Hidrogênio: se funciona, por quê pi-ca-re-ta-gem?

Em tempos em que o preço do combustível está nas alturas, converter o veículo para funcionar com hidrogênio parece uma boa alternativa. Será?

Conversão a hidrogênio acaba rapidamente com a bateria do veículo
Conversão a hidrogênio acaba rapidamente com a bateria do veículo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
02 de dezembro de 2021 07:32

Já se alertou inúmeras vezes neste portal para a pi-ca-re-ta-gem do gerador de hidrogênio (H2). Um equipamento amplamente difundido na internet e que se diz um economizador de combustível. Tão “cara de pau” que anunciam até 40% de redução do consumo. E as fábricas tão “idiotas” que ainda não adotaram este sistema milagroso…

Fui questionado por leitores, pois comentei também que o hidrogênio vem sendo pesquisado no mundo para substituir o combustível fóssil, derivado do petróleo.

Ora, dizem, se o hidrogênio é um bom combustível, então estes dispositivos devem funcionar! Não é bem assim: o hidrogênio é um bom substituto do combustível fóssil nos países em que já existe no posto para abastecer o tanque. Mas o H2 só é eficiente no carro preparado para recebe-lo, pois exige diversas alterações no motor convencional, de combustão.

Neste gerador “doméstico” improvisado, coloca-se um tanquinho de água sob o capô e se obtém o hidrogênio pela hidrólise. Corrente elétrica aplicada na água (H2O) para se extrair o H2. É uma refinada picaretagem, pois, em princípio o sistema funciona e realmente injeta H2 no motor. E poderia, sim, reduzir o consumo.

VEJA TAMBÉM:

Mas, a hidrólise requer uma energia elétrica muito superior à que a bateria do carro é capaz de fornecer. Então, o tal gerador de hidrogênio reduz o consumo mas “derrete” a bateria.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
55 Comentários
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ALAN FLORES MACHADO 6 de dezembro de 2021

Nossa gasolina e batizada de mais e o carro anda

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Rocha 6 de dezembro de 2021

Pois é estes P I C A R E T A S gostam de gente inocente. Povo que cai no conto do vigário. Um carro a hidrogênio é um carro totalmente feito para isso. E fora que ainda estão a passos lentos (a Toyota com o seu Mirai).

Pessoal vamos ser mais CÉTICOS!

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Rocha 6 de dezembro de 2021

Pois é estes P I C A R E T A S gostam de gente inocente. Povo que cai no conto do vigário. Um carro a hidrogênio é um carro totalmente feito para isso. E fora que ainda estão a passos lentos (a Toyota com o seu Mirai).

Pessoal vamos ser mais CÉTICOS! Se funcionasse iria vir de fábrica; seria bom para as fabricantes venderem!!!!

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Cláudio Delfino 6 de dezembro de 2021

É só colocar uma bateria maior e sem problemas, eu utilizo um transformador de corrente de 2000 watts uso máquina de café microondas etc e não derrete a bateria, isso de derreter a bateria não é assim, apenas vai diminuir para uns 2 anos a vida útil, o benefício e muito maior.

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Eder 5 de dezembro de 2021

A toiota apresentou um veículo a hidrogênio recentemente.

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LEVI RODRIUGUES DE LIMA 5 de dezembro de 2021

Boa tarde, tenho profunda admiração pela sua pessoa pois são poucas pessoas que por meios de comunicação relatam fatos com tanta honestidade,respeito e proficionalismo,são matérias de muita qualidade, tanto para quem tem conhecimento, do assunto, como de leigos que ignoram o mesmo,tenho 42 anos de manutenção em motos e muita coisa se aprende com seus comentários, parabéns, que Deus lhe conceda muitos anos de vida e muita saúde, para continuar seu trabalho

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Gerson 4 de dezembro de 2021

Picaretagem, somos enganados de todos os jeitos imagináveis
Já começa na Petrobras que por sinal já devia ter sido privatizada pra tirar esse elefante branco das nossas costas, sai de lá por 2,35 depois vai para os postos chegando a 7 reais com tanto imposto acumulado pra saciar a fome dos políticos que não estão nem aí com a sua miséria com tanto que mantenha a mordomia deles. Já passou da hora de dar um basta nisso.O que destrói o Brasil são os políticos.
Depois aparecem os 171 da vida, uns com empresas e até bancos e outros picaretas de rua,aplicando pra cima de todo mundo
Pra não alongar demais ainda tem posto que adúltera o combustível ou instala plaquinhas na bomba pra roubar na quantidade

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Antonio 4 de dezembro de 2021

Nem gasolina,alcool,gnv,hidrogenio, quer economia?
Botijão de gás de cozinha no porta malas, não tem nada mais economico que isso

