Fuel Cell com etanol: no Brasil, é sopa no mel

O Fuel Cell tem tudo para dar muito certo no Brasil. Para ajudar, existe uma maneira de simplificar ainda mais seu sistema de funcionamento

Fuel Cell pode dar certo no Brasil
Fuel Cell pode dar certo no Brasil (Foto: Reprodução | H2 View)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/05/2021 às 21h30

Besaliel Botelho, presidente da Bosch para a América do Sul, quer incentivar, ampliar o uso do etanol nos automóveis e defende o carro elétrico  movido com o Fuel Cell, a célula a combustível que é alimentada por hidrogênio, mas obtendo esse hidrogênio a partir do etanol.

Então, a ideia é abastecer no posto com o etanol e um equipamento no carro extrair o hidrogênio do etanol que está no tanque.

VEJA TAMBÉM:

Mas existe uma ideia melhor e que elimina a necessidade desse equipamento no carro para tirar o hidrogênio do etanol, pois ele é grande, pesado e caro. A ideia é do próprio posto ter esse equipamento, tirar o hidrogênio do etanol que está na bomba e já abastecer o tanque do carro com hidrogênio.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
235 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Homero Lopes 3 de junho de 2021

Porque então ao invés de retirar o hidrogênio no posto não retira-se o hidrogênio na fábrica de álcool combustível. Já está produzindo faz o trabalho completo extraindo o hidrogênio, não tem como fazer isso e depois fazer o transporte do próprio hidrogênio? Seria difícil fazer dessa forma?

Avatar
Junior Menardo 6 de junho de 2021

Porque armazenar e transportar o hidrogênio gera uma perda significativa, além e um custo elevado.

Avatar
Glauder Lima Santos 2 de junho de 2021

Ola Boris/Jeremy parabéns pelas suas reportagens. Considero que reportagens como esta sobre a tecnologia “Fuel Cell” interessante como curiosidade.Mas eu gostaria mesmo de ver uma comparação teórica de 4 alternativas ambientalmente corretas 1) O bom e conhecido veículo com motor Clico Otto flex a Etanol 2) veículo híbrido flex a Etanol 3) Veículo Fuel Cell a Etanol e 4) Veículo 100% Elétrico. Para facilitar vamos considerar vida útil de 200.000,00 Km (pt depois desta km) e veículo básico 120 CVs, não precisa ser top. Vamos estimar custo de Km/l (sem amortizar o custo do veículo) x custo Km/l ( com amortização total do veículo com 200.000,00 Km Pt após está kilometragem. Que tal conhecermos o melhor custo benefício para sermos ambientalmente correto.Fica está sugestão de reportagem um abraço. Glauder.

Avatar
Wilmar Paiva dos Santos 2 de junho de 2021

Combustível vagabundo e caro, só aqui no Brasil, o etanol cheio de água é absurdo o preço, a gasolina que é pior que água de vala, nem se fala. O gnv que nenhuma montadora quiz colocar, a não ser a Fiat, que depois viu o tamanho do problema e desistiu e digo por experiência própria, a pior cagada que fiz na vida, e digo em alto e bom som,NUNCA MAIS gnv nos meus carros!!!!
E o pior, a Petrobrás com os postos BR eram para regular os preços do combustível, e o que é que ela faz vende mais caro puxando os preços para cima, um absurdo isso. Nos estados Unidos o combustível e tão barato que os caminhoneiros dormem com os caminhões ligados, é isso ai ligados, não acredita veja o canal do Paulo Landin no YouTube, tá la para todo mundo ver. Então minha opinião mais uma gambiarra igual ao gnv que vai ferrar muitos que querem economizar.
Para economizar é só colocar a boa e velha gasolina azul pura de volta e o governo deixar de meter o dedo onde não e chamado, pois onde tem o dedo do governo brasileiro nada da certo.

Avatar
Antonio Vieira 2 de junho de 2021

Além do mais não existe tanque perfeito para armazenar hidrogênio. Ele se perde em 65%

Avatar
Fabrício Pereira 2 de junho de 2021

Partilho do mesmo pensamento! Um país tão rico como o nosso não era pra ser essa roubalheira que é hoje.

Avatar
Felipe Silva Wagner 2 de junho de 2021

GM Vevrolet Bolt carro elétrico abastecido em casa ou em qualquer lugar através de placas fotovoltaica ! E tem outras marcas com projeto de posto de abastecimento verde ! Agora olha o preço do etanol ! Qual a viabilidade desse morto híbrido da Bosch ? Responde aí pra nós ?!

Avatar
Reginaldo 2 de junho de 2021

É simples e altamente viável extrair o hidrogênio da ÁGUA, para que o etanol?

Avatar
Engenheiro Silmar 2 de junho de 2021

Para acelerar o processo de eletrólise. Na Alemanha usam metanol, com composição semelhante ao etanol. Em um experimento com um Smart for two, 5 litros de solução 60% metanol 40% de água rodou 800km. É que esse artigo está mal feito. Confundiram célula de combustível com hidrogênio. A célula de combustível obtem eletricidade a partir da recombinação do hidrogênio com oxigênio, gerando vapor de água. No artigo, fizeram uma baita lambança misturando célula de combustível com carro a hidrogênio.

Avatar
Junior Menardo 6 de junho de 2021

É simples, porém tem um alto custo energético, a energia gasta para fazer eletrólise é maior do que o hidrogênio gerado pode fornecer.

Avatar
FABIAN CARLOS NASCIMENTO DE SOUZA 2 de junho de 2021

Enquanto o cidadão não conseguir abastecer o seu veículo elétrico em casa ele está a mercê o cartel dos postos.

Avatar
Ali mourad Mourad 2 de junho de 2021

Temos que fazer uma paralisação de uma semana sem abastecimento os carros ai vocês vão ver como os preços começam a cair e só lembrar o começo da pandemia o qto a gasolina baixou ou não estão lembrados.

Avatar
Pedro Antonio Dos Santos 2 de junho de 2021

Se o posto vai abastecer com o hidrogênio que ele vai tirar do etanol, com certeza vai meter a mão no bolso de cliente

Avatar
Chupeta 21 de janeiro de 2022

Nao seria perfeito simplesmente um motor 100% a etanol, en vez dessas bombas flex que perde eficiência na gasolina e no etanol por trabalhar em taxa de compressão nem lá nem cá, e perder tempo,dinheiro e energia convertendo etanol em hidrogênio?
Que ridículo,vamo voltar a queimar etanol 100%, agora com injeção eletrônica será muito mais eficiente,carro flex é uma grande enganação!

Avatar
JOSE HENRIQUE DA SILVA CASTRO 2 de junho de 2021

Nenhum combustível será barato no Brasil enquanto Governadores puderem arbitrar o preço base de cobrança do ICMS.
Não adianta baixar na refinaria nem o Governo Federal retirar seus impostos.
Triste realidade.

Avatar
Cláudio Marcelo Costa de Albuquerque 2 de junho de 2021

Comentário perfeito !

Avatar
Engenheiro Silmar 2 de junho de 2021

Na mosca

Avatar
José Carlos 2 de junho de 2021

O melhor combustível é o ignorante,quanto mais ignorantes mais barato fica… Ex. Festas clandestinas para multiplicar o vírus,postos com combustível adulterado e sem punição,os marajás do judiciário,nossas fronteiras a Deus dará,quem compra a madeira da Amazônia,um número sem fim de partidos políticos, tudo isso gera mais ignorantes para temos um combustível mais barato … Amém

Avatar
Walter Andrew 2 de junho de 2021

Com certeza José Carlos…. tô contigo…

Avatar
Alexandre hadjinlian guerra 2 de junho de 2021

Se fosse tão mamão com açúcar assim, o US já estava todo em fuel Cell. Com tanta produção de milho , converter biomassa em álcool e tecnologia conhecida

Avatar
Pedro Lopes Barbosa Filho 2 de junho de 2021

Com certeza kkkkkk, isso aí outra propaganda pra enganar o consumidor kkkk

Avatar
Silmar 2 de junho de 2021

Na verdade, é usado no programa espacial para gerar eletricidade. Está tecnologia a GE tem desde os anos 1960, desenvolvido por dois alemães.

