Temperatura do motor: posso confiar na luz do painel?

Algumas montadoras deixaram de usar o ponteiro da temperatura do carro no painel para usar a luz de alerta; ela só acende quando o motor superaquece?

Por Boris Feldman09/06/20 às 20h22

Um leitor do AutoPapo, inconformado, diz que seu automóvel não tem mais o ponteiro de temperatura, substituído por uma luz de alerta no painel. E ele então pergunta: “o que me adianta essa luz que indica elevada temperatura do carro? Quando ela se acende, a água já está fervendo, eu já estou perdendo meu motor.”

Ele continua dizendo: “porque se eu tenho o sistema de ponteiro, eu vou acompanhando a variação da temperatura e tomo providência antes que a vaca vá para o brejo”.

Mas não é bem assim.

Porque algumas fábricas tiraram, de fato, o ponteiro de temperatura e colocaram uma luz que se acende quando a temperatura do carro está se aproximando de um ponto perigoso. Que ainda dá tempo do motorista parar o carro, abrir o capô, esperar por alguns minutos, completar com água fria e então seguir viagem.

Painel do carro com o ponteiro da temperatura em 90º em detalhe
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ubirajara Moura 15 de junho de 2020

    Pode chamar de mania de velho,mas não compro carro que venha sem o indicador da temperatura da água. Ele é a segurança de se prevenir o problema muito antes dele acontecer.

  • Avatar
    José Cavalcante 10 de junho de 2020

    No meu Prisma também não tem, assisti alguns tutoriais no YouTube referente ao OBD2, estou querendo instalar no meu carro. Pelo menos antes de chegar ao ponto crítico tem como você tomar uma decisão! ECONOMIA RIDÍCULA DA GM😒

  • Avatar
    Gilberto 10 de junho de 2020

    Enviei um comentario com duvida parecida. Comprei um scanner onde dá para saber a temperatura do motor. Notei que ela varia muito: entre 82-100 graus depois de aquecido. Ao ligar o AC ela se mantem entre 82-84 graus. Queria saber se posso manter esse scanner conectado o tempo todo na saida OBD2 ? Muitos comentaram que perderam o motor, principalmente ford Ka, pois quando acendeu já era tarde. Meu carro é um Honda FIT.

Avatar
Deixe um comentário