Volkswagen paralisará parte da fábrica do Polo, no ABC

Cerca de 3 mil funcionários da unidade Anchieta, responsável pela produção do Polo, Nivus, Virtus, Gol e Saveiro, entrarão em férias coletivas

vw polo 200 tsi comfortline cinza de frente
Com menos de 2 mil unidades licenciadas em 2022, Volkswagen Polo é uma das "vítimas" da crise dos semicondutores (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
13 de junho de 2022 19:03

A Volkswagen irá dar férias coletivas para os metalúrgicos da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A paralisação da linha de montagem, de onde sai o Polo, se dá pela falta de semicondutores.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cerca de 3 mil dos pouco mais de 8 mil funcionários entrarão em férias coletivas no dia 27 de junho. O recesso será de 10 dias e o retorno dos trabalhadores está previsto para 7 de julho.

VEJA MAIS:

Entramos em contato com a VW, que confirmou a concessão da pausa. Segundo a alemã, o motivo da paralisação se dá pela falta de semicondutores e afeta a produção de modelos como o Polo.

Volkswagen afetada pela crise

Em maio, 2,5 mil trabalhadores ficaram em casa, entre os dias 9 e 28, justamente pela falta de peças. A unidade Anchieta é responsável pela fabricação dos modelos Polo, Virtus, Nivus, Gol e Saveiro.

Questionamos a Volkswagen se outras plantas do grupo também seriam afetadas por medidas semelhantes, com a fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde sai o SUV T-Cross, mas não obtivemos retorno.

Polo no berlinda

De fato, a Volkswagen tem seguido a cartilha de outros fabricantes e utilizado as remessas de semicondutores em modelos de maior rentabilidade. E nessa lógica, o Polo foi prejudicado.

vista lateral do t cross 2021 branco rodando na cidade
O T-Cross é o principal produto da VW em 2022, com mais de 26 mil licenciamentos, segundo a Fenabrave

A marca tem priorizado as produção do T-Cross, que é o quinto modelo mais vendido em 2022, com 26.563 unidades licenciadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na fila do chip também é privilegiado o Nivus, que anotou 13.744 licenciamentos este ano..

Já o Polo licenciou apenas 1.770 de janeiro a maio, ficando abaixo do Virtus (2.372 unidades) e do veterano Gol, que tem 14.172 carros, mas não depende tanto da eletrônica como seu irmão mais sofisticado.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz 16 de junho de 2022

O problema é a falta do botão que fara a produção parar..

Avatar
Oswaldo luiz gonçalves da Silva 15 de junho de 2022

Vamos falar a verdade, a paralisação se dará fato ao alto estoque dos carros que já estão nas CSS.
Ninguém consegue comprar carro zero fato ao absurdo preço que chegaram! Existe escassez de falta de componentes no mundo, mas não é como no Brasil. Pesquisem os outros mercados mundiais

Avatar
Ele não 15 de junho de 2022

Ele não kkk ,tava na cara depois daquele comercial, já não estava vendendo nada kkk

Avatar
Fabio 14 de junho de 2022

A Volkswagen está rasgando dinheiro. Afinal, inclusive este site publicou que o Polo virou recordista de vendas….kkkk

Avatar
Fernando Costa 14 de junho de 2022

A Volks vai voltar com o polo depois desse recesso oferecendo um engate atrás para o ansiosos compradores.

Avatar
FELIPE 14 de junho de 2022

Dadas as notícias e opiniões, deste site inclusive, de que as vendas do Polo teriam disparado, achei que a VW daria prioridade total para o modelo. Mas obviamente que essa disparada não ia ocorrer e as vendas acabaram dando ré também…

Avatar
Gustavo Lima Alcantara 14 de junho de 2022

Logo no mês do orgulho gay a VW vai deixar de produzir o carro voltado para o seu público ? Que mancada !

Avatar
Jr 14 de junho de 2022

Foi de ralo o Polo

Avatar
Bob Apocalispe 14 de junho de 2022

Castigo dos céus

Avatar
Calca 13 de junho de 2022

Como a UOL comentou, que a venda do Polo tinha aquecido devido a nova publicidade, a VW decidiu dar prioridade aprodução dos veículos menos vendidos como
T cross e Nivus e paralisar o Polo.KKKKKKKK

Avatar
Deixe um comentário