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Antonio cruz 4 de dezembro de 2021

do tenho a dizer neste pais onde esta a fiscalizacai para colocar estaes vagabundos na cadeia si fasebdo so outros de trouxa

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Tiago jose silva 4 de dezembro de 2021

Sobre hidrogénio eu não tenho o que fala mais um assunto eu queria ver explicação .
Que o carro rodar na gasolina da maior km que no álcool todo mundo sabe ,mais notei uma diferença muito estrenha alem do exagerado km 7 km a mais o torque e força do carro mudaram e caiu a rotações isso è normal pois gasolina não tem o mesmo fugo do álcool mais esta equação não ta batendo pois carro a álcool tem mais torque e mais cavalo e força .
A materia que gostaria de ver Boris esplica o que aconteceu com álcool pois mesmo mudado de posto funciona igual.

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Anderson Marcos 4 de dezembro de 2021

O álcool possui mais octano, que na prática é o responsável por essa força a mais

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Elmyr da Silva Ribeiro 12 de dezembro de 2021

a diferença está na taxa de compressão. Álcool 12:1, gasolina 9:1

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Geni 4 de dezembro de 2021

Os reles existem para isso para nao consumir a bateria claro que vao dizer que nao funciona, pra nao ficar sem vender o combustivel caro que disponibilizam para os brasileiros.picaretagem e gasolina a 7 reais…

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Dalton 4 de dezembro de 2021

É muito pior que derreter a bateria. O balanço energético é desfavorável ao financeiro. Se gasta muito mais, tanto energia quanto dinheiro, para gerar e injetar o hidrogênio da câmara de combustão. D melhora no consumo de gasolina. No sistema bem sucedido de propulsão do carro, o hidrogênio gera eletricidade através da célula de combustível para os 4 motores elétricos nas rodas do automóvel. E acumula uma parte numa bateria, que logo será de grafeno, não mais de lítio.

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Luciano Barros Oliveira 4 de dezembro de 2021

O balanço energético da geração do hidrogênio é negativo. Devido as perdas a energia presente no h2 gerado é inferior à energia mecânica gasta pelo alternador para fornecer a corrente elétrica utilizada no processo, sem contar as perdas no aproveitamento da queima do h2 acima de 50%. Vale lembrar q a bateria só será drenada se o consumo total for superior à capacidade do alternador, seria o primeiro a “derreter” no caso de um consumo elevado de corrente. Portanto se o kit solititar uma corrente compatível à capacidade de geração não vai gerar danos elétricos. Uma possibilidade do kit apresentar algum efeito seria devido a atenuar a deficiência da propagação da frente de chama gerada pela ignição da centelha nas baixas rotações devido ao fato do h2 queimar muito mais rápido q a mistura ar combustível.

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Carlos alberto 3 de dezembro de 2021

Está picaretagem e tão grande que pena que não dá pra mostra uma foto com o símbolo da picaretagem
Mas vou descrever
Eu vi a casca roubando a laranja

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Edmison S Massi 3 de dezembro de 2021

Tenho uma bomba de um kits desse impotente dóo ao pirareta anunciante dessa fria usei como cobaia junto plug economizador outra bomba muita sacanagem abre franquia seus picaretas intalam e dão garantia não vendam e falam que é fácil instalação tenho pacotes fechado de hidrogênio comprei na época 3 anos atrás paguei pelo produto uma nota movido a água gente papai Noel El duende saci existem?

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PAULO HENRIQUE DOS SANTOS 3 de dezembro de 2021

Boa tarde blz
Quanto tempo passa a ter a vida útil da bateria

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DUART júnior de Meira Barbosa 3 de dezembro de 2021

É tanta picaretagem que não tem pra onde correr, vamos aguardar .

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Francisco Bittencourt Neto 3 de dezembro de 2021

Se você observar e entender o funcionamento de motor movido a célula de hidrogênio, vai entender porque a hidrólise feita diretamente no sistema elétrico do carro não é viável… cientificamente comprovado. O restante é ganhar dinheiro encima de quem não entende, de maneira fraudulenta.

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Stéfano Márcio Baptistão 3 de dezembro de 2021

Infelizmente o autor da matéria não tem experiência e nem conhecimento o suficiente pra saber o que funciona e o que não funciona! Então vamos, antes de falar sobre você mesmo tem que tirar a prova real. Te desafio a usar o meu gerador de hidrogênio, já vendido mais de 800 unidades pelo projetista e Antonio José, e se não te der uma economia de no mínimo 30% você joga fora o produto, não paga nada por ele e ainda pode falar o que quiser com a maior propriedade do mundo

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Jose 3 de dezembro de 2021

Entendi!
Junta todos os comentarios, os a favor e os contra, são todos da mesma equipe.
Um critica pra dar margem pro outro rebater e fazer propaganda do produto e desta forma enganar as pessoas.
Bem pensado a estratégia parabens.