Avatar
Alexandre hadjinlian guerra 2 de junho de 2021

o problema é o custo dos catalisadores… paladio, platina…. existe uma em teste pelo governo americano para marte, mas nenhuma delas com custo comercial 100% viavel e portatil. Veja o suadouro que a Toyota esta com o Mirai

Avatar
Sergio 2 de junho de 2021

Se posto de combustível tiver esse gasto, o hidrogênio ficará mais caro que o gaz

Avatar
Alessandro 2 de junho de 2021

Mas a ideia é essa. Não é pra baratear. É pra ter um combustível menos poluente. Vai continuar sendo caro. Se fosse pra baratear , tiratiam o hidrogênio direto da água.

Avatar
Pedro 2 de junho de 2021

Quem disse que estão preocupados com o meio ambiente?
Eles querem é mais dinheiro de imposto.

Avatar
Nelson Ramos 2 de junho de 2021

É bem fácil, só não fazem porque não querem, tudo que gira pode alimentar um dínamo, daí é só transformar a energia criada pelo dínamo pela energia que é preciso, também sou leigo, derrepente estou falando só bobagem,mas um engenheiro elétrico pode falar melhor do assunto!

Avatar
Alfred MacFadzen 2 de junho de 2021

Não é necessário ser engenheiro para saber sobre física básica, bastaria um ginasial feito com razoável atenção

Avatar
Pedro Emmel 2 de junho de 2021

Meu amigo, que bela asneira foi esse último parágrafo…

O carro não pode em hipótese alguma carregar um tanque de hidrogênio, o mesmo é altamente instável e explosivo, sob da pressão então nem se fala… É por isso que existem os carros híbridos!!! Pra gerar apenas o hidrogênio que precisa e logo converter em eletricidade alimentando o motor elétrico.

Avatar
Clovis 2 de junho de 2021

Me permito indicar que os carros já podem, sim, ser abastecidos com hidrogênio de maneira segura. Aqui na Europa se vende o Toyota Mirai. Não é como os cilindros de gás natural que temos hoje no Brasil.

O propósito da tecnologia em questão é eliminar a necessidade de alterar toda a infraestrutura existente, aproveitando o que a gente já tem e acelerando a popularização da tecnologia de célula de combustível.

Avatar
Flávio Araújo marques 2 de junho de 2021

Meu isso e jeito de os postos ganharem dinheiro e não falo com a nova geração de carros híbridos elétricos aí os postos continuam cobrando o abissurdo e não na tomada em qualquer lugar

Avatar
Alexandre 1 de junho de 2021

Pessoal é tudo muito simples carro elétrico com placas solares no seu teto carro autônomo sem depender de tomadas não é verdade.

Avatar
Tacyr 1 de junho de 2021

Seriam necessários 40Metros de placas solares pra alimentar um carro elétrico.

Avatar
Jorge 2 de junho de 2021

E se esse painel fosse uma das fontes de energia pra prolongar a autonomia? Existem tantas maneiras que fica até difícil elencar. O que mais falta eh o homem querer abrir mão do petróleo….

Avatar
Ivo 2 de junho de 2021

Isto mesmo Alexandre

Avatar
Oidyl 1 de junho de 2021

Espetarem na tomada.

Avatar
Oidyl 1 de junho de 2021

Eu quis dizer esperarem nas tomadas.

Avatar
Oidyl 1 de junho de 2021

Também vale apena lembrar que o resíduo do hidrogênio volta a ser água.

Avatar
Jose Erlysob 2 de junho de 2021

Nao sei vcs mas aqui no brasil nos anos 2000 teve uma reportagem sobre um rapaz, o mesmo usava agua no lugar do combustível, quem lembra, o mundo ja se acostumou a ser burocrático, corrupto e desonesto com ele mesmo, e por isso qie ideias boas,preticas e baratas nao vao a frente se nao geram lucros as industrias

Avatar
Oidyl 1 de junho de 2021

Precisamos lembrar que se todos esperarem seus veículos elétricos na tomada , precisamos construir mais umas três Itaipus ou um monte de termoelétrica poluidora ,seria trocar seis por meia dúzia.

Avatar
Antônio Carlos de Albuquerque Melo 1 de junho de 2021

Oxe!
Que trabalho danado, porque não tiram hidrogênio do ar?
Será que é porque nosso ar não presta, está muito poluído?

Avatar
ELDER 1 de junho de 2021

Acho maravilhoso, está criado a nova máfia para os combustíveis no Brasil.
Isso tudo é como um grande jogo de futebol, onde o juiz e os jogadores decidem como a torcida deve comportar-se !!
Até quando.!!

Avatar
Gilberto Bondezan 1 de junho de 2021

Precisamos nos livrar da máfia dos combustíveis seja ela qual for. Podemos abastecer nosso carro em casa sem gastar nada com energia obtida a partir de uma ou várias placas solares ligadas a uma bateria.

Avatar
Marcos ferreira da silva 1 de junho de 2021

Mas pratico são os carros movidos a etanol e não a hidrogenio de etanol ou inves de tirar o hidrogenio do etanol é mais pratico queima-lo no motor do carro e o monoxido do carro ser absolvido pelos canavias plantados em terras degradadas. E nós não sabemos se com a energia de queima de carbono ou não essas bombas de posto funcionam;se for pela queima de carbono,lança gases do efeito estufa do mesmo jeito.

Avatar
jose carlos 1 de junho de 2021

milionários compram carros mais caros nao tão nem ai para o preço dos combustíveis nem tao pouco estao afim de carros em teste. a verdade e que brasileiros que sao mais favorecidos buscam mais ostentar do que economizar

Avatar
FLAVIO EDUARDO BEZERRA 1 de junho de 2021

Na verdade isso é uma mentira eles vão é retirar o hidrogênio da água e dizer que é do etanol vocês não estão entendendo nada nos comentários que eu li abaixo!

Avatar
Luciano Costa 2 de junho de 2021

Flávio, pode até ser, mas, tecnicamente é mais eficiente produzir H2 de etanol do que da água.

A tecnologia de produção de H2 por etanol avançou ao ponto de que a Navantia ( marinha espanhola) produzir o 1° submarino movido a H2, e advinha de que matéria-prima?! Isso, etanol!

Avatar
JEAN CORREIA SIQUEIRA 1 de junho de 2021

Se o projeto do cara que o carro funcionava a água não foi para frente acha que esse vai era o msm princípio só que com instalação bem mais barata a máfia do combustível quer que somente eles fiquem ricos !!

Avatar
rubens firmino de oliveira 1 de junho de 2021

O preço que tá o etanol hoje e mais viável usar açúcar pois nunca vi o etanol quase o preço do diesel o melhor e fazer carros com energia solar aí sim e viavel

Avatar
CHARLES CASTANHA DUARTE 1 de junho de 2021

Infelismente a mafia politica sempre mechendo pauzjnhos e enganando a todos ao seu favor para encher seus bolsos. …triste realidade.

Avatar
Ronald 1 de junho de 2021

Rapaz nada no Brasil adianta encanto tivermos policos enriquecendo com a nossa pobreza.

Avatar
Daniel Gonçalves Nunes 1 de junho de 2021

kkkkkkkk não vai existir nunca nada que substitua os combustível tradicional pois quem administra isso nada irá fazer isso mude pois a máfia dos combustíveis e mundial.. enquanto isso SONHEM. KKKKKKKKK

Avatar
Mendes 1 de junho de 2021

Duvido os políticos do Brasil permitirem! Quebra a petrobras!o governo vai cobrar 500% de imposto.

Avatar
Messias ferreira da silva 1 de junho de 2021

Quero não.

Avatar
Sebastiao teixeira da cruz 1 de junho de 2021

Nao adianta o etanol ja esta quase o preço da gasolina imagina o prrço que ficaria se o posto extraisse esse hidrogênio do etanol

Avatar
Emerson Montebeles 1 de junho de 2021

Prezado, a diferença é que o etanol é carbono que já foi absorvido pela planta da atmosfera, não é carbono que estava guardado nas camadas profundas do planeta sendo liberado, emissão zero.

