Gasolina e etanol podem ser misturados sem medo no carro flex

Que fique bem claro: se o motor é chamado flex, é exatamente por sua capacidade de queimar qualquer quantidade de etanol ou gasolina, puros ou misturados

Por Boris Feldman 23/08/19 às 06h15
ilustra flex

Recebi a mensagem de um leitor, João Carlos Barros, que ficou bravo comigo. Ele diz em seu whatsapp: “Boris, você me ferrou! Disse que eu poderia usar qualquer quantidade de etanol ou gasolina, e a minha picape Strada nunca mais foi a mesma”.

Pois olha, João Carlos, eu continuo afirmando que, em um carro flex, pode-se usar qualquer quantidade de etanol ou de gasolina, puros ou misturados.

Eu sinto muito por sua picape Strada, mas, se apareceu algum problema, não foi por causa da mistura dos dois combustíveis. Porém, por alguma deficiência do sensor da sonda lambda lá no escapamento ou na central eletrônica do motor que não estão identificando qual combustível vem do tanque.

Que fique bem claro: se o motor é chamado flex, é exatamente por sua capacidade de queimar etanol ou gasolina em qualquer proporção.

gasolina flex carro viagem viajar abastecer shutterstock
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
30 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elipolly 24 de dezembro de 2019

No brasil a gasolina já esta batizada com alcool anidro (40%) mais solvente, então o motor flex recebe uma parte gasolina mais alcool anidro mais alcool hidratado com agua que vem misturada no alcool hidratado. Então fica assim o motor flex; Gasolina mais alcool anidro mais solvente mais aditivos mais alcool hidratado mais agua. E vamos pra RETIFICA!

Avatar
César Lima 24 de agosto de 2019

Olá boa noite.. meu carro e um Sandero 1.6 8V de sempre usei gasolina nunca álcool e de um tempo pra cá ele em baixa rotação fica trelando, (batendo válvula) passei a usar a gasolina podium nunca mais fez isso ficou até mais econômico em baixa rotação normal fui testar novamente a gasolina, e olhe só aditivada. Fez novamente começou a trelar. Passei pro álcool não trelou. Agora só uso álcool e a podium. Me diz aí qual o problema.

AutoPapo
AutoPapo 26 de agosto de 2019

Olá, César Lima.

É difícil realizar um diagnóstico a distância, mas, pelo seu relato, é possível imaginar que seu carro possa estar com um problema de “batida de pino” ou pré-ignição.

https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/pino-nenhum-bate-na-batida-de-pino/

Avatar
izael 24 de agosto de 2019

O meu e gasolina posso misturar álcool qual a quantidade motor 1.6

AutoPapo
AutoPapo 26 de agosto de 2019

Olá, Izael

Qualquer quantidade.

Obrigado

Avatar
Henrique 24 de agosto de 2019

Realmente pode se colocar qualquer proporção de álcool x gasolina, mas na minha fiorino essa mistura resulta em um carro Gastão de mais. A melhor coisa para garantir um consumo adequado é usar apenas um combustível. Usando apenas álcool faço 12km/l usando apenas gasolina 18km/l quando misturo em qualquer proporção o consumo sempre pende para o do álcool então acaba nem compensando

Avatar
Gulherme 24 de agosto de 2019

Meu deus, carro flex tem 20 anos de mercado e tem gente que ainda não sabe como funciona! Claro que pode misturar!

Pra esse pessoal vindo teimar com toda convicção do mundo nos comentários que não pode. Façam o favor de abrir o manual do carro de vocês e consultar antes. A única coisa que estão conseguindo é passar vergonha

Avatar
André 23 de agosto de 2019

Misturar gasolina com álcool é a pior besteira. Ou álcool ou gasolina no tanque. É muito provável que o veículo flex, queime a gasolina como se fosse álcool nessa mistura.

Avatar
Guilherme 24 de agosto de 2019

Todo carro flex tem uma sonda que detecta a proporção de álcool e gasolina da mistura que chega no motor e ajusta os parâmetros de queima automaticamente.

Avatar
Alisson 23 de agosto de 2019

Isso mesmo, mistura coca cola e Pepsi e toma pra vê o q da e sabor que tem!

Avatar
Cássio 23 de agosto de 2019

É flex, mas se o módulo está fazendo a leitura da gasolina, mudar totalmente para o álcool pode haver erro na leitura, é bom sempre mudar aos poucos.

