sim vc vai ter economia, mas para esse fim é uma loucura.

Só uma obs.
Tenho certeza absoluta do que comentei pq sou Químico.

Avatar
Vinicius 30 de março de 2020

E no caso debutar para desinfetar coisas vindo da rua, com pano?

Avatar
Diego 1 de maio de 2020

Kkkk cara eu já até bebi alco de posto com Coca-Cola quando eu era alcolico nunca me fez mau estou vivo e 💯 a saúde fiz até os exames dos meu rins está 100 por cento

Avatar
Daniel 1 de maio de 2020

Boa noite e ser usar em egeinisa!! As coisas que compramos e o dinheiro!??

Avatar
Aerson 1 de maio de 2020

Posso usar o álcool normal 92° nas mãos contra o Coronavirus?

Avatar
Renato 1 de maio de 2020

Olá, gostei da sua resposta mas ficou ainda uma dívida. O etanol não pode ser aplicado na pele mas será eficaz para esterilizar utensílios de uso pessoal? Por exemplo, celulares, móveis, peças do carro e etc…

Avatar
André Luiz Duarte de Oliveira 24 de março de 2020

É a velha história da manga com leite que faz mal , se o alcool tem teor superior ao ideal para ser usado na desinfecção é só diluir com água até ficar ideal. Agora claro que tem muita gente que vai ficar rica vendendo a preço de ouro o litro do alcool.

Avatar
Marlon Sergio 24 de março de 2020

Concordo André, é uma vergonha essa matéria tendo em vista q em países mais pobres a OMS(Organização Mundial de Saúde) tem fórmula para utilização em países mais pobres que usam em suas fórmulas para fabricação do álcool em gel álcool mais em conta, como o ETANOL e Álcool isopropílico, é a Safadeza de uns tentando se aproveitar dos outros, Vergonha! Imprensa que deveria informar acaba desinformando a população..

Avatar
Antonio 23 de março de 2020

Metanol no Alcool etilico hidratado? Isso foi só na crise do carro a álcool. Não sei porque insistem nisso até hoje. Espertinho é quem engarrafa um álcool que custa R$ 3,00 e te vende por 30,00.

Avatar
Wilson Azambuja 23 de março de 2020

Há muito tempo não é mais adicionado metanol no etanol de posto…

Avatar
Elviro Abreu 23 de março de 2020

Sujeito sem noção o álcool do posto é o único que é quase 100%
(Quase) ainda não é puro é claro q se dissermos q pode seu usado muita gente vai usar sem diluição más se diluir pode ser usado para cada 700 ml de álcool colocar 300ml de água colocar em um burrifador e pronto

Avatar
Gher 10 de abril de 2020

Gente um médico fez um cálculo que a cada um litro de etanol vc deve adicionar 187ml de água para que no final fique alcoó 70 pq segundo ele o álcool já tem média 5% de água e outros então vc precisa de mais uns 25% de água que nas contas seria 187ml de água para cada litro.

Avatar
Fernando 23 de março de 2020

Olha que eu saiba, metanol é extraído da madeira, etanol da cana e o que é vendido nos postos de gasolina é etanol, e é simples preparar uma solução de álcool 70% é só adicionar 280 ml a cada 1 litro de etanol, está aí uma solução pronta e eficiente..

Avatar
Aladim bueno 23 de março de 2020

Qual matéria absurda, a diferença do etanol do posto para o de supermercado 70 é somente a quantidade de água presente. Se vc diluir água no etanol do posto ele ficará com as mesmas propriedade do comprado no supermercado.
O etanol combustível não tem mistura alguma de outros produtos.

Avatar
Deixe um comentário