Avatar
José 2 de junho de 2021

Eles querem vender só o cheiro do combustível prós pobres kkk
O combustível de verdade q faz o motor funciona de verdade vai ser só prós ricos
Q tem motores potentes valiosos

Avatar
JOAO MANOEL DOS SANTOS MIGUEL 1 de junho de 2021

boa tarde, não é sobre a matéria a cima, tenho um HB 20 2014 Premium, então com a pandemia, não estou andando com o carro,e como o óleo tem validade, como que eu faço para não gastar tanto com a troca de óleo,se não uso tanto assim, posso por um óleo para 5000km? mas barato? gostaria muito dessa informação, já procurei em vários lugares e não achei nada. obrigado

Avatar
Roberto Pissolato 1 de junho de 2021

Venda o carro e use o transporte por aplicativo

Avatar
Alberto 1 de junho de 2021

Vc pode continua usando o óleo recomendado pelo fabricante de seu veiculo, fazendo as trocas anualmente. Caso vc não rode o suficiente para atingir a km para a troca
a do mesmo.

Avatar
Antonio Eudes Martins Aires 1 de junho de 2021

Tem que trocar quando atingir o hm do fabricante ou um ano,pois com o tempo dará sérios problemas no motor e muito no bolso.
o,

Avatar
Claudio 1 de junho de 2021

Realmente, o hidrogênio seria a melhor alternativa de abastecimento dos veículos e acabaria com esse monte de baterias que não sabem o que fazer ao final da vida destas.O Brasil tem esse potencial e deve utilizá-lo ao máximo , inclusive exportando.

Avatar
J Ramos 1 de junho de 2021

Será que a humanidade ja esqueceu o perigo da armazenagem do hidrogênio, um dos gases mais explosivos que se tem notícia. Não foi a toa que ele foi substituído pelo hélio nos dirigíveis, depois do terrível acidente com o dirigivel hindenburg.

Avatar
Agnaldo gonçalves braga 1 de junho de 2021

Gostaria de saber quando o carro estará no mercado, valor e mais especificações

Avatar
joao renato 1 de junho de 2021

Deixa eles fazemos a base de etanol depois nós adaptamos pra funcionar a água, brasileiro da jeito pra tudo.rsrs…

Avatar
Aluízio de Sousa 1 de junho de 2021

A grande dificuldade de tecnologias darem certo aqui no Brasil está na dificuldade que se cria para as que fatalmente possam representar quebra de monopólios. Vou só lembrar das normatizações para energia solar fotovoltaica em final de 2012, enquanto na Alemanha que em relação ao Brasil,
quase não tem Sol, havia subsídio para os equipamentos e quem produzia poderia vender o excedente, aqui ficamos amarrados em normss e condições. O sistema está há muito,alojado nos produtores, empresas e concessionárias e não querem perder a fonte. Teríamos de ter reformas, includive no judiciário desapego e muita vergonha na cara!

Avatar
João Reis 1 de junho de 2021

O Homem tem a incríve capacidade de denegrir e destruir nosso planeta. Se já não bastasse toda destruição que já foi feita agora ele quer também acabar com nossa Água. A extração de hidrogênio do etanol, da água etc colocará o fim da humanidade.

Avatar
Everton 1 de junho de 2021

Para que tirar hidrogênio do etanol se é tão simples extrair ele da água… A desculpa por não termos carros movidos a Hidrogênio seria pela segurança, já que seu armazenamento seria muito perigoso… Mas se irão armazenar, então que seja o retirado da água pelo processo de hidrólise…

Avatar
Fátima 1 de junho de 2021

Em estudos mas profundo do hidrogênio extraodo da agua , não é tão seguro , e tão puro como explicam ,não é um estudo com profundidade , para produzir veículos a hidrogênio com durabilidad. Ainda é preferível os elétricos , muito mas sufisticado e práticos , até mesmo na manutenção computadorizada.

Avatar
J. Ramos 1 de junho de 2021

O hidrogênio sempre será o mesmo gás, seja de qualquer fonte de extração. Mesmo se pudessemos retirá-lo do sol, maior fonte de hidrogênio do sistema solar!

Avatar
Marco Antônio da Paixão 1 de junho de 2021

Temos que usar a solução que não cause tantos danos a natureza com os que já se encontra por aí para um futuro sustentável para o bem de todos

Avatar
Rosângela 1 de junho de 2021

Combustível caro!!! Bem feito. Brasileiro tem que se fudeu mesmo. Batem palma pro Paulo Guedes. Cadê o choque de energia barata que ele prometeu? Infelizmente o povo gosta de sofrer.

Avatar
Luis Jefferson 1 de junho de 2021

O problema do nosso país chamasse VONTADE POLÍTICA. TUDO passa por esses gananciosos q não querem o bem estar do POVO.

Avatar
Luis Pereira 1 de junho de 2021

Eles querem até cobrarda energia do sol,q mas poderemos esperar desses urubus??

Avatar
Alex Sandro Signorelli 1 de junho de 2021

Sim o brasileiro é burro, tem tirar hidrogênio do etanol para continuar pagando..
Entra no YouTube eu fiz um sistema com água… Não preciso pagar nada pra sustentar vagabundo a pão de ló.

Avatar
Fernando 1 de junho de 2021

Hoje em dia agente trabalha em prol dos políticos viramos refém dos políticos agente trabalha pros políticos viramos escravos dos políticos tudo que é pra ser barato no Brasil se torna caro devido o tanto de impostos que os políticos criam em cima das mercadorias hoje o pobre é mas pobre ainda aos que são chamados de classe média estão ficando pobre e os ricos estão ficando mas ricos ainda devido a mão de obra está barata enquanto o preço das coisas de consumo estão tudo com o preço abusivel e é disso a pior.

Avatar
Wanderlei 1 de junho de 2021

Tem razao, o caminho he uma guerra civil

Avatar
Marco 1 de junho de 2021

Esse modelo de veículo movido a hidrogênio é infinitamente melhor do que o carro elétrico com baterias extremamente caras e que causarão grande impacto ambiental no momento do descarte.
Vale lembrar que o hidrogênio pode ser extraído facilmente da água. Não precisa ser do etanol.

Avatar
adilson 1 de junho de 2021

as produtoras de etanol nao abrem mao das suas vendas.kkk tudo jogo de interesses

Avatar
J. Ramos 1 de junho de 2021

Só precisa ter muito cuidado, pois o hidrogênio é muitíssimo mais explosivo que gás de cozinha!

Avatar
Diocélio 1 de junho de 2021

Nosso pais tem todo o necessário para ser a maior economia do mundo, mas nossos legisladores complicam todo o processo e criam leis e diretrizes que inviabilizam qualquer projeto. Estamos HOJE fracassados como nação e dificilmente conseguiremos nos livrar desta situação. Precisamos propor uma teforma politica por completo sob o risco de vermos o progresso passar ao longe. Hoje , 2021 , este sistema não tem chance de dar certo no Brasil . Com certeza vão criar tantos impostos e legislações sobre o tema que NASCERÁ MORTO..

Avatar
Kerginaldo Sady Ribeiro e silva 1 de junho de 2021

Infelizmente temis um bando de politicos urubus, que querem tirar proveito ate dos gases espelidos por anus alheios, estamos perdidos com esses draculas da desmodernidade.

Avatar
Antonio Carlos Gonçalves de Souza 1 de junho de 2021

Concordo com você

Avatar
Alberto 1 de junho de 2021

Concordo. O que vai acontecer: combustíveis fósseis serão “menos consumidos” o que não interessa a muitos grupos econômicos. O governo por outro lado, incluo nisto o estadual, também tentará a todo custo criar uma carga tributária sobre o hidrogênio que não valerá a pena. Países sérios pensariam no critério sustentabilidade. As baterias teriam que ser descartadas. Sabemos o quão tóxicas são para a natureza. O incentivo ao uso do hidrogênio seria o preço já que conseguimos obtê-lo da própria água.

