Pode trocar as lâmpadas por outras de xênon ou led?

O que mudou na legislação de trânsito brasileira sobre a troca das lâmpadas do carro? Agora é permitido por lei colocar xenon ou led?

lampadas do carro farol led xenon shutterstock 792878326
É permitido colocar led ou xenon no lugar das lâmpadas convencionais do carro? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
22 de fevereiro de 2021 07:30

As redes sociais, como sempre, ao invés de esclarecer, confundiram ainda mais em relação às lâmpadas de faróis e lanternas do carro, cuja substituição continua proibida.

Nada modificou, você não pode colocar no seu carro as lâmpadas que não sejam iguais às originais, como xenon ou led. E sujeito a uma infração de cinco pontos no prontuário e mais uma multa de R$ 195.

O que mudou na legislação foi em relação às DRL, Daytime Run Light, aquelas que ficam acesas direto; que serão obrigatórias em todos os automóveis apenas em 2024.

Eu só não entendo como vai ser essa fiscalização da troca de lâmpadas, pois muitos carros mais modernos já são equipados de fábrica com xenon ou led. E então, como saber se são originais ou adaptadas?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose da Silva 23 de fevereiro de 2021

Resposta: MULTA = ARRECADAÇÃO

Avatar
Ariosvaldo da Silva Pita Barreto 23 de fevereiro de 2021

Eu fui multado em dezembro de 2020 por lâmpada de led e lanterna do meu carro se é proibido porque vende em autopeças eu só troquei a lâmpada não mudei o farol

Avatar
Sir.Alves 23 de fevereiro de 2021

Já vi muito Sandero novo com estas DLRs queimadas, entre outros modelos como Tracker também… imagina o preço pra trocar… desencaixar totalmente a caixa do farol, retirar a parte cromada fora, e substituir tudo… massa, baratinho. E ainda dizem que isso dura muito se for original de fabrica.

Avatar
Ewerton 23 de fevereiro de 2021

Tenho no meu carro um Xenon h1 comprei no Brasil e em uma loja especializada. Não vejo mal algum pra quem tem o veículo e colocar uma iluminação de qualidade e procedência, desde de que não seja essas piratas sem regulagem e mal instaladas…

Avatar
Francisco Sales 23 de fevereiro de 2021

O q deveria ser proibido, são as lâmpadas Halogena, pois Não ilumina nada e serve de armadilha, pois não tem como sobre um obstáculo à noite.
Toda e qualquer luz, têm astigmatismo de ofuscar. Para isso existe a Regulagem dos faróis.
O problema é q o Brasil é cheio de Burrocracía.

Avatar
genilson 10 de agosto de 2021

No Brasil tudo é proibido
você compra um carro com alta potencia
tem que andar como se tivesse com um carro mil
qual é a graça de ter um carro que anda e não poder curtir
como deveria?
as rodovias tem uns limites de velocidades que é só pra barbeiros mesmo

Avatar
JE 23 de fevereiro de 2021

Qdo tentei a troca das lâmpadas por led, entrei em contato com Detran de minha cidade e fui aconselhado a não fazê-la, visto que todos os pedidos estavam sendo indeferidos. Como não queria acionar a justiça optei pela super branca, que é permitida e o resultado foi muito bom. A iluminação melhorou 100%. Quem não busca estética e sim funcionalidade, fica a dica. A marca é Philips, não use outra pois a qualidade não é a mesma, além de está dentro da legislação, inclusive com homologação pelo Inmetro.

Avatar
Sílvio de Freitas costa 22 de fevereiro de 2021

Os drl é a gabiarra mais legal que eu já vi.
Não pode colocar um H1 H2, H3,….. H7 que já tem os soketes certinho. mas pode colocar um a gabiarra de três fios que vc tem que descascar os fios padrão do seu carro e ainda tem que colar a gabiarra com KKKK DUPLA-FACE é uma piada isso……

Avatar
Jose 23 de fevereiro de 2021

Drl não existe somente um tipo nas lâmpadas comum também são aceitas sem gambiarras.

Avatar
Lico 22 de fevereiro de 2021

a indústria da multa não vai parar não. é mais fácil mexer nas leis de trânsito do que no código penal brasileiro. afinal quem dar mais grana ? claro que o carro afinal como diz o ditado o babaca brasileiro é apaixonada por carro. então tome lei em cima dos veículos.

Avatar
luiz 22 de fevereiro de 2021

isso foi proibido. porque tem muito maldito que instala isso igual a bunda! e fica totalmente fora de foco e cega todo mundo que vem de frente ou que esta na frente.
tem que fazer isso mesmo. brasileiro é um bicho imbecil.

