Gasolina de aviação também pode ser usada no automóvel?

Um leitor do AutoPapo pergunta se seria interessante utilizar gasolina de aviação em carros, pois ela tem octanagem superior

Por Boris Feldman 13/09/20 às 13h00
abastecendo aviao gasolina
abastecendo-avião-gasolina (Foto | Shutterstock)

Leitor do AutoPapo faz uma pergunta interessante: ele diz que a máxima octanagem da gasolina vendida nos postos é de 102 octanas, a Podium, da Petrobras e a Octapro da Ipiranga, mas ele sabe que motores de alta performance agradeceriam uma gasolina de octanagem ainda maior e que o pessoal que usa jet ski e algumas motos costumam abastecer com gasolina de aviação, que tem octanagem ainda superior, 130 octanas.

E ele pergunta: “por que não existe essa gasolina à venda no posto?”.

Por dois motivos: primeiro por ser exclusiva de aviões e helicópteros e comercializada apenas em aeroportos e heliportos. Em segundo lugar, por danificar o automóvel, porque essa gasolina de aviação contém chumbotetraetila, que provocaria um senhor estrago nos catalisadores dos automóveis.

abastecendo-avião-gasolina
Foto | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
60 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hélio 16 de janeiro de 2021

Eu perguntei sobre usar querosene de aviação em carros e não gasolina de aviação,gostaria que ver respondida a minha pergunta.

Avatar
Felipe Slalom 11 de dezembro de 2020

Gasolina?! Que nada! Abasteçam logo com R3d Bull, pois vão lhe dar asas!

Avatar
Luigi Rovani 1 de dezembro de 2020

Acho que faltou mencionar que isso com certeza é crime ambiental, já é demais ter que usar uma gasolina com chumbo em avião, mas aí tem uma exceção devido ao motor que não se daria bem com a que usa etanol. Mas usar gasolina com chumbo em um carro hoje em dia é um absurdo, dado a tamanha poluição desnecessária que o chumbo causa, levando a sérios danos ao SNC a longo prazo.

Avatar
Joaquim Vieira 19 de setembro de 2020

Pode ser usado disiel no carro flex e se não porque

Avatar
Se 20 de setembro de 2020

Pode sim.

Avatar
Cleiton 29 de setembro de 2020

Não, pois o motor flex é feito para gasolina, etanol ou mistura dos dois, em qualquer proporção, e só. O diesel não é produzido para funcionar com ciclo OTO (admissão, compressão, detonação por centelha e expansão e exaustão). Diesel é completamente diferente da gasolina/etanol, as especificações controlada são outras. Se usar, o motor vai parar e pode danificar. NÃO USE.

Avatar
Marcello 16 de setembro de 2020

Boa tarde!
Li no manual do Ônix que utilizando álcool, eu ganho alguns HP’s. E se eu utilizar a gasolina Podium, que tem uma octanagem maior, haverá, também, ganho de alguns HP’s no motor do Ônix?
Muito obrigado!
Marcello

Avatar
Erick Medeiros 16 de setembro de 2020

Então se o problema é catalisador, (equipamento disponível apenas em carros com injeção eletrônica) Pode- se usar essa gasolina em carros carburados, pois estes não possuem. Meter dessa gasosa num Opalão, Monzão (dos anos 80)…Maveco… Fuscão…deve ficar top demais!

Avatar
Cleiton 29 de setembro de 2020

E o meio ambiente, como é que fica com esse chumbo todo? Veja COSMOS Episódio 7, você vai saber porque o chumbo tem que ser banido.

Avatar
Gustavo 14 de setembro de 2020

Isso nos veículos de hoje pois meu pai tinha um Maverick V8 e ele usava gasolina de avião nele.

Avatar
Flávio Borba 14 de setembro de 2020

Desculpe a minha ignorância, ou desligamento.
Nunca havia me dado conta, que apesar do progresso, no uso de álcool na gasolina automotiva, continuamos inalando chumbo, das emissões da aviação de pequeno porte.