Avatar
Marcos Gomes 1 de junho de 2021

Eu não acredito em mais nada que venha desse País, mesmo que esteja envelopado na nossa tecnologia, talvez não saia nem do papel. Estou de saco cheio, não temos Leis para manter o que está escrito na própria Lei. Disseram que o petróleo era nosso, aí vieram com uma conversa fiada que preço da gasolina tinha que ser reajustado com o dólar. O dólar abaixou e a gasolina ficou lá no alto. Não comprem mais carros novos e peçam a nota fiscal quando abastecer. Algo tem que mudar.

Avatar
Jonas (Jack) Carvalho 1 de junho de 2021

Parabéns! há uns 2 anos faço isso e não compro carro novo. Onde já se viu!! A nova Strada da Fiat, uma picapezinha de trabalho custar 88.000,00!!!!!Picape só tem praticamente 40% de teto tira um monte de coisas: bancos assoalho, cintos, parafusos dezenas,porta malas, tapetes, o capô simplifica, forração……..e ai como pagar esse absurdo!? Fica pra abaixar os preços…”NÃO COMPRE CARROS NOVOS”

Avatar
luiz 1 de junho de 2021

isso ai, concordo !!!! Alias, faz um tempao que nao compro carro Zero !!!

Avatar
Lui 31 de maio de 2021

A ideia e boa!! Vamos torna-lá lei de alguma forma, ou portaria!! Reserva de mercado!! Precisa de politicas públicas para o projeto dar certo

Avatar
artur 1 de junho de 2021

é ai que comeca tudo…primeiro vamos ter uma agencia reguladora…..pra determinar que o custo por km tem que estar na media da gasolina ecdo etanol

Avatar
Dimas 31 de maio de 2021

Pessoal, a Unicamp e a Toyota estão alocando esforços para desenvolver um mecanismo para carregar a bateria do carro elétrico a partir da obtenção de hidrogênio de uma mistura de etanol hidratado.Mas o hidrogênio será utilizado para produzir energia elétrica para abastecer a bateria e não combustível para o motor. O processo não terá risco de explosão. O consumo de etanol será pouco expressivo. O processo já é conhecido porém tem que ser aperfeiçoado para ser comercialmente viável.

Avatar
J. Ramos 1 de junho de 2021

Nos dirigiveis a hidrogênio, o gás também não movimentava os motores, apenas servia para a sustentação do balão. Mas foi totalmente consumido num terrível acidente em virtude do grande perigo no armazenamento deste gás, o que motivou sua substituição pelo gás hélio.

Avatar
Jacson Rodrigues 31 de maio de 2021

Lá vai mais uma cilada para o motorista esse combustível vai ficar mais caro que a péssima gasolina nossa!

Avatar
Edson Luiz Fontana 31 de maio de 2021

Vai dar muito certo, já que o etanol no posto é extremamente rico em H2O.

Avatar
Antonio Alfredo santos 31 de maio de 2021

Se vier essa modalidade de combustível o preço do etanol vai ficar maior que o da gasolina premium.

Avatar
CARLOS ARTUR LIMA DE ROCHA 31 de maio de 2021

Agora é combinar com os usineiros , pois eles na primeira alta do açúcar, desviam a produção de álcool para açúcar e os motoristas que se virem.

Avatar
Reinaldo Montanhere 31 de maio de 2021

Se for conforme os preços de veículos no Brasil, vai ficar caro também, tudo aqui fica caro por mais simples que seja, não é tecnologia nem matéria prima que falta, é simplesmente bom senso dos governantes, tudo tem que ser com muita taxa de impostos para pagar os altos salários deles, haja visto o preços dos automóveis daqui, tudo quanto é meia boca custa quase 200 mil reais enquanto que lá fora custa a metade mais se formos fazer importação direta, lá estará a taxa novamente nos comendo pelas pernas e bolsos.

Avatar
Marcos 31 de maio de 2021

Se eu pegar um carro desse,Em 3 dias eu faço ele gerar hidrogênio da água com bicarbonato de sódio. Chega de usineiros enchendo o caneco caneco de grana,E o povo se lascando.

Avatar
Benedito lima 31 de maio de 2021

Boa tarde! o Brasil já passou da hora de ter uma pequena independência quando o assunto é energia.O problema é que,estas fontes de energia comandas pelos governantes trás muito interesse,muita riqueza, muitos benefícios para poucos;Daí surgem os obstáculos para impedir que alguém de boa índole,que queira deslanchar neste segmento e que o país possa evoluir,continue a mercê destes que levam a maior fatia, deixando nós para segundo e terceiro plano.

Avatar
Heleno de Jesús Cruz 31 de maio de 2021

Essa tecnologia já é antiga. Isso é tecnologia de fundo de quintal, que os governos nunca deixaram ser implantada no Brasil, porque não dava lucro para eles. Várias demonstrações vêm sendo feita faz muito tempo. Agora todos os brasileiros, que na verdade descobriram o método, vão ficar aqui com o dedo na boca enquanto a grande indústria multi nacional se empodera e lança como sendo uma nova tecnologia sua.

Avatar
Cristiano jordao souza 31 de maio de 2021

Boa tarde o que eu espero é só evolução

Avatar
FERNANDO de Magalhaes 31 de maio de 2021

Completaram mais de 30 dias e não recebi meu roteador .
Aguardo rastreio do correio .

Avatar
Almério Santos 31 de maio de 2021

WHAT????

Avatar
31 de maio de 2021

Bem colocado! “Sopa no mel”. Isto é, vão estragar a sopa e, de quebra, estragam o mel. Essa história de “armazenar hidrogênio” ainda não foi resolvida a contento. Custo alto e falta de segurança. Imagine um acidente com o carro armazenando hirogênio. Veja a história do Zepelin.

Avatar
André Pereira da Silva 31 de maio de 2021

Sopa no mel para quem ?

Só na colônia Brasil, as vantagens do uso de hidrogênio como combustível ficam para os donos de postos de combustível e para os usineiros…

Avatar
MARCELO RODRIGO DE OLIVEIRA MONTES 31 de maio de 2021

Por que? Qual o racional?
Agradeço se tiver referências para leitura, por favor.

Avatar
marcos de sousa barros 31 de maio de 2021

Tirar hidrogênio da água ninguém tem interesse.
Porque será?

Avatar
SOCRATES DE SOUZA CONSENTINO 31 de maio de 2021

Gostei do hidrogênio. Mas prefiro no carro, pra não dar esse gostinho pra dono de posto e usineiro

Avatar
João Batista De França 31 de maio de 2021

Gostei da ideia de tirar o hidrogênio já no tanque do posto

Avatar
Roni oliver 31 de maio de 2021

Gostaria muito de acreditar q estás soluções seja do etanol, hidrogênio e veículos elétricos iriam deixar o combustível mais acessível para a população, mas o que sempre está em jogo no Brasil é arrecadação de impostos, então vai acontecer igual o carro a álcool no passado q era um bom negócio, depois veio o carro a gás e dá-lhe impostos em cima, agora vai ser o elétrico e dá-lhe conta de luz ou aumento no imposto do carro não tem jeito com esses políticos.A solução é virar país de primeiro mundo e só.

Avatar
Uber do Pedro 31 de maio de 2021

Talvez, quando conseguimos conquistar a “independência do etanol” antes . Com Etanol a 5,50 e gasolina a 5,99 , um veículo desse não custará menos que 100 mil.

Avatar
Gilmar Antonio 31 de maio de 2021

100 mail hj já são os meia boca…carro com um pouco mais de segurança e conforto já passada e bastante disso….veja os preços dos SUV jeep,corola e o novo Ford….TD na casa de 150 mil os de entrada…em um carrinho!!!!

Avatar
Rodrigo Bilk 31 de maio de 2021

E o armazenamento do hidrogênio que é caro, complicado e perigoso, como farão nos carros?

Avatar
31 de maio de 2021

Não funciona assim. O hidrogênio “gerado” é queimado a seguir. Não é armazenado no carro.

Avatar
31 de maio de 2021

Claro, no caso dos postos “gerarem” para ser armazenado no carro. O mesmo não acontece com a célula a combustível, quando é queimado imediatamente.

Avatar
J. Ramos 1 de junho de 2021

Mesmo que ele fosse “queimado” no carro, o que não acontece, ele é combinado com oxigênio na célula de combustivel, gerando eletricidade e tendo como descarga….água! Ainda assim o hidrogênio tem que ser armazenado em tanques no carro, e é aí que mora o perigo!

