Isofix, cinto de 3 pontos e apoio de cabeça: obrigatórios em 2020

"Nossa legislação estabeleceu a obrigatoriedade desses três equipamentos apenas para os novos modelos lançados desde janeiro de 2018"

Por Boris Feldman 11/06/19 às 10h00
Adaptador para Isofix se encaixa no suporte do carro e pode ser usado com qualquer cadeirinha infantil, junto ao cinto de segurança.

Leitor do nosso AutoPapo disse que estava comprando um carro zero-quilômetro e percebeu num deles a falta do Isofix, aquele engate que dá muito mais segurança para instalar a cadeirinha do seu filho.

E ele disse que já tinha um carro com esse equipamento, que ele julgava ser obrigatório desde o ano passado. Mas nem todos os carros vendidos do Brasil já são obrigados a ter o Isofix, e também no banco traseiro, o apoio de cabeça e o cinto de três pontos no centro.

Na verdade, a nossa legislação estabeleceu a obrigatoriedade desses três equipamentos apenas para os novos modelos lançados desde janeiro de 2018. E, apenas a partir do próximo ano, 2020, todos os carros comercializados no Brasil deverão ter no banco traseiro pelo menos um engate Isofix, e no centro, apoio de cabeça e cinto de três pontos.

Isofix
Sistema Isofix
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Cruz Lima 25 de março de 2020

Excelente mais opiniões no mercado.

Avatar
Adriano 21 de fevereiro de 2020

O New Tucson continua sendo vendido sem cinto de três pontos para o passageiro do meio no banco de trás.

Avatar
Deixe um comentário