Gasolina de aviação também pode ser usada no automóvel?

Um leitor do AutoPapo pergunta se seria interessante utilizar gasolina de aviação em carros, pois ela tem octanagem superior

Por Boris Feldman13/09/20 às 13h00

Leitor do AutoPapo faz uma pergunta interessante: ele diz que a máxima octanagem da gasolina vendida nos postos é de 102 octanas, a Podium, da Petrobras e a Octapro da Ipiranga, mas ele sabe que motores de alta performance agradeceriam uma gasolina de octanagem ainda maior e que o pessoal que usa jet ski e algumas motos costumam abastecer com gasolina de aviação, que tem octanagem ainda superior, 130 octanas.

E ele pergunta: “por que não existe essa gasolina à venda no posto?”.

Por dois motivos: primeiro por ser exclusiva de aviões e helicópteros e comercializada apenas em aeroportos e heliportos. Em segundo lugar, por danificar o automóvel, porque essa gasolina de aviação contém chumbotetraetila, que provocaria um senhor estrago nos catalisadores dos automóveis.

abastecendo-avião-gasolina
Foto | Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
56 Comentários
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    Joaquim Vieira 19 de setembro de 2020

    Pode ser usado disiel no carro flex e se não porque

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      Se 20 de setembro de 2020

      Pode sim.

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      Cleiton 29 de setembro de 2020

      Não, pois o motor flex é feito para gasolina, etanol ou mistura dos dois, em qualquer proporção, e só. O diesel não é produzido para funcionar com ciclo OTO (admissão, compressão, detonação por centelha e expansão e exaustão). Diesel é completamente diferente da gasolina/etanol, as especificações controlada são outras. Se usar, o motor vai parar e pode danificar. NÃO USE.

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    Marcello 16 de setembro de 2020

    Boa tarde!
    Li no manual do Ônix que utilizando álcool, eu ganho alguns HP’s. E se eu utilizar a gasolina Podium, que tem uma octanagem maior, haverá, também, ganho de alguns HP’s no motor do Ônix?
    Muito obrigado!
    Marcello

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    Erick Medeiros 16 de setembro de 2020

    Então se o problema é catalisador, (equipamento disponível apenas em carros com injeção eletrônica) Pode- se usar essa gasolina em carros carburados, pois estes não possuem. Meter dessa gasosa num Opalão, Monzão (dos anos 80)…Maveco… Fuscão…deve ficar top demais!

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      Cleiton 29 de setembro de 2020

      E o meio ambiente, como é que fica com esse chumbo todo? Veja COSMOS Episódio 7, você vai saber porque o chumbo tem que ser banido.

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    Gustavo 14 de setembro de 2020

    Isso nos veículos de hoje pois meu pai tinha um Maverick V8 e ele usava gasolina de avião nele.

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    Flávio Borba 14 de setembro de 2020

    Desculpe a minha ignorância, ou desligamento.
    Nunca havia me dado conta, que apesar do progresso, no uso de álcool na gasolina automotiva, continuamos inalando chumbo, das emissões da aviação de pequeno porte.

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    Juca Bala 14 de setembro de 2020

    Uso sempre que posso na minha bicicleta elétrica a jato não notei muita diferença, já que uso água deionizada no abastecimento.

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    Paulo Gomes 14 de setembro de 2020

    Passei a usar ela no meu Renegade e é só progresso. O carro responde que é uma beleza. Parei de sofrer quando ia pra roça, e esse fim de semana dei um rolê top num manguezal com ele passando por cima de tudo pick trator.

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      Cleiton 29 de setembro de 2020

      Me deu vergonha de ser um humano.

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    Valter Filho 14 de setembro de 2020

    O chumbotetraetila da gasolina de aviação pode estar poluindo todos os ambientes e, consequentemente, causar a doença provocada pelo chumbo?

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    Paulo Cesar Valenga 14 de setembro de 2020

    Na foto vemos um jato comercial em abastecimento. Motores de jato funcionam com querosene de aviação 🤦‍♂️ e não gasolina.

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      Cleiton 29 de setembro de 2020

      Boa Paulo! Motores a jato realmente usam QAV. Nada a ver com o assunto abordado.

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    Leo Barreto 14 de setembro de 2020

    Eu ja usei bastante, o carro ficava incrível. Mas é muito cara e difícil de comprar. Daí adquiri o Mr. Fusion e ficou ainda melhor, com a vantagem de conseguir abastecer em qualquer lixeira.

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    ORLANDO 14 de setembro de 2020

    No início dos motores a álcool (1982), usei muito o querosene de aviação numa proporção de 20% com o álcool, como aditivo. Diziam que a querosene evitaria a corrosão interna das partes do motor, que não tinham o preparo de hoje para evita-la.

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    José Luiz Destro 14 de setembro de 2020

    Olá bom dia, sou o José Luiz destro, tenho um Siena tetra fluel, e os mecânicos me disseram que se eu usar a gasolina da aviação em meu automóvel a vida útil do mesmo aumentaria.
    Isso é real ou só ilusão ??