Avatar
Lrc 31 de maio de 2021

Aí sim

Avatar
Erlon Santos 30 de maio de 2021

Carros elétricos com placa solar…. os carros ficam parados na rua sob o sol!
Garagens/estacionamentos com placas solares….aposto que reduziria muito o carregamento na tomada!

Avatar
Joaride 28 de maio de 2021

Qualquer combustível no Brasil ficará caro, pois o problema não é o valor do produto na fábrica, mas sim os impostos aplicados em cascata sobre o combustível. Eu penso, que para resolver essa questão de valor alto dos combustíveis, deveria ter um imposto único, desse percentual dividiria a fatia do governo federal, estadual e Municipal, assim os preços na bomba seria menor.

Avatar
Roberto Saldo Saldo Saldo 28 de maio de 2021

Bom dia a todos!
Eu tenho a célula sólida de combustível que faz essa transformação, comprei no Canada a mais de 5 anos, estou no Brasil a tres anos procurando parceiros para tocar esse projeto mas não consegui, se alguem conhecer alguma unuversidade disposta a entrar eu disponibilizaria o equipamento, tenho também os kits do carro e outras células menores, a grande pesa mais de uma tonelada e produz, 25KW/h de energia, esta célula pode traNSFORMAR QUALQUER COMBUSTÍVEL EM ENERGIA.

Avatar
Macioni Oliveira 31 de maio de 2021

A UFU em Uberlândia trabalha muito com energia complementar seria bom vc entrar em contato com eles vai que dá certo

Avatar
Bartolomeu 28 de maio de 2021

Ainda ñ se tornou popular o uso de hidrogênio e ja pensaram numa maneira de manter oconsumidor escravo.e isso mesmo somos ecara dependentes do etanol e o petróleo q inves de se manter em um preço fixo sobe toda semana do geito w vai.logo logo chega a 10 reais um litro de gasolina e alcool logo atrás.e que e obrasil é rico em petróleo imagina se ñ fosse.

Avatar
REINALDO DOS SANTOS SOUZA 27 de maio de 2021

Por que não extrair o hidrogênio da molécula da água?

Avatar
José Carlos Química Alves 27 de maio de 2021

Sou professor de química e, simplificadamente, a resposta é a seguinte: a água é uma substância muito estável, a quebra das ligações entre seus átomos é difícil, exigindo muita energia, quando comparada com a quebra entre os átomos existentes no etanol.

Avatar
Joao Rodrigues Assis 27 de maio de 2021

Siimm. A única forma viável seria aproveitar a operação das hidrelétricas em horários de baixo consumo e fazer eletrólise transportando este H2 para postos de abastecimento. Lembrar que a energia potencial da barragem já existe e ao invés de escoar está água, gerar energia bosta eletrólise seria uma opção.

Avatar
Samir 31 de maio de 2021

A questão principal do combustível será caro no Brasil não é a Petrobras, onde a gasolina sai por R$ 2,00. E a distribuidora com monopólio contra mais R$ 2,00 e mais o lucro do posto de combustível, essa empresa banca partidos e ninguém tire eles pq eles bancam partidos e bancam muita propaganda na tv, esse governo atual quer acabar com distribuição SP para uma empresa, eles querem que cada um.pode buscar o seu combustível direto na Petrobras sem nenhum envolvimento de empresa com monopólio, o valor ia baixar 50% no mínimo. Esse é o preço alto dos combustíveis no Brasil.

Avatar
31 de maio de 2021

O que o governo atual quer é entregar tudo para as multinacionais. Aí, antes de efetivar a entrega, os personagens tiram uma vultuosa parte para eles.

Avatar
JOSE ADALTO DIAS NETO 31 de maio de 2021

Existem pessoas que adaptaram kits em motos e carros para extrair da água. Todo o hidrogênio era consumido imediatamente.

Avatar
Luis Carlos Velazquez Pereda 27 de maio de 2021

A pergunta que cabe é a seguinte: abastecendo com etanol, que está muito caro, quantos km poderei rodar com células de hidrogênio, qual será o custo desse hidrogênio?

Avatar
Odeir 27 de maio de 2021

Simples a empresa alemã busca desesperadamente um caminho para continuar existindo. Com os elétricos puros ela está fora do mercado.

Avatar
Ricardo Dierks 27 de maio de 2021

Engano teu! A Bosch investe €400 milhões por ano em projetos de fornecimento na eletrificação automotiva!

Avatar
Felipe 27 de maio de 2021

600Km com 30L de Etanol

Avatar
Jarbas nunes 28 de maio de 2021

Como chegou a este resultado? Pode provar?

Avatar
Antonio Ragadali 30 de maio de 2021

Acredito que nesse caso ficaria o mesmo custo porque, certamente, esse processo de conversão encareceria muito o preço do combustível final. Sem contar que continuaríamos dependendo da cana, o que não seria o caso com o carro elétrico, que não demandaria tanta área agrícola para atender a demanda.

Avatar
JOSE ADALTO DIAS NETO 31 de maio de 2021

Carro elétrico vai sobrecarregar o sistema que já está enfadigadigado e tentando alta na energia e possíveis apagões. Hoje não se sente ainda pra são poucos rodando, mas com o tempo sofreremos as consequências.

Avatar
Ranulfo Pereira do Amaral 27 de maio de 2021

Dificil acreditar em alguma coisa inovadora neste pais,nada comeca barato e quando inicia termina sempre estorcivo e inacessivel,os administradores publicos dao um geito de torna-lo caro atraves de tributacoes exorbitantes.

Avatar
Lauro 27 de maio de 2021

Esse negócio não tem alto risco de explodir?

Avatar
Jeremias rafael de souza 27 de maio de 2021

Essa realidade e muito distante pra nos com todo o corporativismo influenciado

Avatar
Francisco de a c nascimento 27 de maio de 2021

Aí vem o desgraçado do político brasileiro e lasca um imposto encima . Acaba ficando mais caro do vinho importado .. Nos brasileiros estamos e fudido mesmo .

Avatar
WLADIMIR 27 de maio de 2021

Querem manter o monopólio do combustível a base de hidrogênio através de grandes conglomerados. Se é pra fazer hidrogênio e abastecer, já existe equipamento para fazer isso extraído da água nos próprios veículos. Não entenderam? Agora vai se tornar viável trabalhar com hidrogênio, antes era altamente perigoso

Avatar
Marcelo 27 de maio de 2021

Infelizmente esse país é feito de políticos safados e ladrões tudo que se pensa em ajudar a população em pouco tempo os safados arranja uma maneira de roubar.

Avatar
Carlos Vaz 31 de maio de 2021

Vamos acabar com os políticos. Não votando em nenhum deles.

Avatar
Enio 27 de maio de 2021

Basta extrair hidrogênio da água, querem e dificultar tudo para o brasileiro

Avatar
Rodrigo Ramos 27 de maio de 2021

Com certeza é um grande passo na evolução alto motiva.
Da mesma forma tá bem é possível retirar nitrogênio da água.
Levando em consideração a quantidade de água que já existe no etanol . Isso sem falar nos donos de postos de gasolina ambicioso.

Avatar
Magno Costa 27 de maio de 2021

O próprio mercado vai regularizar isso. Quando tivermos carros elétricos gastando bem pouco pra carregar e o a etanol custando muito mais pra abastecer o consumidor vai optar em comprar o elétrico que terá menos custo pra abastecimento e manutenção!
Só a Borch tá apostando nisso! O resto do mundo tá partindo pro elétrico incluindo o elétrico sem abastecimento com teto de painel solar. Essa ideia do etanol não vai vingar!

Avatar
Evandro Cerdeira Dos Santos 27 de maio de 2021

Vocês por acaso sabem quanto o metro cúbico do GNV sai da Petrobrás? R$0,80. Isso mesmo, oitenta centavos, pra chegar à mais de três reais são os impostos cobrados. Por isso qualquer energia que surgir que venha a movimentar qualquer tipo de veículo, o governo não vai deixar ficar “barato”, principalmente no Brasil, podem ter certeza.

