FCA e PSA: Fusão das fusões. Nos EUA: Honda e GM

Fusões agitam a indústria automobilística mundial: mais duas parcerias, da FCA com s PSA e da Honda com a GM, já foram anunciadas

volante carro fiat volante peugeot logo fca psa fotomontagem fusao parceria
Volante de um carro da Fiat junto de outro da Peugeot com as logos da FCA e PSA simulando uma fusão das marcas (Foto: montagem André Almeida | AutoPapo)
Por Boris Feldman
17 de setembro de 2020 21:31

A palavra de ordem na indústria automobilística mundial são as fusões e parcerias para aumentar o volume de unidades produzidas, reduzindo-se o custo do desenvolvimento do projeto com componentes comuns a vários modelos.

Já estão até anunciando a fusão das fusões: ou seja, a FCA, Fiat-Chrysler, se unindo à PSA, Peugeot-Citroën. Das quatro, surge a nova Stellantis.

E, neste mês, uma norte-americana com uma japonesa, Honda e GM, vão trocar figurinhas no mercado dos EUA. A japonesa já anunciou que seus carros terão, naquele mercado, o sistema OnStar da GM.

E também vai pegar uma carona do know-how da GM em grandes picapes e utilitários esportivos.

Volante de um carro da Fiat junto de outro da Peugeot com as logos da FCA e PSA simulando uma fusão das marcas
“Fusão das fusões” está acontecendo entre FCA e PSA, e Honda e General Motors (Foto: montagem André Almeida | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
BRUNO ALVES VASCONCELOS 19 de setembro de 2020

Fiat Strada é a Pickup MAIS ROUBUSTA E DURÁVEL do mercado, tanto em suspensão quanto motor… Os antigos Palios e Unos são em maior quantidade nas cidades do que Gol.. Parabens FCA + PSA, amo as duas, Tenho Citroen Picasso manual A 5 ANOS E SÓ ALEGRIA 🙂 tem todas as peças no mercado livre e todo mecanico sabe mexer, e não dá problemas a mais (versão manual)

Avatar
Gilberto Luiz Bernardini 18 de setembro de 2020

GM e Honda uma ótima parceria, são duas montadoras com uma boa administração atualmente, oferecendo produtos modernos nos mercados que atuam, essa parceria pode ocasionar uma fusão futuramente muito boa para o mercado mundial.

Avatar
Ari costa 22 de setembro de 2020

Estão em decadencia, isso sim.

Avatar
Faverovisk 17 de setembro de 2020

Não são todas as fusões automobilísticas que dão em bons resultados.
A fusão da VW com a Ford foi um fracasso.
A Fiat + Chrysler = FCA foi positiva. Mas creio que a FCA + PSA não dará bons frutos porque você nunca viu carros franceses rodando nos EUA, sabe porquê? Não são veículos fortes e duráveis, mesmo aqui no Brasil a Peugeot demorou muitos anos para acertar seus veículos para condições climáticas daqui, acertando somente a partir de 2014. Os carros são frágeis e sua manutenção é muito honerosa, por exemplo as peças de um Citroen são mais custosas que as de uma Mercedes, isto é dito em diversos Sites na Internet.
Já Honda + GM tem tudo para ser um sucesso, apesar que os carros desta japonesa são de design horripilantes, observe bem a frente dos Hondas com aqueles cromados ridículos parecendo carros chineses….

Avatar
Rafael 18 de setembro de 2020

Você acha que os carros americanos são “fortes e duráveis”? Pois saiba que não são. Eles são cuidados. Não é atoa que os preferidos estão sendo os japoneses. Carro americano tem acabamento semelhante aos carros brasileiros. Entre em um mustang, camaro… depois entre em um bmw. Já a Peugeot está no mesmo nível da Fiat. Nem de mais, nem de menos.

Avatar
Paulo B. Jr 16 de novembro de 2020

Desculpe, mas isso não é real, todos que utilizei lá tem grandes diferenças, mesmo os modelos mundiais que podem ser encontrados aqui, diferenças que vão desde freio a disco nas 4 rodas, até suspensão independente (que exige uma estrutura mais reforçada), muitos modelos tem versão conversível que também exigem mais reforços estruturais , outros mimos quanto a isolação térmica e de ruídos, acabamento e até os pneus tem a banda de rodagem mais espessa etc…

Avatar
RVSPL 18 de setembro de 2020

Eu tenho um Citroen desde 0km, nunca me deu dor de cabeça, e a manutenção fica na média de qualquer outra marca “popular”, quanto a não ser durável… meu Aircross foi comprado em 2013, só parei em oficina pra fazer revisões, e manutenção preventiva… Esse tipo de preconceito que brasileiro tem, além de ser ridículo, só prejudica o consumidor, concentrando as vendas em 4 ou 5 marcas, isso acaba com a concorrência, que deveria fazer o preço dos carros, e das peças caírem… Enfim, só uma dica…

Avatar
Paulo 18 de setembro de 2020

Quanta falácia…

Avatar
Jhonas Guedes 18 de setembro de 2020

Não faça comentários do que você não tem conhecimento, sou mecânico e proprietário de veículos tanto Peugeot quanto Renault, os carros são muito duráveis, o que falta na maioria das vezes são os cuidados dos proprietários que não efetuam às manutenções corretamente, enquanto as peças, veículos Peugeot e Citroen a partir de 2005, tem peças de fácil acesso e preço muita das vezes mais em conta que um VW.

Avatar
Cvbb@hjot.com 18 de setembro de 2020

Design do honda, procinpalmente as traseiras

Avatar
Marcelo 19 de setembro de 2020

Qual Peugeot e qual Citroën você teve? E quais peças foram onerosas?

Avatar
BRUNO ALVES VASCONCELOS 19 de setembro de 2020

Fiat Strada é a Pickup MAIS ROUBUSTA E DURÁVEL do mercado, tanto em suspensão quanto motor… Veja os antigos Palios e Unos em maior quantidade nas cidades do que Gol.. como tem gente q fala mehda pela internet.. consulta um mecanico de rua pra confirmar o q falei

Avatar
Luciano 22 de setembro de 2020

Peças da Citroen mais caras que da Mercedes? É cada uma que a gente lê. Tive um C3 e as peças tinham mais ou menos o mesmo preço que as peças de um Gol que tive na mesma época e as revisões na concessionária eram mais BARATAS que as do Gol.

Avatar
Deixe um comentário