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    Leandro 14 de setembro de 2020

    Sempre coloquei no meu Marea Turbo e só pegou fogo uma vez

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    Rodrigo 14 de setembro de 2020

    Ainda bem que o Álcool que é usado no lugar do Chumbo como anti-detonante não estraga os catalisadores e os motores Kkkkkk
    O real motivo é a política do Álcool

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    Dionatas 14 de setembro de 2020

    coloca pra ver quem sabe seu carro cria asas ai você não prescisa gastar com pneus.kkkk

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    carlos f wanderley 14 de setembro de 2020

    Não é só o problema do catalizador e da poluição maior. A gasolina com chumbo causa depósitos deste metal nos anéis, camisas, válvulas, assento das válvulas, cabeçote, velas etc. O que obrigaria a abrir o motor para limpar tudo. Imagine o custo. Aviões pequenos mudaram até para a gasolina podium no lugar da Avgas porque o próprio fabricante, bombardeiro, diz que não usar Avgas permite manutenção bem mais espaçada.

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      Bruno 14 de setembro de 2020

      Não existe fabricante de motor Bombardeiro, e não existe maior ou menor espaçamento entre revisões, uma vez que as manutenções de aeronaves são baseadas em determinadas horas voadas, e os únicos aviões que podem voar com outro tipo de gasolina que não a de aviação são os experimentais.
      É corrigindo a matéria a gasolina de aviação para aeronaves civis tem octanagem de 100, a 130 é somente para uso militar.

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    Wolnei messias 14 de setembro de 2020

    Tive um fusca 72 , so usava gazolina azul e velas de barco champion americana. Nunca tive problema.

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      Cleiton 29 de setembro de 2020

      Os carros daquela época (Fusca, 147, …), antes da proibição do Chumbo Tetraetila, eram projetados contando com o chumbo na composição, para protegerem certos elementos móveis. Tanto é verdade, que começaram a falhar sem o chumbo. Mas é uma mudança para melhor, pensando no legado que deixamos para nossas crianças. Chumbo só é bom pra cima da bandidagem.

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    Claudio 14 de setembro de 2020

    Nos anos 70 usava misturar a Avgas com a péssima gasolina da época cuja octanagem era em média 72 octanas, mas hoje com gasolinas muito melhores e o etanol permitindo uma taxa de compressão elevada não se justifica sequer misturar, sem falar no preço entre 9 a 11 reais o litro.

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    Paulo 14 de setembro de 2020

    Gasolina de aviação???

    Pode sim, dsd q se veic carburado seja redimensionados gicles, Venturi e difusor de ar…
    No caso de injeção remapear o modulo de injeção…
    O resto é blá blá blá.
    Bom Dia

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    Max 14 de setembro de 2020

    O nosso etanol cheio de agua nao causa estrago nos catalizadores nao ne?👏👏👏

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      Cleiton 29 de setembro de 2020

      O etanol hidratado (AEHC) tem entre 95,1% e 96,0% de álcool (em volume a 20°C) e o resto é agua. Fique de olho no densímetro, obrigatório nas bombas, para não ser enganado.

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    Romeu 14 de setembro de 2020

    Falam isso como quem ta preocupado com performance utilizasse catalisador 😂

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      Paulo 14 de setembro de 2020

      😂😂😂
      Boa
      Bm
      Isso

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    Castro 14 de setembro de 2020

    Meu tio comprava no pequeno aeroporto de Divinópolis e colocava uma pequena porcentagem na sua YBR125. A Moto ficava show de bola. Rodava bem e macio. Resultado após um tempo: o tanque de combustível furou de dentro para fora. Faço ideia o que deve ter acontecido nas demais peças do motor.

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      carlos alberto wanderley 14 de setembro de 2020

      Depósitos de chumbo. Detonam o motore demais metais.

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      Bruno 14 de setembro de 2020

      Gasolina de aviação não corrói tanque, água e gasolina batizada sim.

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    pcm 14 de setembro de 2020

    impossivel so existe essa gasolina em aeroportos!

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    Marcelo 14 de setembro de 2020

    Ja vi usar e em uma viagem de são Paulo a bh derreteu toda tubulação de combustível em um Marea turbo. Teve que trocar toda tubulação parecia que tinha pego muita temperatura a tubulação inrugou até não conseguir mais passar combustivel.

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    Geovane 13 de setembro de 2020

    Existe sim alguns problemas no uso de avgas em carros primeiro é o valor do litro que fica em torno de R$ 7,00 segundo e mais importante e que por ter uma base de chumbo ela cria depositos desse material nas velas e nas cabeças das válvulas, nos avioes os motores tem.inspecoes a cada 50 horas só pra limpeza desses componentes.

