Mais 100 mil km: mais viscosidade?

O carro está com uma quilometragem alta, então ele precisa de um óleo mais viscoso para o motor? Nem sempre. Veja quando isso é preciso

Motivo para utilizar um óleo mais viscoso no motor do seu carro vai além da quilometragem do motor
Motivo para utilizar um óleo mais viscoso no motor do seu carro vai além da quilometragem do motor (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
29 de julho de 2021 07:32

“Meu carro já está com 120 mil km”, diz um ouvinte, “e a oficina recomendou eu colocar um óleo mais grosso, pois eu ainda venho usando o mesmo sugerido pela fábrica no manual do proprietário, que é o 5W30. Eu preciso mesmo passar para o 10W40?”

Bem, na verdade, existe um mito do óleo mais grosso ou mais viscoso para os motores que alcançam uma elevada quilometragem. Mas isso já é quase um mito, pois nem sempre é necessário.

VEJA TAMBÉM:

Se o nível do óleo do motor passou a baixar mais do que o normal, adotar um óleo com mais viscosidade, pode ser uma solução, mas não é automático, como sugerem alguns, depois dos 100 mil km. Até porque, quanto maior a viscosidade, também maior o consumo de combustível.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio B 25 de outubro de 2021

A resposta está na frase: Se o nível do óleo do motor passou a baixar mais do que o normal, adotar um óleo com mais viscosidade, pode ser uma solução, mas não é automático, ou seja se começar a baixar muito o nível do óleo mude a especificação caso contrário não é necessário.

Avatar
Domingos Palves 29 de julho de 2021

Reportagem sem pé nem cabeça. Faz afirmativas, entretanto não fundamenta e/ou esclarece nada. Sr. engenheiro, considere aposentar-se, pois falta-lhe um elemento básico no jornalismo, lógica!!!

Avatar
Péricles Luciani 30 de julho de 2021

“Nem sempre isso é necessário”.
Isso quer dizer que sim e que não.
Muito esclarecedor.
Esse técnico/engenheiro que escreveu sobre o assunto, não sabe nem fritar ovo. Pelamordedeus.

Avatar
Deixe um comentário