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Claudio D Calori 3 de dezembro de 2021

Em primeiro lugar, deveria entender o sistema q foi dito
Assim saberia q está falando bobagem

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Paulo Ricardo da Silva 3 de dezembro de 2021

Não e bem assim como você fala
O sistema deve ser ligado no alternador do veiculo, o alternador tem um dispositivo que quando a voltagem está muito alta, acima de 14 volta desliga o mesmo para não prejudicar a bateria
Esse dispositivo deve ser retirado.
E se deve colocar vários pares de eletrodos, cada par de eletrodo tira um pouco da voltagem e o que sobra carrega a bateria.
Então estamos usando o excesso de voltagem
Vamos gerar hidrogênio cê oxigênio que devem ser entrar pela entrada de ar
Veja que colocamos um combustível mas também colocamos oxigênio que vai deixar a mistura mais rica e teremos uma melhor queima.
E esse excedente de energia que vai ser transformado em hidrogênio gera sim uma economia.

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Fernando 3 de dezembro de 2021

… bem funcionar , funciona oq estão questionando… os descrentes , é q não é suficiente para uma performance como um combustível líquido… tb acontecia com o gnv, e no caso desse novo ” equipamento ” q retira o hidrogênio da água , tb com a evolução, haverá uma central eletrônica q ajustara o ponto de ignição conforme a necessidade de queima , uma vez q : mesmo sabendo q funciona,a quantidade de de hidrogênio no caso de uma aceleração forte não será suficiente para a queima solicitada, então deverá haver um ” suprimento ” do combustível líquido para essa aceleração, então como existe a diferença do ponto de ignição entre um e outro ( hidrogênio X combustível líquido), deverá haver uma central eletrônica q
” leia ” a queima , mo sensor lambida e altere a ignição, avançando ou atrasando o ponto de ignição.
Mas pelo andar da carruagem, logo logo, aparecerá um ” milagroso” com algo parecido …

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Diego 3 de dezembro de 2021

Olha, já usei, senti que economiza sim, mas não são 40% e sim 20% no máximo. E não substitui o combustível líquido mas auxilia.
Bom cada um cada um, mas eu parei de usar pois a terra vermelha que sobra é muito corrosiva e mancha fácil qualquer material.
Mas economizar sim economiza e ajuda porém, tem que ser água desmineralizada e o componente líquido recomendável pelo fabricante pois o metal tem que reagir com o composto específico para acontecer a eletrólise.

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Roger Moraes 3 de dezembro de 2021

Diego melhor resposta foi a sua, completo com o seguinte
A Centralina e os sensores que monitoram o processo injeção de combustível, precisa ” Saber” que está complementando a mistura “ar, combustível “gasolina ou álcool” com o Hidrogênio.
Hoje o Hidrogênio não é identificado até porque pelo processo desenvolvido cada sistema gera um volume, então oque tem sexo seguido é uma melhora de performance dependendo do pé vc do piloto.
E do volume do hidrogênio gerado

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Fernando 3 de dezembro de 2021

Na verdade esse ” dispositivo ” sinda está engatilhado, falta implantar alguns detalhes , e tem campo para muitos ganharem dinheiro com isso … como foi o caso no início do GNV …

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Luís Carlos Braga 3 de dezembro de 2021

Se você remover este dispositivo do alternador, que é o regulador, iras queimar tudo o que for de 12 Volts no carro: desde as lâmpadas do farol à central de injeção eletrônica. Quanto queimar hidrogênio no motor Otto, este não dá uma queima eficiente. Teria que desenvolver um motor apropriado para o hidrogênio. Mas já tem alemão e japonês desenvolvendo isso.

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Jorge branco 3 de dezembro de 2021

Quanta bobagem em um único texto!!!
Lamentável!!

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Américo Elio 4 de dezembro de 2021

É mesmo muita ignorância junta…..nem comento!

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Washington Rodrigues Fernandes 3 de dezembro de 2021

Deve ter ganhado uma grana extra para postar uma bobagem dessa, a verdade é que funciona mesmo e isso não deve repercutir,..

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Jacaúna ramos dos anjos 3 de dezembro de 2021

Concordo com vc

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Nilton Tadashi Hamada 3 de dezembro de 2021

Verdade

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Fabio 3 de dezembro de 2021

Boris, desista. Quem fugiu da aula de português não vai entender.

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José Henrique 2 de dezembro de 2021

Eu tenho como provar q funciona, o Sr. eu n sei, e afirmo q o o seu texto e muito infeliz, e de que bateria n entende nada se quiser fazer uma aposta, coisa grande, estou dentro.

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José Henrique 2 de dezembro de 2021

O Sr. Como engenheiro está muito errado, pq se 3 amperes derrete a Bateria e uma Vergonha para seu Diploma, sugiro q o Sr. Se informe melhor antes de fazer um comentário infeliz.