Avatar
Juca Bala 14 de setembro de 2020

Uso sempre que posso na minha bicicleta elétrica a jato não notei muita diferença, já que uso água deionizada no abastecimento.

Avatar
Paulo Gomes 14 de setembro de 2020

Passei a usar ela no meu Renegade e é só progresso. O carro responde que é uma beleza. Parei de sofrer quando ia pra roça, e esse fim de semana dei um rolê top num manguezal com ele passando por cima de tudo pick trator.

Avatar
Cleiton 29 de setembro de 2020

Me deu vergonha de ser um humano.

Avatar
Omar omeiri 7 de janeiro de 2021

Boa sorte, teu catalisador não dura uma semana

Avatar
Valter Filho 14 de setembro de 2020

O chumbotetraetila da gasolina de aviação pode estar poluindo todos os ambientes e, consequentemente, causar a doença provocada pelo chumbo?

Avatar
Paulo Cesar Valenga 14 de setembro de 2020

Na foto vemos um jato comercial em abastecimento. Motores de jato funcionam com querosene de aviação 🤦‍♂️ e não gasolina.

Avatar
Cleiton 29 de setembro de 2020

Boa Paulo! Motores a jato realmente usam QAV. Nada a ver com o assunto abordado.

Avatar
Leo Barreto 14 de setembro de 2020

Eu ja usei bastante, o carro ficava incrível. Mas é muito cara e difícil de comprar. Daí adquiri o Mr. Fusion e ficou ainda melhor, com a vantagem de conseguir abastecer em qualquer lixeira.

Avatar
ORLANDO 14 de setembro de 2020

No início dos motores a álcool (1982), usei muito o querosene de aviação numa proporção de 20% com o álcool, como aditivo. Diziam que a querosene evitaria a corrosão interna das partes do motor, que não tinham o preparo de hoje para evita-la.

Avatar
José Luiz Destro 14 de setembro de 2020

Olá bom dia, sou o José Luiz destro, tenho um Siena tetra fluel, e os mecânicos me disseram que se eu usar a gasolina da aviação em meu automóvel a vida útil do mesmo aumentaria.
Isso é real ou só ilusão ??

Avatar
Leandro 14 de setembro de 2020

Sempre coloquei no meu Marea Turbo e só pegou fogo uma vez

Avatar
Rodrigo 14 de setembro de 2020

Ainda bem que o Álcool que é usado no lugar do Chumbo como anti-detonante não estraga os catalisadores e os motores Kkkkkk
O real motivo é a política do Álcool

Avatar
Dionatas 14 de setembro de 2020

coloca pra ver quem sabe seu carro cria asas ai você não prescisa gastar com pneus.kkkk

Avatar
carlos f wanderley 14 de setembro de 2020

Não é só o problema do catalizador e da poluição maior. A gasolina com chumbo causa depósitos deste metal nos anéis, camisas, válvulas, assento das válvulas, cabeçote, velas etc. O que obrigaria a abrir o motor para limpar tudo. Imagine o custo. Aviões pequenos mudaram até para a gasolina podium no lugar da Avgas porque o próprio fabricante, bombardeiro, diz que não usar Avgas permite manutenção bem mais espaçada.

Avatar
Bruno 14 de setembro de 2020

Não existe fabricante de motor Bombardeiro, e não existe maior ou menor espaçamento entre revisões, uma vez que as manutenções de aeronaves são baseadas em determinadas horas voadas, e os únicos aviões que podem voar com outro tipo de gasolina que não a de aviação são os experimentais.
É corrigindo a matéria a gasolina de aviação para aeronaves civis tem octanagem de 100, a 130 é somente para uso militar.

Avatar
Wolnei messias 14 de setembro de 2020

Tive um fusca 72 , so usava gazolina azul e velas de barco champion americana. Nunca tive problema.

Avatar
Cleiton 29 de setembro de 2020

Os carros daquela época (Fusca, 147, …), antes da proibição do Chumbo Tetraetila, eram projetados contando com o chumbo na composição, para protegerem certos elementos móveis. Tanto é verdade, que começaram a falhar sem o chumbo. Mas é uma mudança para melhor, pensando no legado que deixamos para nossas crianças. Chumbo só é bom pra cima da bandidagem.

