FCA e PSA: Fusão das fusões. Nos EUA: Honda e GM

Fusões agitam a indústria automobilística mundial: mais duas parcerias, da FCA com s PSA e da Honda com a GM, já foram anunciadas

Por Boris Feldman17/09/20 às 21h31

A palavra de ordem na indústria automobilística mundial são as fusões e parcerias para aumentar o volume de unidades produzidas, reduzindo-se o custo do desenvolvimento do projeto com componentes comuns a vários modelos.

Já estão até anunciando a fusão das fusões: ou seja, a FCA, Fiat-Chrysler, se unindo à PSA, Peugeot-Citroën. Das quatro, surge a nova Stellantis.

E, neste mês, uma norte-americana com uma japonesa, Honda e GM, vão trocar figurinhas no mercado dos EUA. A japonesa já anunciou que seus carros terão, naquele mercado, o sistema OnStar da GM.

E também vai pegar uma carona do know-how da GM em grandes picapes e utilitários esportivos.

Volante de um carro da Fiat junto de outro da Peugeot com as logos da FCA e PSA simulando uma fusão das marcas
“Fusão das fusões” está acontecendo entre FCA e PSA, e Honda e General Motors (Foto: montagem André Almeida | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    BRUNO ALVES VASCONCELOS 19 de setembro de 2020

    Fiat Strada é a Pickup MAIS ROUBUSTA E DURÁVEL do mercado, tanto em suspensão quanto motor… Os antigos Palios e Unos são em maior quantidade nas cidades do que Gol.. Parabens FCA + PSA, amo as duas, Tenho Citroen Picasso manual A 5 ANOS E SÓ ALEGRIA 🙂 tem todas as peças no mercado livre e todo mecanico sabe mexer, e não dá problemas a mais (versão manual)

  • Avatar
    Gilberto Luiz Bernardini 18 de setembro de 2020

    GM e Honda uma ótima parceria, são duas montadoras com uma boa administração atualmente, oferecendo produtos modernos nos mercados que atuam, essa parceria pode ocasionar uma fusão futuramente muito boa para o mercado mundial.

    • Avatar
      Ari costa 22 de setembro de 2020

      Estão em decadencia, isso sim.

  • Avatar
    Faverovisk 17 de setembro de 2020

    Não são todas as fusões automobilísticas que dão em bons resultados.
    A fusão da VW com a Ford foi um fracasso.
    A Fiat + Chrysler = FCA foi positiva. Mas creio que a FCA + PSA não dará bons frutos porque você nunca viu carros franceses rodando nos EUA, sabe porquê? Não são veículos fortes e duráveis, mesmo aqui no Brasil a Peugeot demorou muitos anos para acertar seus veículos para condições climáticas daqui, acertando somente a partir de 2014. Os carros são frágeis e sua manutenção é muito honerosa, por exemplo as peças de um Citroen são mais custosas que as de uma Mercedes, isto é dito em diversos Sites na Internet.
    Já Honda + GM tem tudo para ser um sucesso, apesar que os carros desta japonesa são de design horripilantes, observe bem a frente dos Hondas com aqueles cromados ridículos parecendo carros chineses….

    • Avatar
      Rafael 18 de setembro de 2020

      Você acha que os carros americanos são “fortes e duráveis”? Pois saiba que não são. Eles são cuidados. Não é atoa que os preferidos estão sendo os japoneses. Carro americano tem acabamento semelhante aos carros brasileiros. Entre em um mustang, camaro… depois entre em um bmw. Já a Peugeot está no mesmo nível da Fiat. Nem de mais, nem de menos.

    • Avatar
      RVSPL 18 de setembro de 2020

      Eu tenho um Citroen desde 0km, nunca me deu dor de cabeça, e a manutenção fica na média de qualquer outra marca “popular”, quanto a não ser durável… meu Aircross foi comprado em 2013, só parei em oficina pra fazer revisões, e manutenção preventiva… Esse tipo de preconceito que brasileiro tem, além de ser ridículo, só prejudica o consumidor, concentrando as vendas em 4 ou 5 marcas, isso acaba com a concorrência, que deveria fazer o preço dos carros, e das peças caírem… Enfim, só uma dica…

    • Avatar
      Paulo 18 de setembro de 2020

      Quanta falácia…

    • Avatar
      Jhonas Guedes 18 de setembro de 2020

      Não faça comentários do que você não tem conhecimento, sou mecânico e proprietário de veículos tanto Peugeot quanto Renault, os carros são muito duráveis, o que falta na maioria das vezes são os cuidados dos proprietários que não efetuam às manutenções corretamente, enquanto as peças, veículos Peugeot e Citroen a partir de 2005, tem peças de fácil acesso e preço muita das vezes mais em conta que um VW.

    • Avatar
      Cvbb@hjot.com 18 de setembro de 2020

      Design do honda, procinpalmente as traseiras

    • Avatar
      Marcelo 19 de setembro de 2020

      Qual Peugeot e qual Citroën você teve? E quais peças foram onerosas?

    • Avatar
      BRUNO ALVES VASCONCELOS 19 de setembro de 2020

      Fiat Strada é a Pickup MAIS ROUBUSTA E DURÁVEL do mercado, tanto em suspensão quanto motor… Veja os antigos Palios e Unos em maior quantidade nas cidades do que Gol.. como tem gente q fala mehda pela internet.. consulta um mecanico de rua pra confirmar o q falei

    • Avatar
      Luciano 22 de setembro de 2020

      Peças da Citroen mais caras que da Mercedes? É cada uma que a gente lê. Tive um C3 e as peças tinham mais ou menos o mesmo preço que as peças de um Gol que tive na mesma época e as revisões na concessionária eram mais BARATAS que as do Gol.

Avatar
Deixe um comentário