Avatar
TIAGO FRANCISCO DE OLIVEIRA 27 de maio de 2021

O brasileiro está fadado a ser refém de um monopólio quando se pensava que estava se libertando do monopólio da Petrobras vêm eles e dizem que é impossível um carro elétrico a bateria. Então querem nos amarrar ao monopólio do etanol

Avatar
Flavio 27 de maio de 2021

Isso não resolve, mais cedo ou mais tarde o preço pra abastecer ficará tão caro qto a gasolina ou álcool.
Teria que ter um sistema que o veículo tem a opção de abastecer na própria casa do proprietário como elétrica, solar ou a ar comprimido.
Para não ficarmos reféns de usineiros ou do governo que aumentam o preço a todo instante.

Avatar
Silvio De Jesus Silva 27 de maio de 2021

Se vcs estão tão preocupado com a natureza vendam seus carros e motos e andem a pé já é um bom começo.s

Avatar
Josenilson dos santos souza 27 de maio de 2021

??????

Avatar
Ivair Matias 27 de maio de 2021

Isso não é nenhuma novidade. O hidrogênio precisa da mesma célula de combustível para ser convertido em eletricidade. A Honda chegou a desenvolver os dois sistemas de conversão de etanol (veículo e posto). Atualmente, não se sabe porque, ficou nós veículos com células a hidrogênio. Seguramente desenvolveu tecnologia para superar o risco, pois, o hidrogênio é altamente explosivo e muito perigoso para ser manuseado.
Como há muitas empresas desenvolvendo carros com células a hidrogênio, temos que correr para fazer a conversão do etanol no posto e salvar nosso combustível infelizmente o nosso congresso olha para o próprio umbigo ao invés de criar legislação e incentivo para favorecer isso.
Como sempre ficamos dependentes das multinacionais para cuidar de interesse que é nosso.

Avatar
Caetano Gomes 27 de maio de 2021

Encher o tanque com hidrogenio direto no posto, penso que é altamente perigoso. Pode ser mais caro mas abastecer o carro com etanol e a medida que for consumindo o carro o hidrogenio é produzido, evitando o estoque.

Avatar
Luiz Borges 27 de maio de 2021

Eu me lembro qdo apareceram os primeiros carros movidos a gàs: o gás era muito barato. Depois que muitos fizeram essa conversão, o preço do gás encareceu bastante, deixando todos com cara de otários. Essa é uma grande preocupação: o preço desse novo combustível ficar demasiadamente caro em não muitos anos.

Avatar
Raimundo Marinho 27 de maio de 2021

Olha se for pra economizar,vale tudo,eu sou taxista em Curitiba, estamos sofrendo muito com o preço do combustível,mais duvido que o governo vá deixar isso a acontecer sem encarecer demais.tomata que dê certo

Avatar
Adenilson 27 de maio de 2021

Genial, com certeza…porém como tudo no país tem alto custo para os brasileiros , tanto os carros quanto o preço do produto no tanque com certeza será salgado.

Avatar
Joel Segala Robinson 27 de maio de 2021

Está solução é genial.

Avatar
WALDEMIR MANOEL DE ALMEIDA JUNIOR 27 de maio de 2021

Tudo e qualquer coisa fantástica que saia da inteligência do Homem.. Para ajudar os pobres nunca vai vingar em benefício da população de renda baixa.. Moramos no Brasil.. Pais dos corruptos eles irão sempre arrumar um meio de aumentar os valores.. Pois paras os políticos e Supremos de nosso país só eles tem direito.. Então nunca vai vingar isso.. Lembram do gás natural.. Era a solução e agora tá caríssimo.. Sem contar que só bem em alguns estados..

Avatar
Marcio Brasil 27 de maio de 2021

E uma ótima ideia o único problema é, a que preço esse tipo de veiculo vai chegar até nós pois pelo que sabemos os híbridos ou elétricos são para poucos e esses aí a atender somente essa faixa de mercado que hoje é dos híbridos e elétricos ou seja a classe A pois a média é baixa estão fora desse mercado.

Avatar
Adalberto Aguiar portela 27 de maio de 2021

Eu concordo plenamente com você, já tem carro híbrido que faz mais de 50 km Por litro é só baratear.o preço e Ja será uma vantagem… más…no Brasil onde o carro popular já é mais de 50 mil…vai esperando…

Avatar
JURANDIR PAIXAO MARIA DA CONCEICAO PAIXAO VENANCIO 28 de maio de 2021

Que íbrido e esse que faz 50kml

Avatar
Reinaldo Rodrigues 27 de maio de 2021

Muito interessante essa matéria, só fico curioso ? sendo que o hidrogênio pode ser extraido da água para que continuar com o etanol, pra mim o seria interessante se esse (aparelho) o cidadão tivesse em casa, só abastecer o necessário.

Avatar
Joao Rodrigues Assis 27 de maio de 2021

Bem, extrair H2 da água, por eletrólise, consome mais do que ele irá render. Eletrólise durante o período de ponta seria possível juntos às hidrelétricas quando consumo é baixo, usando a energia gerada para gerar hidrogênio e transportar para os pontos de consumo.

Avatar
Epaminondas 26 de maio de 2021

Nenhuma pergunta ou resposta sensata. Só tem ignorante aqui. Pelo amor de Deus!

Avatar
Welder 26 de maio de 2021

De fato! Mas eu achei interessante, o benefício maior de fato vai ser para a natureza, fonte renovável deveria ser a fonte primária.

Avatar
Welder 27 de maio de 2021

Toda solução que beneficia a natureza sempre merece espaço, se vir com o bônus de economia melhor ainda, toda inovação é uma boa ideia de investimento.

Avatar
Rogério Silva 27 de maio de 2021

A começar pelo Sr. Epaminondas que criticou e não acrescentou absolutamente nada como os demais que critica…

Avatar
Daniel 27 de maio de 2021

Então faça uma pergunta inteligente e não fique bancando o ogro…

Avatar
Jaime 26 de maio de 2021

O problema do carro eletrico é a automia e o carregamento da bateria.
A melhor maneira seria cada carro ter um gerador movido pelo proprio movimento da roda e assim fazendo o carregamento da bateria susessivamente.

Avatar
Klebert 27 de maio de 2021

Eu sempre pensei nisso, esses engenheiros não pensam assim , porque será que não inventaram isso ainda ?

Avatar
Carlos José de Sousa santos 26 de maio de 2021

A solução é carro híbrido que carregue a própria bateria, que pode viajar sem o risco de ficar na estrada, usando um motor menor a combustão nós intervalos

Avatar
Augusto César Motta 26 de maio de 2021

O hidrogênio é um gás perigoso para se manipular. Ele é inodoro e muito explosivo ao se combinar com o oxigênio do ar. Acredito que o reservatório de aço para armazenar o hidrogênio seja muito mais pesado do que a celula de combustível e muitíssimo mais perigoso também. Um eventual vazamento pode ser fatal para os ocupantes do veículo e os ocupantes dos outros veículos próximos. Essa é uma péssima ideia. Melhor é ter celulas de combustível a etanol instaladas nos próprios veículos, celular dotadas de sensores de segurança que a desliguem em caso de um eventual vazamento. Desligada ela pararia imediatamente o processo quimico de conversão elétrica. HIDROGÊNIO NÃO!

Avatar
Paulo A Franke 26 de maio de 2021

Surrealmente tupiniquim passar pelo etanol, para produzir o hidrogênio das células eletroquímicas. O rendimento energético da produção de etanol através da cana de açúcar é pífio, estarrecedor: 0,20%. Repetindo: apenas zero vírgula vinte por cento da energia solar que incide sobre um canavial é transformado em energia, em um litro de etanol hidratado. Painéis fotovoltaicos e eletrolisadores são 40 (quarenta) vezes mais eficientes, para transformar energia solar em hidrogênio. Como bem disse o Papa Francisco, cana de açúcar no Brasil é para fazer cachaça, e não hidrogênio.

Avatar
Moreno 26 de maio de 2021

Bom que extrai o hidrogênio da água que eles misturam no etanol em posto, aí fica top.

Avatar
sergio barboza 26 de maio de 2021

Com todos os carros sendo elétricos,de on de vamos tirar energia para abastece-los?