Avatar
Claudio 14 de setembro de 2020

Nos anos 70 usava misturar a Avgas com a péssima gasolina da época cuja octanagem era em média 72 octanas, mas hoje com gasolinas muito melhores e o etanol permitindo uma taxa de compressão elevada não se justifica sequer misturar, sem falar no preço entre 9 a 11 reais o litro.

Avatar
Paulo 14 de setembro de 2020

Gasolina de aviação???

Pode sim, dsd q se veic carburado seja redimensionados gicles, Venturi e difusor de ar…
No caso de injeção remapear o modulo de injeção…
O resto é blá blá blá.
Bom Dia

Avatar
Max 14 de setembro de 2020

O nosso etanol cheio de agua nao causa estrago nos catalizadores nao ne?👏👏👏

Avatar
Cleiton 29 de setembro de 2020

O etanol hidratado (AEHC) tem entre 95,1% e 96,0% de álcool (em volume a 20°C) e o resto é agua. Fique de olho no densímetro, obrigatório nas bombas, para não ser enganado.

Avatar
Romeu 14 de setembro de 2020

Falam isso como quem ta preocupado com performance utilizasse catalisador 😂

Avatar
Paulo 14 de setembro de 2020

😂😂😂
Boa
Bm
Isso

Avatar
Castro 14 de setembro de 2020

Meu tio comprava no pequeno aeroporto de Divinópolis e colocava uma pequena porcentagem na sua YBR125. A Moto ficava show de bola. Rodava bem e macio. Resultado após um tempo: o tanque de combustível furou de dentro para fora. Faço ideia o que deve ter acontecido nas demais peças do motor.

Avatar
carlos alberto wanderley 14 de setembro de 2020

Depósitos de chumbo. Detonam o motore demais metais.

Avatar
Bruno 14 de setembro de 2020

Gasolina de aviação não corrói tanque, água e gasolina batizada sim.

Avatar
pcm 14 de setembro de 2020

impossivel so existe essa gasolina em aeroportos!

Avatar
Marcelo 14 de setembro de 2020

Ja vi usar e em uma viagem de são Paulo a bh derreteu toda tubulação de combustível em um Marea turbo. Teve que trocar toda tubulação parecia que tinha pego muita temperatura a tubulação inrugou até não conseguir mais passar combustivel.

Avatar
Geovane 13 de setembro de 2020

Existe sim alguns problemas no uso de avgas em carros primeiro é o valor do litro que fica em torno de R$ 7,00 segundo e mais importante e que por ter uma base de chumbo ela cria depositos desse material nas velas e nas cabeças das válvulas, nos avioes os motores tem.inspecoes a cada 50 horas só pra limpeza desses componentes.

Avatar
BRUNO SOARES 13 de setembro de 2020

Apreciei maior conteúdo nos comentários do que na matéria pobre em sí, todo sistema aeronáutico, por mais seja aquelas “aeronaves” esperimental que no século passado usavam até o famoso AP, mas todas c/ redundância em todo o sistema mecânico e eletrônico. Além de ser projetado pra aguentar bem mais que um veículo comum de rua. Pelo meu (leigo) conhecimento um combustível com mais “força” de explosão/queima é provável sim reduzir a vida útil do motor, entretanto, quanto?
Eu não me atreveria abastecer com combustível assim um popular dos dias atuais.

Avatar
Luis 13 de setembro de 2020

Com respeito a combustível de aviaçao:

avioes a pistao: gasolina de aviação

aviões turbo helice ou jato: querosene de aviação

Com respeito ao uso da gasolina de aviação chamada de AVGAS em veiculos:

Tem na sua base CHUMBO e não ENXOFRE entao alguns componentes irao sentir….vai existir dentro do motor uma queima ideal porem bloco manual viela válvulas terão que suportar a pressão.