Avatar
Ricardo de Souza 23 de agosto de 2019

Enquanto isso num país chamado “brasil”:
– Já sabem não podemos dizer que o carro não anda com qualquer quantidade de mistura de gasolina e álcool. Afinal vamos vender o carro como flex !!!

Avatar
Geraldo 23 de agosto de 2019

Aconteceu comigo também. Tive um VW GOL 1.0 2011 FLEX comprei zero, só usava gasolina, o dia que coloquei etanol o carro afrouxou. Não prestou mais

Avatar
Ulisses Gondim 23 de agosto de 2019

Tenho uma palio fire 202p é coloco 100 reais de combustível, sendo 50 etanol 50 álcool e nunca tive nenhum problema.

Avatar
Luis 23 de agosto de 2019

Eu sempre deixo chegar na reserva pra fazer a troca de combustível

Avatar
Franklin 23 de agosto de 2019

Pode sim, em qualquer proporção.
O que pode acontecer é vc usar um único combustível por muito tempo e o modulo travar A/F ai ele não identifica a mistura, só passar scan resolve isto.pra ser mais abusado um pouco vc usa etanol, gasolina (Está batizada ai mesmo) que tem até solvente e até um pouco de querosene aceita tbm.

Avatar
Arai 23 de agosto de 2019

Não. Problema mesmo pode ter se vc trocar de um tipo pra outro e andar muito pouco antes de desligar.

Aí pode não ligar caso deixe esfriar o motor – tipo abasteceu de noite e tentar ligar na manhã seguinte.

Isso acontece porque a central não se “adaptou” a novo combustível. Por isso que é bom andar alguns km antes de desligar motor (ou deixar ligado por alguns minutos).

Meu filho costuma usar álcool e uma bela noite resolveu abastecer com gasolina e rodou pouco menos de 2km até desligar. Foi um custo pegar na manhã seguinte pra ir trabalhar…

Avatar
Danilo 23 de agosto de 2019

Então se eu colocar meio a meio não vai dar problema nenhum?

Avatar
Ivan 23 de agosto de 2019

Com certeza! Afinal, ambos são batizados aqui no brasil…

Avatar
Danilo 23 de agosto de 2019

Então se eu colocar meio a meio não vai dar problema nenhum?

Avatar
Reginaldo 23 de agosto de 2019

O veículo flex está preparado para queimar etanol ou gasolina.
O módulo de injeção poderá ficar sem reconhecer qual combustível está queimando se for misturado fazendo assim com que o carro tenha um maior consumo de combustível

Avatar
Fautt 23 de agosto de 2019

No meu prisma 15. Eu coloco etanol e gasolina,tudo junto tipo 20 litros gasolina e 30 litros etanol. Então tem problema.

Avatar
Fernando B 23 de agosto de 2019

Reginaldo, carro flex significa FLEXÍVEL, ou seja, se adapta automaticamente ao combustível no tanque (seja um só ou os dois misturados). O que pode causar problema de partida é eu estar usando gasolina por vários dias ou meses, aí um belo dia eu resolvo colocar etanol, rodo pouquíssimos kilometros até minha casa e desligo o carro. A central não vai reconhecer a mudança. O ideal ao trocar de combustível é rodar cerca de 10 km para a sonda conseguir identificar a mudança.

Avatar
Edemar 23 de agosto de 2019

Não é não
Flex significa um ou outro combustível, se vê que você não entende nada de carro

Avatar
Ed lias 23 de agosto de 2019

Vc deve ser mecânico proficional todo carro flex pode misturar álcool e gasolina que vai funcionar o problema e que dependo da tecnologia do carro ele não identifica que combustível está queimando mas se for meio a meio sem problema

Avatar
Valmy 23 de agosto de 2019

O carro flex é preparado sim p queimar qualquer tipo de combustível desde q seja separado ou vc usa só etanol ou só gasolina. Se vc misturar os dois q tipo de combustível vai dar

Avatar
André 23 de agosto de 2019

A gasolina pura já tem álcool (etanol) misturado, tanto faz a mistura, se mais etanol ou mais gasolina para motores flex. Gasolina JÁ TEM ETANOL!

Avatar
Luis Carlos Pereira Ferreirinha 23 de agosto de 2019

Vc só pode estar de brincadeira. Né?
Pode misturar ambos em qualquer proporção.

Avatar
Luis Carlos Pereira Ferreirinha 23 de agosto de 2019

Vc tá de brincadeira ou nunca leu o Manual de um carro Flex. Né?

Avatar
Lucas 23 de agosto de 2019

Claro que pode!
Tenho carros flex há muito tempo, anda normal.

Avatar
Deixe um comentário