Garantia de motor e caixa por 3 meses: o que diz a lei?

Para estimular as vendas dos carros seminovos, as concessionárias adotam as medidas de garantia do usado por um certo período de tempo

garantia de carro: revisao fora de fabrica faz perder garantia
Por Guilherme Campos
Publicado em 13/02/2020 às 08h30

A compra de um carro zero traz inúmeras vantagens além do cheirinho do carro novo. E entre elas, a garantia que a fábrica oferece durante um, dois, três até cinco anos sem maiores preocupações para o dono do carro.

Mas volta e meia, algumas fábricas, para estimular as vendas dos usados em suas concessionárias, e assim incrementar também as vendas dos novos, estabelece planos especiais de assistência para os chamados seminovos.

É comum uma fábrica anunciar proteção total, de até um ano, na compra de um seminovo em suas concessionárias.

Mas vale a pena lembrar que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor qualquer empresa, concessionária ou não, é obrigada a oferecer garantia de todo o automóvel. E não somente de motor e caixa, como anunciam alguns pelo prazo de três meses.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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22 Comentários
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Altair de Souza 10 de dezembro de 2022

Troquei meu carro e peguei outro usado um Corolla e depois de umas duas semanas começou a acender as luz da injeção levei no mecânico ele disse que era problema na sonda lâmpada e realmente ela foi mexida está cheia de fita zolante e me parece que não pode por isso fica acendendo o estacionamento e obrigado me ressarcir ou não

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Robson de Oliveira lima 22 de julho de 2022

Olá comprei um carro de um concessionária no dia 21/07, no dia 22/07 fui até uma mecânica pra fazer um balanceamento e foi constatado que meu veículo não tem como fazer pois os dois eixos traseiros estao “empenado” neste caso fico na dúvida se a loja onde comprei é obrigada a pagar pelo serviço ou ela tem obrigação de pagar somente por moto e caixa do veículo, agradeço se me responder pois preciso resolver o mais rápido

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Luciana de Moura Escaranaro dos Santos 8 de setembro de 2021

Quero saber se posso responsabilizar a consecionaria por problemas no motor depois de sete meses com o veículo

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Andre da Silva 11 de junho de 2022

A garantia de agência de carros ou concessionária são de 3 meses. Motor e caixa. Então se passou deste tempo. O problema que aparecer não é de obrigação da loja.

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Eng. Bruno Ferreira 30 de junho de 2022

Não é tão simples assim. Importante entender algumas questões primeiro e analisar com calma.

1) foram sete meses, mas o carro ficou na mão de quem por esse período? Na mão do dono, ou na mão da concessionária?

2) “problema no motor” é uma definição muito aberta. Quais são os problemas?

3) identificados os problemas, necessário levantar a origem (manutenções feitas corretamente? É problema oriundo de sinistro?)

Tenhamos calma Srs. Nada na vida é tão superficial assim.

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Eliel 24 de fevereiro de 2021

Boa tarde comprei um carro de uma loja de venda de veículo,tem 6 meses durante a garantia de 3 meses o carro não apresentou problemas mas passados esses três meses o carro começou apresentar problemas a ponto que o carro já não anda mais e não conseguem descobrir o problema já gastei muito dinheiro já tentei um acordo com eles mas sem sucesso

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Odair martins lisboa 12 de janeiro de 2021

Comprei um caminhão tive que trocar radiador e alternador com menos de 15 dias tenho direito de receber na garantia do motor?

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Luciano Lucio 27 de dezembro de 2020

Comprei um veiculo em uma loja e me deram garantia de motor e cambio porem o carro aparentou uns defeitos demora a pegar barulho e trepidacão na direcão eles sao obrigados a arrumar o veiculo?,estou com ele a 4 dias

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Andre da Silva 11 de junho de 2022

Boa tarde Luciano, então se você está com o veículo a 4 dias ,você pode solicitar a loja o conserto do veículo que eles são obrigados a te atender. E se caso não consigam resolver seu problema. Eles tem que te dar outro veículo da mesma espécie que o outro e o valor mesmo tmb

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Eng. Bruno Ferreira 30 de junho de 2022

Antes de se definir a obrigação, define-se primeiro a origem do problema. Leve até a revendedora para que seja avaliado. Se a resposta for negativa, leve ao seu mecânico de confiança para ter uma segunda opinião

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Joaquim Neiva de Carvalho Neto 1 de dezembro de 2020

Boa tarde, comprei um veículo de pessoa jurídica, porém não se trata de concessionária de veículos, se trata de uma empresa direcionada ao setor de petróleo e gás, o veículo era utilizado por funcionários da empresa.
Tem menos de um mês que comprei e já apresenta alguns defeitos incluindo motor e caixa.
A empresa que me vendeu o veículo por não ser do ramo de venda de automóveis interfere em alguma coisa em eu gozar dos direitos de 3 meses de garantia?

