O que usar no chassi: óleo de mamona ou óleo de motor usado?

Leitor questiona qual óleo pulverizar na parte inferior do carro para protegê-lo, mas, na verdade, prática pode ter outras consequências

Por Boris Feldman 10/06/20 às 07h30
Trabalhador do lava jato pulverizando o chassi do carro
Trabalhador do lava jato pulverizando o chassi do carro (Foto: Shutterstock)

Um leitor do AutoPapo viajou com o carro para uma região litorânea e agora voltou para sua cidade no interior e, preocupado, resolveu levar o carro para dar uma geral. Lavando carroceria, estofamento, por debaixo – chassis – e aí foi que ele ficou em dúvida.

No posto ou lava-jato, ele não diz aonde, perguntaram o que ele preferia ao lavar o carro por debaixo: uma pulverização com óleo de mamona ou com óleo usado de motor, que é mais barato?

E a resposta é simples: nenhuma das sugestões que te deram!

Pois não se usa nada além de água quente no máximo com xampu neutro. Porque esses óleos deixam o carro por baixo brilhando, pretinho. Mas, atacam todas as borrachas desta parte inferior.

Trabalhador do lava jato pulverizando ao lavar o chassi do carro
Quer deixar o carro ‘tinindo’? Fique atento com o que pode ou não ser usado! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
38 Comentários
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Izabel souza 10 de agosto de 2020

Só lavo com água e detergente

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Silvio Portugal 6 de novembro de 2020

Bom dia, Eu Trabalho dependendo da sujeira. Porem maioria uso shampoo automotivo ph o e para proteção Pulviflex Vonixx. Se tiver Muito sujo eu passo primeiro shampoo ph 0, depois apc Pluri e com pincel vou tirando o excesso e jogo agua, espero secar e passo Pulviflex Vonixx. Na parte traseira e caixa de rodo aplico verniz de motor e retiro excesso com micro fibra.

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mauro da costa borges 22 de julho de 2020

Eu uso oleo de ricino que é o oleo de mamona vegetal.

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Danilo 14 de junho de 2020

Não se usa nenhum tipo de óleo na parte inferior do veículo, principalmente derivados de petróleo.

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Perfeita resposta 15 de junho de 2020

Conhecimento

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LEANDRO B DE SOUZA 11 de junho de 2020

A vasilina líquida é um produto bom que não afeta às borrachas o óleo de momona ou óleo do motor usado, não vai estragar as borrachas desde que feito em períodos mais longos, intervalos de uma pulverização a outra. NÃO é que em uma ou mais pulverização em contato com a borracha já vai estragar até porque a borracha tem uma resistência.

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Luiz carlos 11 de junho de 2020

Chassi é detergente neutro e água só para tirar a terra e nada mais.

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Roberto de lima 12 de junho de 2020

Eu passo antiferrugem ou DW 40.

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Glaucio 3 de março de 2021

Aí sim

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Murilo 11 de junho de 2020

É só utilizar o Agro Protetivo 300 da Bardahl. Proteje toda parte de metal, Chassis, borracha, e elétrica.
Aplicação por pulverização. E o produto rende muito!
Produto fantástico!!!

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Norman Wesley 22 de junho de 2020

Realmemte, a Bardahl possui ótimos produtos pra todos os tipos de serviços !

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César 11 de junho de 2020

E a vaselina?

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wandfig 11 de junho de 2020

Eu uso óleo hidráulico,visto q esse óleo não afeta as borrachas , não sei se estou certo ,mas creio ser o melhor.

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TÁRSIS CERQUEIRA 11 de junho de 2020

Usar IPIRANGA PROTETOR SUPER CHASSI
Excelente produto revolucionário.
👏👏👏

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Paulo Nascimento 11 de junho de 2020

Em todos os carros que tive e o atual, sempre coloquei VASILINA LÍQUIDA.Nunca tive problema algum com as borrachas e demais peças. E vasilina além de preservar as borrachas, também protege as peças metálicas contra a ferrugem.

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Felipe Pinheiro 11 de junho de 2020

Não sabia que tinha maluco que lava embaixo do carro kkkk

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Gilberto Policarpo Da Silva 11 de junho de 2020

Gostei da sua resposta, não ti.há pensado nisso. Mas faz sentido.

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Álvaro 11 de junho de 2020

É bom lavar o chassi do veículo, peças como, rolamento, caixa de câmbio e dentre outros, tem maior durabilidade quando você faz essa limpeza por baixo do veículo, mas é recomendavel fazer isso somente umas 2 vezes ao ano.

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Sergio 10 de junho de 2020

Eu uso fluido ATF, mesmo utilizado em caixa de direção e câmbio automático, não resseca a borracha (corre em linhas hidráulica da direção e mangueiras)… Só é mais caro, mas é ótimo.

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Francisco de Assis Ramos neto 10 de junho de 2020

Vaselina líquida que faz o mesmo processo do óleo vegetal ou mamona

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Valdivino 10 de junho de 2020

Eu utilizo por baixo (chassis), vaselina liquida.