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boris 2 de dezembro de 2021

Será que o verbo “derreter” foi mesmo levado a sério? Achei óbvio os leitores imaginarem que eu estava me referindo a esgotá-la rapidamente. Será que,quando digo que a reação química exige mais energia do que ela é capaz de fornecer, não dá para entender que as contas não fecham e que o sistema desafia as leis básicas da física? Ninguém imagina que a energia fornecida pelo H2 ao motor é menor que a requerida para extraí-lo da água? Vergonha é meu texto ou seu comentário?

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Cairo Humberto da Silva 3 de dezembro de 2021

Mas a relação custo benefício, referente ao preço do combustível e da bateria, não faria o projeto viável??

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Geovani 3 de dezembro de 2021

Raposa velha igual a velha pulitica

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Marcos 3 de dezembro de 2021

Boa noite amigo. José Henrique vc vende este adicional? Eu colocaria na zafira pra teste. Vi no YouTube, acho q Paulo, um japonês que ensina a fazer com carcaça de filtro d’água e placas de inox … ele fez um de 6 ampres depois aprimorou é passou a 3 ou 4 amperes, meu alternador produz até 90 amperes em ALTA, a bateria é de 60 amperes, então não vejo problema….. fala aí. Qual sua experiência no RAMO? OBRIGADO

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Eng. Cloves Oliveira 3 de dezembro de 2021

impressionante como vcs acreditam em Milagres ou almoço grátis, eu já usei o kit original da HHO de USA, tive sim ganho de potência em torno de 5% e economia de outros 5 a 8% , mas a durabilidade de meu motor caiu demais, ferrou… Eu faria denovo pq sou curioso, mas não sou otário de indicar, sou Eng. Eletricista e já imaginava algo perto do resultado, não vale a pena, e muito menos nesses carros novos que já estão com o “peso” de geração menor

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Jacaúna ramos dos anjos 3 de dezembro de 2021

Esse engenheiro deve ganhar pra manter a galera se lascando com o preço do combustível

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Hilton 3 de dezembro de 2021

Derrete nesse caso é força de expressão para “diminui muito a vida útil”.

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SERGIO 3 de dezembro de 2021

Texto conspiratorio… Se 3 amperes derrete uma bateria imagina o que um motor de arranque faria na partida do veículo

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Sérgio 3 de dezembro de 2021

Derrete a bateria.. Pior outro jeito que derrete o bolso

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Hanns Langer 2 de dezembro de 2021

Concordo 100% , com o Sr. Feldman. Somente o pouco H2 gerado ė por eletrólise (Célula de Hoffmann)

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Ricardo 2 de dezembro de 2021

Acho que o Sr. Está equivocado. Como derrete a bateria? A energia necessária para a eletrólise nunca irá danificar a bateria. Se fosse isso bastaria instalar outra bateria. Devemos pensar sim em economia de combustível fóssil.

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Toni 3 de dezembro de 2021

Gasta cem reais de gasolina pra produzir
Dez reais de hidrogenio

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Gilliard vieira de barros 2 de dezembro de 2021

HIDROGÊNIO NUNCA TESTEI NO MEU CIVIC, MAS VAPOR DE GASOLINA SIM, SÓ OBTIVE MAIS TORQUE, ECONOMIA ZERO.

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Toni 3 de dezembro de 2021

Gasta mais energia pra produzir Hidrogênio
Com retorno de energia muito menor de energia

Se usa um motor a gasolina pra aciona um gerador para produzir cem por cento do hidrogênio que o carro precisa
O carro com esse motor a gasolina se fizer
Vinte quilômetro por litro de gasolina
Se usa o hidrogênio que ele produziu
Vai fazer dois quilometro

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Francisco Nunes Duarte 3 de dezembro de 2021

Eu acreditei, paguei o boleto e tiau perdi o meu suado dinheirinho.
Picaretagem pura
Não tem lei para punir estes bandidos

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Zenildes 3 de dezembro de 2021

E dependesse de certos cérebros, até hoje não haveria um avião. Pois seria muita ousadia ou loucura fazer qualquer tentativa.
É muito pessimismo!

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Jorge branco 3 de dezembro de 2021

Pessimismo…..por favor, informe-se antes de escrever algo do qual não tem domínio.

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Dúvida 2 de dezembro de 2021

Nos carros a hidrogênio existe um motor a combustão adaptado para queimar hidrogênio ou eles utilizam o fuel cell?
Outra dúvida, se para produzir hidrogênio é consomida tanta energia, qual a vantagem no quesito eficiência energética se for comparar com os carros elétricos? (isolei a pergunta para eficiência energética pois sei que carros elétricos atualmente possuem grandes desvantagens como tempo de recarga, excesso de peso por causa das baterias, perda de autonomia pelo desgaste natural das baterias)

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