Ford Fiesta e Focus dão adeus definitivo do mercado brasileiro
O Fiesta era produzido em São Bernardo do Campo (SP), enquanto o Focus vinha para o nosso mercado importado da Argentina
Por Boris Feldman 26/06/19 às 06h15O Fiesta era produzido em São Bernardo do Campo (SP), enquanto o Focus vinha para o nosso mercado importado da Argentina
Por Boris Feldman 26/06/19 às 06h15A Ford confirmou que fechará, dentro de algumas semanas, sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). E, com isso, é o final também do Ford Fiesta, que chegou no Brasil em 1995, importado da Espanha.
No ano seguinte, foi iniciada sua produção local, que durou, portanto, 23 anos, com mais de duas milhões de unidades produzidas. Mas permanece o Ford Ka, produzido na Bahia.
Outro Ford que acaba de cair do telhado é o Focus, que vinha para o nosso mercado importado da Argentina. Mas a fábrica dos nossos irmãos portenhos também deixou de produzí-lo.
Nada contra o Brasil ou Argentina: é uma política global da Ford, que decidiu se dedicar apenas aos SUVs, picapes e comerciais. Lá da Argentina continuará vindo a picape Ranger e, num futuro próximo, também a picape Volkswagen Amarok, a partir de uma parceria recém estabelecida entre as duas empresas.