Desliga a luz traseira, seu idiota!

Utilizar os faróis da maneira correta colabora com a visão dos outros motoristas na estrada e ajudar a evitar acidentes

carro estrada noite farol alto neblina portal 1
Os faróis devem ser usados corretamente nas autoestradas (Crédito: Shutterstock)
Por Boris Feldman
13 de junho de 2022 20:02

Nesta época de temperaturas mais baixas a possibilidade da formação de neblina é maior. E aí muito motorista desavisado não sabe como enfrentar esta neblina, principalmente  na estrada à noite.

A dica é usar faróis baixos, pois o facho de luz tem que vencer uma camada menor de névoa, ou neblina, até atingir o asfalto.

VEJA TAMBÉM:

Outro recurso para melhorar a visibilidade é usar, caso o carro o tenha, o farol de neblina, que têm a mesma finalidade. Tem motorista que nem sabe se o automóvel dispõe ou não deles!

E, com névoa na estrada, lembrar sempre de ligar a luz de neblina de ré, aquela vermelha mais intensa para sinalizar o carro para o motorista que vem atrás.

Infelizmente, muitos motoristas inconvenientes e que não respeitam os terceiros insistem em acioná-la mesmo nas noites mais enluaradas, ofuscando os demais.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jo 16 de junho de 2022

Aqui no RJ tá tranquilo pois é terra sem lei. Pode usar até holofotes

Avatar
Cadillata 14 de junho de 2022

Quando li sobre o uso da luz de neblina de ré, onde motoristas desavisados as acionam nas noites mais enluaradas, quase morri de rir, porque muitos tem o hábito de acioná-las em dias de sol intenso.
Depois de me irritar com certo vizinho que achava legal sair nos dias ensolarados com essa luz acesa, pedi para que desligasse, mas para meu espanto, ele respondeu dizendo que não sabia como proceder.
Simplesmente disse-lhe para ler o manual. Dois dias depois ele entendeu como proceder.
Esse mesmo cidadão, desfilava pela cidade com seu T-Cross sem ser incomodado pelos responsáveis pelo trânsito. É uma barbaridade.
Sugiro que o Auto papo entre em contato com outros proprietários de sites automobilísticos, para fazer uma campanha para abolir essa luz de neblina de ré nos novos carros e mandar desligar o comando naqueles que a possuem.
Acredito que ter essa luz no carro, é mais perigosa do que não tê-la.

Avatar
William Cruz 14 de junho de 2022

Concordo em partes que tem idiota que deixa a luz de neblina ligada em noites enluaradas, mas também tem o idiota que anda com o farol desregulado incomodando quem está na frente, tem o idiota que tira a lâmpada original e coloca a de xenon ou de led cujo conjunto entro emissor não corresponde ao foco do espelho côncavo refletor gerando fachos espalhados que incomodam quem segue à frente e tem o idiota que instala farol de neblina paralelo que só serve para ofuscar. Esses idiotas tem que tomar luz de neblina em noite enluarada sim.

Avatar
Keppaty 16 de junho de 2022

Esses sujeitos incomodam quando vem de frente, porque se estão atrás do nosso carro, é só acionar o botãozinho na parte debaixo do retrovisor que elimina o problema. Tem carros com dia/noite automáticos que são ainda melhores.
Essa guerrinha de trânsito não justifica e só provoca acidentes. Depois de ferir ou matar alguém, não tem mais volta. Já vi valentões chorando por isso.
Quanto aos faróis desregulados, xenon ou led ilegal é só uma questão de ter polícia para fiscalizar. Mas dá um trabalho… Você não acha?

Avatar
Deixe um comentário