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ALEXANDRE GOMES DA SILVA 10 de junho de 2020

Boa , eu tbm…

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Nilton 10 de junho de 2020

Ahaha,após lavar o ideal e usar verniz de motor q e próprio pra isso, não ataca borracha e protege, e tem uma duração de seis meses, mas o povo não quer gastar

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Roger 10 de junho de 2020

Oque fazemos então, nos caminhões ou veículos pesados. Deve ser engrachado, devido àos fechos de molas, articulações e etc…
Pra isso tem vários tipos de graças.entao tanto o óleo diesel, desegrachante. Ficaria difícil se não usasse eles. Tudo na sua proporção. Tudo é conhecimento. Se tem um outro jeito de engraxar aos feixis de molas e outras partes do veículo. Passem para nós apeendermo o jeito certo e onde encontrar esses produtos.

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Antonio luiz 10 de junho de 2020

Tudo bem? Meu comentário:
Fui lavador de carro caminhão e tratores em geral em posto de gasolina sou da época do sabão da sandet nunca ninguém me reclamou de óleo em poverizacao e faço até hoje no meu carro por baixo
Podendo evitar as borrachas e não se usa água quente coitado do funcionário obrigado

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Antonio luiz 10 de junho de 2020

Já! digo ainda não se lava carro com óleo..e após lavagem até o cliente pegar o caminhão ou veículo pelo menos naquele tempo
4 anos atrás ficava secar na lista de limpeza
Lembrando estou só comentando desculpe

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Sergio 11 de junho de 2020

Você joga água quente com a mão ou com a pistola do lava jato?

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Adelino 10 de junho de 2020

Além dos problemas citados, não se deve pulverizar o carro com óleo, pois é risco de acidente na estrada, pois nos dias de chuva tanto o óleo de mamona quanto o óleo usado de motor, eles se diluem na água do asfalto, que atinge a lataria nas partes pulverizadas, retirando o óleo pulverizado, tornando o asfalto escorregadio tanto para o próprio veículo quando para os veículos que seguem atrás e até os veículos sentido contrário, pois a água se espalha no asfalto. Seria bom que o caro leitor por vocês mencionado, fosse até o referido posto ou lava jato, e explicasse que não é recomendável lavar com óleo de mamona ou óleo usado de motor, também por este motivo de risco de acidente na estrada. Seria bom também nosso caro engenheiro e jornalista do Autopapo, nos ajudar também a divulgar pelos meios de comunicação, assim todos contribuiremos para uma viagem com menos riscos de acidentes. Obrigado.

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SILVIO HILARIO 10 de junho de 2020

Amigo, boa tarde! O que vc me diz então sobre os desengtaxantes que são vendidos para a limpeza de caixa de rodas e chassi, eles também não devem ser usados na limpeza debaixo do carro.

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André 10 de junho de 2020

Desengraxante pode ser usado sem problemas, eles não atacarão as borrachas e nem os plásticos.
Inclusive a pintura do carro se lava com sabão desengraxante ( quando o objetivo é remover a cera velha).

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Sergio Felix da silva 10 de junho de 2020

Bom dia. Me chamo Sérgio. Costumo a pulverizar vaselina. Poderia me informar se está correto. Obrigado

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ALEX SANDRO DOS SANTOS OLIVEIRA 10 de junho de 2020

A resposta foi bem clara!… Apenas água

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André 10 de junho de 2020

Qualquer coisa pulverizada por baixo vai ser mais prejudicial que benefíco. Tudo vai grudar alí, com o tempo todas as borracha estragarão , além do acúmulo de sujeira e da maior difículdade nas futuras lavagens.

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Star Brilho 10 de junho de 2020

Não, use verniz de motor

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Assis Ramos 10 de junho de 2020

Sim

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Celso 10 de junho de 2020

Sem contar que nessa época de pouca chuva e muita poeira, vai grudar TD em baixo do carro

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SamuelSouzaW7 11 de junho de 2020

Bom dia pessoal.
A fábrica desses carros cujos donos procuram esses cuidados, é quem deveria, de maneira que eu diria ‘honestamente’, aplicar uma pintura especial, que fosse resistente às intempéries que o carro vai enfrentar ao longo da sua vida e assim acabariam todas essas polêmicas sobre o referido assunto, pois na maioria das vezes, poucos, ou ninguém acerta. O que se percebe é que na grande maioria ou talvez, em todos os carros existe um emborrachado “protegendo” a parte inferior, e nas vezes que tive oportunidade de ver, só fez apodrecer a parte ‘protegida’. Eu na verdade, não faço nada a não ser lavar apenas com água, pois o que se inventar de aplicar ali, a ‘proteção’ irá impedir seu efeito.
Abraço a todos.

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Odvaldo César Silva 11 de junho de 2020

Só uso água com querosene tanto pra pulvoeizar quanto pra dar brilho no carro.

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