Flex não pega? Solução definitiva!

Carro flex abastecido com etanol costuma ter problemas para dar a partida em dias frios. Aprenda como resolver esse problema

O frio é um dos grandes rivais do carro flex abastecido com etanol
O frio é um dos grandes rivais do carro flex abastecido com etanol (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
05 de julho de 2021 07:32

Chegaram os dias mais frios e também o problema do carro flex abastecido com o etanol: pegar de manhã. Provavelmente, ele tem aquele tanquinho de gasolina para partida a frio e a gasolina está nele desde que foi usada no último inverno. Ou seja, já está velha e não serve para mais nada. Ou então, a gasolina é boa mas pifou a bombinha que a injeta no motor.

Então, esvazie o tanquinho e coloca uma gasolina nova. Se possível, a Podium ou a Octapro, essas especiais que duram mais do que meros dois ou três meses. E verifique a bombinha.

VEJA TAMBÉM:

Mas, você quer uma solução definitiva para não ter mais aporrinhação com a dificuldade do motor pegar de manhã, quando chega o inverno? Misture no tanque de etanol uns 25% a 30% de gasolina. E o problema está definitivamente resolvido

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio Carvalho 18 de julho de 2021

Possuo a Nova Geração do Novo Onix e optei por trocar de combustível nesse inverno, ..usava só Etanol e quando chegou o Frio ele começou a não querer mais pegar pela manhã… levei na concessionária duas vezes, passaram scanner e nada do problema resolvido, optei por trocar para gasolina e o problema foi resolvido.

Avatar
Mario 8 de julho de 2021

Se for para misturar gasolina com alcool, coloca a gasolina que já vem com alcool, afff…..

Avatar
Valter Esteves 6 de julho de 2021

Tenho um Voyage 2011 flex eu coloco 500 ml de querosene para 50 lt de álcool nos meses de inverno ajuda muito mantém o álcool aquecido. Valter Paraná

Avatar
Mourival 6 de julho de 2021

O grande problema dos carros nao pega logo de manhã ta nao corrupção e os veículos de imprensa que vedem combustível batizado essa é a pura,verdade país de cultura de ladrão

Avatar
Junior Gobis 23 de julho de 2021

Não entendi.. o que tem a Imprensa com a venda de combustiveis….

Avatar
Damião Sebastião da Silva 6 de julho de 2021

O problema em fazer essa mistura de combustível é o consumo do veículo, ele não reconhece que tipo de combustível está no tanque quando coloca álcool com gasolina. Sendo assim, se o veículo estiver com álcool no tanque você deve usar até que chegue na reserva, em seguida, coloque somente gasolina.

Avatar
Rodrigo 6 de julho de 2021

Desculpa a maneira de falar, mas isso é bobagem… Esqueceu que a nossa mistureba de gasolina contém 27% de álcool (no mínimo, considerando a adulteração no nosso país de m****)…

Avatar
Polvo 6 de julho de 2021

O sensor de oxigênio ou sonda lâmbda faz a leitura dos gases do escape e efetua os acertos necessários, não existe isso de usar somente um tipo de combustível. Agora, se o carro não está reconhecendo corretamente o combustível, pode ser alguma falha no próprio sensor ou algum outro componente do sistema de injeção, ou ainda o próprio combustível ser de má qualidade ou “batizado”.

Avatar
alemides silva 6 de julho de 2021

Tenho carro gnv a mais de 12 anos todos no gnv e o que mais combina no módulo de 5 geração hoje e o etanol mas nunca coloquei só etanol sempre uma media de 35% de gasolina no tanque principalmente para a partida tanto em dias quentes ou frios nunca tive problemas de partida nos dias frios isso e raros os dias de 2x dar partida
Essa regra já uso a mais de 12 anos 35% gasolina e 65% etanol até para vida do motor ajuda
Mas o segredo tbm é fazer sempre as manutenções preventiva

Avatar
Jair 5 de julho de 2021

O pior dos absurdos e ter comprar álcool misturado a gasolina só para atender os usineiro. Aí eles aumentam o valor do álcool tem que aumentar o valor que nós pagamos pela mistura. Enquanto não tivermos um governo que pense em todos, o problema não será resolvido.

Avatar
jose 5 de julho de 2021

gostaria de saber se a gasolina do meu tanquinho é usada toda vez que ligo ou se ela fica la parada apodrecendo. KWID

Avatar
Rodrigo Silva. 5 de julho de 2021

José, se a água do motor não estiver abaixo dos 18°c no momento da primeira partida do dia, e o carro não estiver abastecido com etanol, o sistema de partida a frio fica em repouso, não entra em funcionamento, por tanto a gasolina do reservatório ficará velha.

Avatar
Rodrigo 6 de julho de 2021

Xará, em alguns veículos (acho que Honda’s dentre outros) o sistema é acionado mesmo sem necessidade oriunda do frio, justamente para haver a renovação do combustível do tanquinho…

Avatar
Mauro Cesar Neres 5 de julho de 2021

Eu tenho um Onix, fiz a besteira de abastecer com etanol. Era difícil de pegar de manhã. Agora só abasteço com gasolina.

Avatar
Deixe um comentário