Avatar
Danclair Soares Figueira 26 de maio de 2021

Vocês lembram que o GNV era jogado fora hoje aqui no rio de janeiro está 4 reais,da para entender, tudo que se faz em favor do povo brasileiro tem corupsao, infelizmente.

Avatar
Igor de azevedo freitas 26 de maio de 2021

Ainda se joga muito gnv fora nos queimadores das refunarias das plataformas de petroleo e etc

Avatar
Eduardo 26 de maio de 2021

Gnv em 2000…2001 eu lembro era R$0,79 aí deram desculpa que aumentava por ser atrelado à variação do petróleo…agora me fala o que tem a ver o Gás NATURAL com petróleo?

Avatar
José 31 de maio de 2021

O que tem?
O GNV é extraído do petróleo!?

Avatar
Eduardo braz 26 de maio de 2021

Com o Gnv foi o mesmo oba-oba na época, lembro-me que em 2000…2001 custava em torno de R$0,79; depois começaram a dar a desculpa, que tava aumentando por ser atrelado à cotação do petróleo…aí me fala: o que tem a ver o Gás NATURAL com o Petróleo? Vai ser a mesma coisa agora, daqui a pouco vão começar a inventar historinhas…

Avatar
Citonio Inácio da Silva 30 de maio de 2021

Eu tive.um Chevette 86 e. Andei com gaz por quatro tinha um sistema argentino andava com dois bujão de GLP com sistema de vavula de segurança quando acabava um bujão passava para o. Outro e. Tinha muito carro com.esse sistema rodava 500 KM e nunca vi falar e acidente com GAZ

Avatar
JURANDIR GUEDES 26 de maio de 2021

A idéia parece ser ótima. O grande problema, é que a máfia dos cartéis do combustível, movida por extrema ganância, não permitirá que haja sustentabilidade do projeto. Antes, em conluio com seus “pares”, criarão o fim desse benefício.
A realidade é essa.

Avatar
Welder 27 de maio de 2021

Com certeza, porém como toda empresa é necessária inovar, e cada empresa vai querer uma fatia do bolo, e essa fatia só é menor para as empresas petrolíferas se nós consumidores buscarmos incentivar o novo

Avatar
Roberto Brandão 26 de maio de 2021

Brasileiros, entendam algo, caso seja criado carro movido a água, só será permitida água fornecida pela Petrobrás a preço da gasolina atual…kkk

Avatar
Dider Vieira 26 de maio de 2021

Não adianta, procurar meios para ficar mais barato para o consumidor,e viabilizar um tipo de combustível mais barato, nem mesmo o carro elétrico, a máquina administrativa da União e dos estados é muito cara, todos que se produz junto Brasil é para pagar funcionários públicos e corrupção, como diz Paulo Guedes, a máquina engole tudo, engole até mesmo o povo brasileiro.

Avatar
Geraldo Gomes 27 de maio de 2021

Concordo mas na pratica não funciona pois todo dinheiro economizado diminuindo a máquina pública não é revertido em diminuição de impostos ou obras e sim em aumento da corrupção. As privatizações só resultaram em maior custos aos brasileiros pois um serviço que pagamos ao governo agora continuamos pagando a ele e também a iniciativa privada, ou seja, pagamos duas vezes pelos os mesmos serviços.

Avatar
José 31 de maio de 2021

??????

Avatar
Geraldo Gomes 26 de maio de 2021

Quando se retira o hidrogênio do álcool qual o resíduo que se produz? A eficiência é melhor que a combustão do álcool diretamente?

Avatar
Flamel 26 de maio de 2021

O resultado da queima do hidrogênio é vapor de água, daí a vantagem

Avatar
Welder 27 de maio de 2021

O álcool é a moleca OH, retirando o hidrogênio o resíduo é oxigênio, que pode ser usado até mesmo nos hospitais. A eficiência pode ser maior, ja que o hidrogênio é usado até mesmo em fissão nuclear para produção de bombas nucleares por exemplo. Algo distante talvez, mas possível.

Avatar
Geraldo Gomes 27 de maio de 2021

O pessoal não entendeu, não perguntei sobre a queima do hidrogênio e sim do álcool, visto que nele tem cadeias de carbono, então ao retirar o hidrogênio produz algum composto orgânico.

Avatar
HELTON FERREIRA PINTO 26 de maio de 2021

TUDO no final e a corrupção que atrapalha . Se rolbasem só os ovos sobraria muito dinheiro ainda mas roubam até a galinha daí não sobra nada .

Avatar
Arlindo Gomes Neto 26 de maio de 2021

Concordo plenamente o diabo sempre é a maldita ganancia.

Avatar
Pimenta 26 de maio de 2021

O negócio é o veículo elétrico movido a energia solar, assim acaba a malandragem dos combustíveis no Brasil e no mundo.

Avatar
José Maria Cristovam 26 de maio de 2021

Meus amigos se o Brasil conseguir fabricar carros movido a luz solar, a maioaria do povo brasileiro ficariam no escuro, nunca teremos controle na corrupção.

Avatar
Regivan 26 de maio de 2021

Mas aí a Petrobrás vai começar a cobrar pelo sol q carrega os peineis

Avatar
Marcelo Jose Gonçalves Melo, 26 de maio de 2021

Tudo é sonho no momento, de realidade só temos mesmo carros elétricos CARÍSSIMOS as perigosas,pesadas e de carregamento demorado, as baterias íons- lítio.

Avatar
Gulherme Marshall 26 de maio de 2021

Este projeto e perfeito para nossas longas distancias brasileiras. O que não acontece com os carros eletricos que são para as pequenas distancias europeias.
Mas ai nos teriamos que “peitar” este projeto ja que as fabricas de origem dos carros não se interesariam em desenvolve-los.

Avatar
Alberto 26 de maio de 2021

Autopapo furado

Avatar
Walter Strassburger Junior 26 de maio de 2021

Porquê não produzir a energia elétrica diretamente na Usina onde é fabricado o etanol, e investir em baterias e carregamento mais rápido, so lembrando que o hidrogênio é inflamável e explosivo

Avatar
Aldino 26 de maio de 2021

A gasolina o gás o álcool tambem

Avatar
Welder 27 de maio de 2021

Gasolina é inflamável e perigosa, também na nossa saúde. O hidrogênio é uma solução talvez mais inflamável e perigosa, mas que é uma solução que vai permitir que possamos pelo menos reduzir o custo de vida futuro com tratamento de câncer de pele e pulmonar.

Avatar
Emanuel Góis 26 de maio de 2021

Boris, boa tarde. Você já tem ideia dê quando teremos tal equipamento nos carros ou nos postos??? Você sabe dizer se os carros atuais poderiam ser transformados para receber o hidrogênio???

Avatar
Pedro Santana de Jesus 26 de maio de 2021

Ninguém aguenta mais esses preços abusivos dos combustíveis…
Está demorando muito a chegada de novas alternativas…

Avatar
Welder 27 de maio de 2021

Até lá, façamos nosso papel de consumidor consciente, usamos mais o transporte público e outros meios de locomoção

Avatar
Miro Peixoto 26 de maio de 2021

Porque o Brasil que ser diferente do mundo, para manter a mamata dos usineiros e do parlamentares comprados e o gado que pague a conta, chega de tecnologia ultrapassada, vamos migrar para algo sustentável, que usem as terras das usinas para produzir cereais e energia solar / eólica e parem de inventar a roda.

Avatar
CARLOS EDUARDO SAMPEL 26 de maio de 2021

Acho muito melhor o equipamento no próprio automóvel, assim garante independência do proprietário do veículo que poderá abastecer em qualquer lugar independente do posto ter ou não o hidrogênio.

Avatar
Augusto César Motta. 26 de maio de 2021

Concordo totalmente! Além de tudo isso que você disse existe um elevado risco de explosão do hidrogênio armazenado no veículo. A célula de combustivel elimina esse risco pois não há armazenamento do H2!