Obrigado

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Andre da Silva 11 de junho de 2022

Boa tarde Joaquim, então como eles não são do ramo automotivo. Nem agência e nem concessionária eles não tem obrigação de te dar nenhuma garantia. Você pode até tentar ver com eles se eles pagam a metade do conserto. Mais aí é com eles.
Boa sorte!!

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José Severino luz da Silva 19 de maio de 2020

Comprei uma moto de um senhor e com dois meses e meio deu problema na caixa de câmbio gostaria de saber se ele tem que me renbolçar o valor gasto que é 600 reais se for respondido agradeço

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José Américo Barros 5 de agosto de 2021

Comprei um veículo dia 23/07,e o veículo quebrou a polia variavel do comando e foi diagnosticado pelo mecânico que foi feito um reparo na polia colando e não trocando por esse motivo quebrou.Comuniquei o proprietário ele disse que não pode fazer nada. Posso acionar juridicamente? Boa tarde

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Marco Aurélio 23 de março de 2020

Na compra em particulares, essa garantia e válida?

AutoPapo
AutoPapo 26 de março de 2020

Olá, Marco Aurélio

Se o carro foi adquirido de uma pessoa jurídica, concessionária ou não, a garantia estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) é de três meses para todo o produto.

Se foi comprado diretamente de uma pessoa física, então não se caracteriza uma relação de consumo e não existe responsabilidade do antigo dono, que não é obrigado a conceder garantia no caso de qualquer problema.

Neste caso, sem a proteção do CDC, o comprador teria que apelar para a justiça comum alegando má-fé e se pode prever uma longa ação contra o dono anterior, dentro do ritmo típico que evoluem as questões judiciais no Brasil.

Saiba mais em: https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/garantia-do-usado-concessionaria-pessoa/

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Elba Inacia Silvestre 24 de fevereiro de 2020

Comprei um carro em novembro do ano passado, com um mês estourou o motor, o lojista assumiu, fez o cabeçote, não me entregou nota de nada, ficou com o carro 30 dias para depois me entregar assim que peguei o carro fui testar travou o câmbio, agora já se passaram mais de 90 dias, ainda estou na garantia? O carro está quase com a mesma quilometragem de quando comprei pois ñ andei nele sempre aparece algum problema e no conserto do cabeçote deixaram vários parafusos soltos dentro do motor, sinal que fizeram de qualquer jeito só para me entregar e seguraram lá os trinta dias para acabar a garantia, o que posso fazer.

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Cecilia Battos 14 de fevereiro de 2020

Ford EcoEsport 2017 Titanium comprado zero no Uruguay está com problemas no câmbio powershift. Fará 3 anos, já feitas as 2 revisões em autorizada Ford lá no Uruguay onde está. No manual não consta garantia de câmbio! O manual Ford e a garantia não devem ser iguais em todos os países que o vendem?! Câmbio e motor não são itens obrigatórios de garantia ?! Hoje sabemos que esse câmbio dá problemas. Corremos o risco da Ford se negar a trocar? (13.02.2020)

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Audrei Sara 8 de fevereiro de 2021

Acabei de comprar uma Ecosport powershift o câmbio foi entendido para 7 anos de garantia e 10 anos o modelo, levei na autorizada e fizeram todos os testes nela pra mim gratuitamente , a minha segundo eles não apresentou problema no câmbio bem embreagem, apareceu outra coisinha porém o preço da Ford é terrivelmente alto? terei quê esperar pra fazer o serviço!!!

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Manuel 14 de fevereiro de 2020

…taí uma informação de grande valor e utilidade pública! Muuuito bom! Gostei!

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Cecilia Battos 14 de fevereiro de 2020

Ford EcoSport 2017 Titanium comprado zero no Uruguay apresenta problemas no câmbio powershift. Fará 3 anos, já feitas as 2 revisões em loja autorizada Ford lá np Uruguay onde está. No manual está que o câmbio não consta na garantia. Isso e possível?! Não é item obrigatório em garantia e em todos os países onde ele é vendido? (13.02.2020)

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Renato Tambara Neto 7 de julho de 2020

Cecília, em 2016 minha esposa fez a burrada de comprar uma Ecosport powershift. A garantia era a mesma que a sua no Uruguai. Troquei o câmbio ( embreagem, na verdade) 2 vezes em 3 anos. No começo deste ano , já fora da garantia, quebrou pela 3. vez. Fui até a concessionária e falei que tinha quebrado de novo, que eu não iria pagar. O dono da Concessionária falou : vou trocar sem custo nenhum a embreagem, fica tranquilo, quem fez esta porcaria de câmbio foi a Ford….. continue fazendo as revisões programadas que pelos próximos 5 anos no minimo eu troco sem custo pra você. Conheço pessoas que a Ford trocou a embreagem 6 anos após o término da garantia. Fica a dica

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