Vamos ao oleo lubrificante: LUBRIFICA RESFRIA E TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DETERGENTE FAZENDO A LIMPEZA DENTRO DO MOTOR TIPO RESTOS DA QUEIMA….nunca ouvi um especialista desses falarem da função DETERGENTE do óleo pois ela existe.

então o óleo não vai conseguir fazer a limpeza dos restos da queima da gasolina de aviação com chumbo pois ele é programado pra outro tipo de resíduos

Não sei precisar com qual km vc começaria a ter problemas. Não existe literatura a esse respeito

Avatar
Carlos 13 de setembro de 2020

Para ganho de potência, pode se usar o etanol, mas o ideal é que seja um carro com motor de taxa de compressão mais alta,( priorizando o etanol com melhor eficiência ), como é o caso da nova Strada 2021 da Fiat.

Avatar
Eduardo 13 de setembro de 2020

No Paraguai alguns postos de combustíveis vendem a gasolina de aviação com o nome ” gasolina turbo”, tem muita gente do Mato Grosso do Sul que abastece motos, jetski e carros esportivos com ela. Eu abasteçi o meu carro pra testar, não ficou mais rápido, não ganhou potência, porém ficou bem econômico. Mas é claro que com a cotação do dólar como está, mesmo gerando economia no consumo, não vale a pena. Mas pra quem tem motor de alta performance, vale a pena.

Avatar
Paulino,gatto neto 13 de setembro de 2020

Senhores eu trabalho no aeroporto de Gru e os aviões não usam gasolina e sim querosene.

Avatar
Claudio Volber 13 de setembro de 2020

Tem muitos aviões e helicópteros pequenos a gasolina!

Avatar
Cleber Ottaran moraes 13 de setembro de 2020

Aviões a pistão utilizam gasolina.

Avatar
José Roberto dos Santos 13 de setembro de 2020

Prezado Paulino,os jatos comerciais que operam no GRU são movidos a querosene;a matéria trata de outros tipos de aeronaves.

Avatar
pcm 14 de setembro de 2020

sou co- piloto correta sua resposta!

Avatar
Geraldo 13 de setembro de 2020

Aviões pequenos usam gasolina sim

Avatar
Paulo 14 de setembro de 2020

Excelente observação, mas acho q a pergunta em questão é sobre a famosa gasolina AZUL…
Querosene como bem lembrado pelo amigo são para reatores
👍👍👍

Avatar
6ix9iner 13 de setembro de 2020

Somente em carros a álcool ou os Flex mais modernos pq precisam de maior taxa de compressão…
A gasolina de avião é usada nos motores mais simples e menos potentes dos avioes portanto aqueles de aviões a hélice de pequeno..porte dos anos 60,70,80,90..monomotores em sua grande maioria e alguns poucos bimotores..

Avatar
Airton 13 de setembro de 2020

Então a aviação é que polui mais que automóvel ela tem mais chumbo que por sua vez esse poluente vem de cima para baixo tô errado foi o entendi???

Avatar
anderson 13 de setembro de 2020

Isso mesmo

Avatar
José de Faria Alvim 13 de setembro de 2020

A nova gasolina da Petrobras vai ser a mesma da Grid,ou continua diferente?

Avatar
Blazer 13 de setembro de 2020

E so tirar o catalizador e nao tera problema algum

Avatar
Eduardo Boaro 13 de setembro de 2020

O maior problema não é a danificação do catalizador ou do carro e si o valor do imposto que o governo adora cobrar em cima do brasileiro. Esse é o problema. No máximo os impostos não deveriam passar de 7% em qualquer produto.

Avatar
André 13 de setembro de 2020

Concordo. Já usei gasolina de aviação na minha moto. Ela andou muito mais e não houve nenhum problema

Avatar
Claudio Volber 13 de setembro de 2020

Gasolina de aviação estraga o catalisador, seu burro!
É ainda é extremamente tóxica.

Avatar
Falo msm 13 de setembro de 2020

Começa a usar com frequência pra vc ver

Avatar
Deixe um comentário