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    BRUNO SOARES 13 de setembro de 2020

    Apreciei maior conteúdo nos comentários do que na matéria pobre em sí, todo sistema aeronáutico, por mais seja aquelas “aeronaves” esperimental que no século passado usavam até o famoso AP, mas todas c/ redundância em todo o sistema mecânico e eletrônico. Além de ser projetado pra aguentar bem mais que um veículo comum de rua. Pelo meu (leigo) conhecimento um combustível com mais “força” de explosão/queima é provável sim reduzir a vida útil do motor, entretanto, quanto?
    Eu não me atreveria abastecer com combustível assim um popular dos dias atuais.

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    Luis 13 de setembro de 2020

    Com respeito a combustível de aviaçao:

    avioes a pistao: gasolina de aviação

    aviões turbo helice ou jato: querosene de aviação

    Com respeito ao uso da gasolina de aviação chamada de AVGAS em veiculos:

    Tem na sua base CHUMBO e não ENXOFRE entao alguns componentes irao sentir….vai existir dentro do motor uma queima ideal porem bloco manual viela válvulas terão que suportar a pressão.

    Vamos ao oleo lubrificante: LUBRIFICA RESFRIA E TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DETERGENTE FAZENDO A LIMPEZA DENTRO DO MOTOR TIPO RESTOS DA QUEIMA….nunca ouvi um especialista desses falarem da função DETERGENTE do óleo pois ela existe.

    então o óleo não vai conseguir fazer a limpeza dos restos da queima da gasolina de aviação com chumbo pois ele é programado pra outro tipo de resíduos

    Não sei precisar com qual km vc começaria a ter problemas. Não existe literatura a esse respeito

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    Carlos 13 de setembro de 2020

    Para ganho de potência, pode se usar o etanol, mas o ideal é que seja um carro com motor de taxa de compressão mais alta,( priorizando o etanol com melhor eficiência ), como é o caso da nova Strada 2021 da Fiat.

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    Eduardo 13 de setembro de 2020

    No Paraguai alguns postos de combustíveis vendem a gasolina de aviação com o nome ” gasolina turbo”, tem muita gente do Mato Grosso do Sul que abastece motos, jetski e carros esportivos com ela. Eu abasteçi o meu carro pra testar, não ficou mais rápido, não ganhou potência, porém ficou bem econômico. Mas é claro que com a cotação do dólar como está, mesmo gerando economia no consumo, não vale a pena. Mas pra quem tem motor de alta performance, vale a pena.

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    Paulino,gatto neto 13 de setembro de 2020

    Senhores eu trabalho no aeroporto de Gru e os aviões não usam gasolina e sim querosene.

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      Claudio Volber 13 de setembro de 2020

      Tem muitos aviões e helicópteros pequenos a gasolina!

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      Cleber Ottaran moraes 13 de setembro de 2020

      Aviões a pistão utilizam gasolina.

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      José Roberto dos Santos 13 de setembro de 2020

      Prezado Paulino,os jatos comerciais que operam no GRU são movidos a querosene;a matéria trata de outros tipos de aeronaves.

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        pcm 14 de setembro de 2020

        sou co- piloto correta sua resposta!

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      Geraldo 13 de setembro de 2020

      Aviões pequenos usam gasolina sim

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      Paulo 14 de setembro de 2020

      Excelente observação, mas acho q a pergunta em questão é sobre a famosa gasolina AZUL…
      Querosene como bem lembrado pelo amigo são para reatores
      👍👍👍

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    6ix9iner 13 de setembro de 2020

    Somente em carros a álcool ou os Flex mais modernos pq precisam de maior taxa de compressão…
    A gasolina de avião é usada nos motores mais simples e menos potentes dos avioes portanto aqueles de aviões a hélice de pequeno..porte dos anos 60,70,80,90..monomotores em sua grande maioria e alguns poucos bimotores..

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    Airton 13 de setembro de 2020

    Então a aviação é que polui mais que automóvel ela tem mais chumbo que por sua vez esse poluente vem de cima para baixo tô errado foi o entendi???

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      anderson 13 de setembro de 2020

      Isso mesmo

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    José de Faria Alvim 13 de setembro de 2020

    A nova gasolina da Petrobras vai ser a mesma da Grid,ou continua diferente?

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    Blazer 13 de setembro de 2020

    E so tirar o catalizador e nao tera problema algum

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    Eduardo Boaro 13 de setembro de 2020

    O maior problema não é a danificação do catalizador ou do carro e si o valor do imposto que o governo adora cobrar em cima do brasileiro. Esse é o problema. No máximo os impostos não deveriam passar de 7% em qualquer produto.

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      André 13 de setembro de 2020

      Concordo. Já usei gasolina de aviação na minha moto. Ela andou muito mais e não houve nenhum problema

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        Claudio Volber 13 de setembro de 2020

        Gasolina de aviação estraga o catalisador, seu burro!
        É ainda é extremamente tóxica.

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        Falo msm 13 de setembro de 2020

        Começa a usar com frequência pra vc ver

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