Gasolina velha no tanquinho vira vinagre???

Eu nunca havia ouvido falar desse boato sobre se gasolina velha no tanquinho de partida a frio pode virar vinagre. E eu explico tudo aqui

Por Boris Feldman 30/04/20 às 06h15
tanquinho de partida a frio
tanquinho de partida frio em detalhe com círculo amarelo em volta (Foto Montagem André Almeida | AutoPapo)

Olha, agora chegou uma pergunta curiosa aqui para o AutoPapo. O leitor quer saber se é verdade que a gasolina deixada muitos meses no tanquinho de partida a frio vira vinagre? Pois então, que eu saiba, só se o seu tanquinho foi abastecido com vinho, porque ele que se avinagra depois de muito tempo guardado.

O que tem de verdade nessa conversa meio surrealista é que realmente a gasolina colocada no tanquinho de partida a frio, depois de passados alguns meses, se deteriora – ela perde as características da gasolina.

E não vai adiantar mais nada o dia que o motor precisar de recebê-la nas manhãs mais frias se o tanque principal estiver abastecido com etanol. Mas gasolina velha virar vinagre? Eu nunca ouvi contar!

tanquinho de partida frio em detalhe com círculo amarelo em volta
A gasolina pode perder suas propriedades caso esteja muito tempo no tanquinho do flex (Foto Montagem André Almeida | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Humberto Dias de Alencar 30 de abril de 2020

Então é isso? Depois de um cidadão me repreender afirmando que o “chipinho” queima se misturar gasolina com etanol, preciso ler que combustível velho vira alimento? Darwin errou em algum ponto.

Avatar
Paulo Roberto 30 de abril de 2020

Eu unca entendi direito isso. Meu carro sempre foi abastecido com gasolina, entretrtanto o tanquinho semptre secava. Se o carro sempre tinha gasolina, por que a gasolina do tanquinho era utilizada?

AutoPapo
AutoPapo 30 de abril de 2020

Olá, Paulo Roberto.

Alguns modelos injetam a gasolina do tanquinho em todas a partidas justamente para gastá-la e impedir que ela envelheça.

Obrigado e abraço

Avatar
Deixe um comentário