Gasolina pode prejudicar o óleo?

A gasolina adulterada impede de inúmeras maneiras o bom funcionamento do carro, incluindo a lubrificação realizada pelo óleo do motor; Sabia?

A gasolina adulterada pode impedir o óleo do motor de funcionar da maneira correta
A gasolina adulterada pode impedir o óleo do motor de funcionar da maneira correta (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
08 de março de 2022 21:32

Mecânico recomendou a um ouvinte nosso trocar o óleo do motor bem antes do prazo, pois o carro tinha sido abastecido (e rodado) com uma gasolina comprovadamente adulterada.

A pergunta do ouvinte: “o que tem o óleo do motor a ver com a gasolina adulterada?” Mas o mecânico está certo, pois tem mesmo tudo a ver.

Quando a gasolina é queimada dentro do motor, sempre passam gases da combustão para sua parte inferior, para o cárter onde está o óleo. O óleo está preparado (aditivado) para receber estes gases. Porém, não os gases de uma gasolina adulterada.

VEJA TAMBÉM:

Estes irão então contaminá-lo e as partes a serem lubrificadas no motor serão danificadas ao receber um óleo incapaz de evitar o atrito entre elas.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 10 de março de 2022

Ótima reportagem!
Vi no Google Acadêmico que tem estudos científicos que comprovam que a gasolina adulterada estraga o óleo. Por este motivo eu escolho gasolina aditivada pela qualidade e não pelo preço. Abasteço atualmente apenas em um posto de gasolina da bandeira Ipiranga, com gasolina aditivada DT Clean.

Avatar
Deixe um comentário