Avatar
FRANCISCO PAULO THOMAZINI 26 de maio de 2021

É ESTA NA HORA DE PROCURARMOS ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR, OS PROBLEMAS RESULTADOS DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. ACABAR COM GRUPOS DENTRO DESTAS CADEIAS, GRANDES CARTÉIS QUE ENCARECEM O PRODUTO. SEI QUE JA EXISTEM MUITOS SISTEMAS PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA, NÃO TENHO NENHUM CONHECIMENTO TÉCNICO E SISTEMAS. HIDROGÊNIO É UMA ÓTIMO IDEIA, CABE DESENVOLVER COMO ARMAZENAR EM RECEPIENTE COM MUITA SEGURANÇA, POIS SE TORNA UMA BOMBA EM MOVIMENTO. ??

Avatar
JOSERI TRANT DE MIRANDA 26 de maio de 2021

Por que não desenvolver um pequeno motor a etanol, que moverá um gerador, o qual fornecerá energia elétrica para o motor de tração do veículo? Assim funcionam as locomotivas diesel-eletricas.

Avatar
ROBERVAL PEREIRA BERTI 26 de maio de 2021

Perfeito, não precisa nem ser desenvolvido, motor de moto um cilindro…

Avatar
Marlon 26 de maio de 2021

Não querem perder a mamata do etanol. O que adianta ter essa tecnologia ao abastecer com etanol e custar 8 reais o litro kkkkk piada … Brasil ao contrário do resto do mundo . Todos indo para eletrificação e o Brasil nada kkkk

Avatar
Ramon 26 de maio de 2021

Que insistência num barco furado… O mundo inteiro está indo pro elétrico, mas o Boris Feldman insiste em ir na contramão. As cadeias produtivas mundiais estão se adaptando ao elétrico, não tem como o Brasil ser o diferente. O etanol pode ser usado pra bioplasticos e outros quimicos renovaveis, mas pra carro está com os dias contados

Avatar
Daniel santos braga 26 de maio de 2021

Tivemos por algum tempo a produção de hidrogênio veicular criação de Júlio o hidrogênio gerado no próprio carro junto com o etanol dava uma economia de até 70% sem poluição ideal para o Brasil porque não aproveitam esse projeto de um Brasileiro

Avatar
Danilo 26 de maio de 2021

Só falta inventar um tanque seguro pra armazenamento de hidrogênio. Eu inventei uma viagem segura para o sistema solar de Betelgeuse, só falta inventar e desenvolver a nave espacial ????

Avatar
Nelson Madeira Junior 26 de maio de 2021

Excelente ideia, não polui e o conbustivel é brasileiro, renovável e gera emprego.evolução!!!

Avatar
LUIZ CARLOS REPA 26 de maio de 2021

Hidrogênio armazenado é uma bomba. Altamente instável. Pode e vai explodir.
Para ser seguro deve ser extraído no momento de seu uso.

Avatar
Augusto César Motta 26 de maio de 2021

Concordo totalmente! O H2 é muito perigoso de se guardar. A possibilidade de explosões e muito grande.

Avatar
Kleber da Rosa Brandão 26 de maio de 2021

Aí, vem o governo, sócio ou que se coloca como dono do produto, lança, 30% ou mais no hidrogênio e pronto, resolvido, a mamadeira parte 3, da gasolina, que antes era gasolina e postos, batizava, governo, autorizou o batismo, legalizado e tributado na gasolina e álcool, misturado. E compramos gasolina, como se fosse, aí bem hidrogênio ou elétrico, que inicialmente é caro e posteriormente, vem a tributação. Brasil a política é absurda, a natureza exploratória.

Avatar
Celio Santos 26 de maio de 2021

Para alguns casos pode ser uma alternativa ótima, por exemplo para caminhões de longo percurso por esse Brazilzão de lonjuras sertanejas, todo lugarejo que tem um posto de combustivel vai ser um ponto viavel de abastecimento, sem falar nas usinas de alcool do interior, o aspecto de logistica é complexo para distribuir eletricidade, tá certo que se usar energia solar muda tudo…

Avatar
Francisco Bittencourt Neto 26 de maio de 2021

Mais uma maneira de nós fazer abastecer em postos….sim,porque abastecer elétrico em casa enquanto dorme não dá lucro pra muita gente!!

Avatar
Celio Santos 26 de maio de 2021

Para alguns casos pode ser uma alternativa ótima, por exemplo para caminhões de longo percurso por esse Brazilzão de lonjuras sertanejas, todo lugarejo que tem um posto de combustivel vai ser um ponto viavel de abastecimento, sem falar nas usinas de alcool do interior, o aspecto de logistica é complexo para distribuir eletricidade, tá certo que se usar energia solar muda tudo…

Avatar
Zeca Muricy 26 de maio de 2021

Que iideia de girico é essa!!! Se podemos produzir hidrogênio a partir da água!!! Plantar cana produzir álcool e daí hidrogênio???

Avatar
Celio Santos 26 de maio de 2021

Hãhã … sim todos os cientistas envolvidos e empresas gigantescas que estão trabalhando nisso são giricos. Eu que não sou nenhum sabio das Arabias fiz umas contas basicas e acredito que é uma ótima alternativa se fizer fuel cell de etanol com custo razoavel.

Avatar
Mauro 26 de maio de 2021

Como a música do Legião urbana o Futuro não é mais como era antigamente
e irreversível as mudanças para carros elétricos vai mudar nossas vidas a nível mundial

Avatar
Andre 26 de maio de 2021

E o jeitinho,dos mafiosos brasileiro,continuar com o monopólio,do combustível…
Temos um sistema de governo, que do ferra os brasileiros,e isso não vai mudar,pois quem controla o Brasil, são um grupo de empresário, banqueiros,e traficantes..

Avatar
André Pereira da Silva 31 de maio de 2021

E agora, milicianos…

Avatar
GIOVANI MASCARENHAS SAMPAIO 26 de maio de 2021

Vamos continuar pagando frete e alimentando o sistema atual de combustíveis que sempre foi muito caro.

Avatar
Paulinho 26 de maio de 2021

Estamos na contramão, o mundo está indo no rumo das baterias, e nós brasileiros no rumo das gambiarras, temos que pensar a nivel global, montar carros que possam rodar e serem vendidos em qualquer lugar do mundo.4

Avatar
Jorge 26 de maio de 2021

Meu Deus! que mundo insano estamos vivendo!! temos um carro à combustão convencional – à álcool desde 1979- que é ecologicamente correto mas, foi abandonado. Recentemente uma multinacional desistiu de concluir um projeto de motor movido exclusivamente com esse combustível, o que seria ótimo pois com os ajustes de taxa de compressão maior iria fazer com que o consumo melhorasse. Já imaginaram esse carro Fuel-Cell – o valor de revenda – com esse trambolho de célula de combustível ? vai ser um carro descartável ! Num futuro próximo, só os ricos vão poder ter carro.

Avatar
José B C Bueno 26 de maio de 2021

Nos anos 70 um francês trouxe um projeto de um motor a vapor de etanol perfazia mais de 40 Km por litro.
Logicamente o Governo Brasileiro não demonstrou interessante.

Avatar
Silvio De Jesus Silva 27 de maio de 2021

E o governo da França adotou essa idéia amigo claro que não ninguém é bobo nem o governo brasileiro.

Avatar
Paulo Cesar Nunes Monteiro 26 de maio de 2021

Todo mundo indo carro elétrico mais um plano mirabolante !

Avatar
MARCIO FERNANDES FIGUEIREDO 25 de maio de 2021

Boa noite!
Em outro AUTOPAPO,este conversor é mais leve,barato e menor do que o compressor para o gás.Resta, então, convencer as redes de postos, hoje restritas à Petrobras, Ipiranga e algumas independentes, adquirirem o equipamento para viabilizar o abastecimento.

Avatar
Jefferson 25 de maio de 2021

Excelente ideia! A Nissan já fez testes iniciais, aqui no Brasil, com o seu SOFC (Solid Oxide Fuel Cell) e obteve bons resultados preliminares.
O desenvolvimento do SOFC continua nos EUA e também aqui no Brasil, em parceria da Nissan com a UNICAMP.

Avatar
Gilvan Almeida Nunes 31 de maio de 2021

Essa discussão e irrelevante por essa só pras próximas gerações porque essa vírus vai levar por baixo a metade até agente se recompor aja tempo

Avatar
Deixe um comentário