Carro elétrico precisa de pneu especial?

O diretor da Pirelli no Brasil me ajudou a entender como o pneu do carro elétrico pode ser bastante diferente dos 'convencionais'

Por Boris Feldman 21/02/21 às 21h31
pneu do carro eletrico pirelli
Pneu do carro elétrico Rivia desenvolvido pela Pirelli (Foto: Pirelli | Divulgação)

Eu fiquei incrédulo outro dia, ao conversar com o diretor da Pirelli, que me apontou a quantidade de desafios a serem vencidos numa nova geração de automóveis. E me deu como exemplo, o pneu para o carro elétrico.

A começar pelo próprio peso que terão que suportar, pois os elétricos pesam muito mais que os convencionais. Outra diferença é que a autonomia é muito mais importante no elétrico do que nos nossos automóveis.

Quanto menor a resistência à rolagem, tanto melhor; ou seja, quanto menos atrito entre o pneu e o piso, mais quilômetros o carro vai andar com a mesma carga de bateria.

Até o ruído dos pneus no asfalto tem que ser menor, porque não tem mais o barulhão do motor e nem a proteção fonoabsorvente dos carros atuais. E mais: o pneu do carro elétrico tem que resistir a um toque gigantesco, disponível do motor já na hora arrancar…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tom 22 de fevereiro de 2021

Só balela para “abocanhar” um novo e duradouro mercado.

Duvido que sejam mais baratos…

Avatar
Augustinho de Azevedo bruchez 22 de fevereiro de 2021

Parabéns pelo diálogo

Avatar
Dirceu Barboza De Morais 22 de fevereiro de 2021

Bom dia , se os carros elétricos ficam pesados, onde está o plástico, fibra de vidro, fibra de carbono e o alumínio?

Avatar
Nanael 22 de fevereiro de 2021

E mesmo assim há inúmeros vídeos de conversões, especialmente Índia e Estados Unidos, então é um preço que muita gente está disposta a pagar.

Avatar
Fábio Paranaíba 22 de fevereiro de 2021

E se o peso do carro é maior então ele tende à “escorregar” mais numa curva, em dias de chuva então nem se fala. Como conciliar menor atrito na rolagem e maior atrito em curvas? E o torque então? Como conciliar menor atrito na rolagem e torque máximo em qualquer situação?

Avatar
Norberto 22 de fevereiro de 2021

Não me convenceu, está história dos pneus e nem dos pesos dos carros

Avatar
Amilton 23 de fevereiro de 2021

O peso maior se deve ao banco de baterias.
O pneu deve ser mais silencioso para não sobressair pq o carro é mais silencioso.
Teve ter uma maior Resistência pq a arrancada é mais forte devido o motor elétrico

Avatar
Deixe um comentário