Avatar
William 22 de fevereiro de 2021

Deveria ser proibido também vender essas lâmpadas cu de galinha, o governo não fiscaliza!

Avatar
Marcos fontes 22 de fevereiro de 2021

É muita sacanagem, ao invés de eles se preocuparem com as buraqueiras em todas estradas e ruas no das cidades e pagamos um IPVA absurdo, eles querem proibir Xenon e leds dos veículos sem necessidade.

Avatar
Cicero 22 de fevereiro de 2021

Tem que perguntar pro pessoal do Detran se eles tem TV de tubo na sua casa ou de led? porquê a para melhorar a iluminação do carro e eles querem multar o veículo por que está o farol acesso,se Tivesse apagado tudo bem aí sim poderia o condutor ser multado e outra tem que proibir é de vender as lâmpadas de led nas lojas automotivas,só no Brasil mesmo estamos voltando no passado

Avatar
Ruhan Pablo 031 22 de fevereiro de 2021

Isso é pura sacanagem pago um absurdo de ipva e não posso mudar nada no meu carro não posso usar led não posso colocar insulfilm escuro etc

Avatar
Jorge 22 de fevereiro de 2021

Pais atrasado esse Brasil, vai na contra mão de tudo que é pra melhorar. Com a melhora na iluminação, vem essas leis ridículas pra obrigar a vivermos no retrocesso. Ainda tem comentário de idiota falando que anda “Dodge RAM” e se sente ofuscado pela claridade das luzes. É como diz esse dito popular atual, “é vixe atrás de eita”.

Avatar
Milton Correa Henrique 22 de fevereiro de 2021

Comprei um carro novo em 2014 e na concessionária me ofereceram o opcional de farol baixo de xenon. Aceitei e coloquei. A
gora como fica, é original ou adaptado?

Avatar
Marcos Okuma 22 de fevereiro de 2021

Pior que nem o idiota enxerga melhor ,porque o poder de ofuscar á maior que o poder de iluminar

Avatar
José 23 de fevereiro de 2021

Pra quem não compra qualidade é isso sim.
Mais que compra qualidade tem os benefícios .

Avatar
Povo do Pantano 22 de fevereiro de 2021

Não precisa ser led ou xenon, tem muita gente que não tem costume de regular os faróis ou deixam no farol alto pra enxergar melhor, fora a turminha que gosta de usar a lanterna traseira de neblina no dia a dia.

Avatar
Jurandir El Chacon Crisostemo 22 de fevereiro de 2021

Modifiquei e regulei meu farol alto exatamente para cegar e combater os motoristas que trocam seus faróis para essas porcarias. Como ando em carro muito alto (RAM 2500), me sinto seguro se tiver que bater de frente, caso o sujeito fique cego e venha pra cima de mim. As polícias estão ocupadas demais em observar as moscas voando. Quem tem que combater as ilegalidades é a própria sociedade.

Avatar
Luis 22 de fevereiro de 2021

Que tal…

Avatar
Nix 22 de fevereiro de 2021

Uma hora você vai achar um caminhão e dai quero ver você se sentir seguro numa batida frontal….. se você pensa que e foda sempre vai ter alguém mais foda que você, pode acreditar.

Avatar
Karin Christine Piatek Suliman Grudzinski 22 de fevereiro de 2021

Acho super abusivo esses faróis azuis, que não sei se são xenon ou led, a luz ofusca quem vem na outra mão prejudicando a direção…

Avatar
marcus 22 de fevereiro de 2021

isso é problema de vista, vá a um optometrista regularizar seu exame.

Avatar
Márcio 22 de fevereiro de 2021

Eu uso LED no meu carro , porém , LED PHILIPS que mantem o corte da original sem ofuscar o veículo que vem no sentido contrário , sem alteração , apenas tirando a original e colocando a de LED , sem fazer nenhuma modificação. Na minha opinião , não deveria ter que ir ao Detran legalizar porque a única mudança é a troca de lâmpada sem fazer modificação na fiação . Diferente da xenon ! É mais uma maneira de tirar dinheiro da população . Outra , até a lâmpada original pode ofuscar quem vem no sentido contrário , desde de que não esteja regulada , o que mais vejo por aí ……

Avatar
Marcos Okuma 22 de fevereiro de 2021

Pior que nem o idiota enxerga melhor ,porque o poder de ofuscar á maior que o poder de iluminar

Avatar
Deixe um comentário