Multas auto suspensivas

Alteração no Código de Trânsito Brasileiro modificou as regras de suspensão da Carteira de motorista. Eu te explico como funciona!

Motorista pode receber até 40 pontos na carteira antes de perder a habilitação
Motorista pode receber até 40 pontos na carteira antes de perder a habilitação (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
28 de julho de 2021 21:32

As alterações do Código de Trânsito, valendo desde abril, modificaram as regras para se perder a habilitação ou a CNH. Ela não acontece mais com 20 pontos no prontuário, mas com 40. Entretanto, só se o motorista não tiver cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos doze meses.


Uma infração gravíssima já reduz a suspensão de 40 para 30 pontos e duas volta para os vinte pontos. Mas entre as infrações gravíssimas, existem algumas que são auto suspensivas. O motorista que acomete tem a CNH imediatamente suspensa.

VEJA TAMBÉM:

Entre elas: dirigir embriagado ou se recusar a assoprar no bafômetro; disputar corridas ou rachas; não prestar socorro no caso de atropelamento; ultrapassa em 50% a velocidade máxima permitida e outras

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
62 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rudivan dê oliveira Gonzaga 31 de julho de 2021

Em fim uma notícia boa

Avatar
Silvana de Fátima da Silva 31 de julho de 2021

Multa por ultrapassar pelo acostamento perde CNH ???

Avatar
Carlos Alberto Soares 31 de julho de 2021

Desculpem quem não concorda pois essa marfia de auto escola tinha que acabar você teria que poder dirigir claro com seus documentos em dia e sua CNH teria que ser seu CPF no caso de multas iriam para seu CPF e caso você se envolvesse em acidente dependendo do tipo seu CPF seria automaticamente restrito e você faria uma prova no DETRAN e você teria que cadastrar seu CPF todos os anos pela receita federal e informar se possui algum veículo em seu nome informar quantos qual tipo placa se está em dia procedência teria que virar lei e acabar com essa marfia das auto escola com preços que você não consegue tirar uma CNH e quando entra faz tudo 80% ficam reprovados em aulas de direção ou escrita aí tem que pagar tudo denovo que dizer pelo menos a metade e poristo que muitos andam errados pois querem trabalhar e muitas vezes não tem dinheiro para tirar sua CNH infelizmente isso aqui e Brasil poderíamos fazer a diferença mais ninguém interessa pois enquanto entra a lavagem do dinheiro esse país nunca vai pra frente
Att: Carlos Alberto Soares

Avatar
Adriano C. Teixeira 31 de julho de 2021

Meu filho teve um problema de saúde, levei até o Pronto Socorro de Caraguatatuba. Lá constataram que ele tinha que ser transferido com urgência para São José dos Campos para uma cirurgia. Minha esposa o acompanhou e percebeu que o motorista da AMBULÂNCIA com sirene ligada e tudo, diminuía a velocidade em radares então o questionou sobre isso respondendo que já tinha sido multado, recorreu e, mesmo sendo uma AMBULÂNCIA, transportando paciente, a multa não foi retirada. Felizmente ainda deu tempo para salvar meu filho, mas foi por pouco. A QUEM IRIA RECORRER SE NÃO TIVESSE DADO TEMPO ? AOS CANALHAS ?

Avatar
roberto mesquita feijo 30 de julho de 2021

No Brasil é assim mesmo…. É direito meu não soprar o bafômetro,mas recebo puniçao por ter um direito meu garantido kkkkkkkkk

Avatar
Kkhvvzk 2 de agosto de 2021

Quem não devi não teme… Se não bebeu não tem por que não fazer o teste do bafômetro…

Avatar
Wilson 30 de julho de 2021

Recebi uma multa grave por sinalização de placa não sei como pode ser grave não ver que a luz de placa queimou no caminho e você não viu acho que nesse caso deveria receber um aviso antes não multa grave

Avatar
José Correia 30 de julho de 2021

Não sei grave ou leve a multa, mas daquí a pouco vão multar por conta de um pneu furado, um amassado na lataria. É muito cheio de detalhes esse código trânsito. Eu acho deveriam suspender direito de dirigir quando houvesse atropelamento. Só multa para outras infrações já é suficiente!

Avatar
Kkkkkk 2 de agosto de 2021

E quando o atropelamento é causado pelo fato de dirigir a pois ter bebido???

Avatar
Conceição da Fonseca Paradela 30 de julho de 2021

Tava 22 pontos só agora minha CNH zero Detran colocou multas para min outra pessoa que notifique estas multas não era minha Detran colocou multas p os 2 como resolver isso?????

Avatar
Conceição da Fonseca Paradela 30 de julho de 2021

Estava 22ponto minha chn apareceu agora zero pontos não entendi nada dendran

Avatar
Jorge Jacinto de Almeida 30 de julho de 2021

Tem coisas que não dar pra entender, o meu carro consta cinco multas e não consigo tirar pra pagar…. Por que?

Avatar
José Correia 30 de julho de 2021

Multa, vc entro no caixa eletrônico do Banco que tem conta, em “veiculos” e paga!

Avatar
Inácio Augusto de Almeida 30 de julho de 2021

Estão matando a galinha dos ovos de ouro.

Avatar
Santiago 30 de julho de 2021

Nesta São Paulo refém da indústria de multas – aonde vias expressas têm limitação de 50 km/h, e grandes avenidas de 40 km/h -, todo cuidado é pouco. Basta uma distração e, mesmo em velocidades moderadas, pode-se exceder em mais de 50% o limite local de velocidade.
Falta uma legislação federal, amparada em critérios técnicos, que condicione a estipulação de limites de velocidades no País todo. Assim evitariamos essa suruba desenfreada de prefeituras extorquindo dinheiro através de radares.

Avatar
Jismar Michellon Merlo 30 de julho de 2021

Isto daí é uma afronta ao cuidadao de bem na minha vida nunca fiquei bêbado me pararam numa blitz as 8h da noite me deram uma multa de 2900 e pouco Reais porque não aspire o bafômetro isto é um robô contra o cidadão está lei tem que ser extintas imediatamente pois tem que provar isto e fazer exames de sangue no local correto e existe muitas outras formas para educar o povo e não fazer multas para arecadar dinheiro para estes governos corruptos correto .

Avatar
KLEBES DE ALMEIDA ALVES 30 de julho de 2021

Oras, se vc acha um absurdo soprar bafômetro, que é a maneira mais rápida de constatação, dúvido que queira ir retirar sangue para constatar. Pra mim quem não deve, não tem. Se não soprar é pq está irregular.

Avatar
Cicero Raimundo Da Silva Bezerra 30 de julho de 2021

Concordo plenamente tem que sopra o bafômetro mesmo

Avatar
Dr. Sebastião Araújo 30 de julho de 2021

Se você não quis soprar o bafômetro, você acredita que você iria deixar colher o seu sangue pra fazer exame? Quem não deve não tem, por que se recusar a soprar o bafômetro? Enquanto existir cavalo São Jorge não andará a pé.

Avatar
Rebato valante 30 de julho de 2021

Moro é. Sorocaba é numa ida a SP entrei na faixa de ônibus é tive uma multa de 7 pontos é um absurdo,pois aqui é em outros Países tem que,entrar antes de 30 metros para vjrR a esquerda

Avatar
Trivisco 31 de julho de 2021

chupa que é de uva

Avatar
Sebastião Mariano 30 de julho de 2021

Tinham q terem diminuído os pontos, antes eram 20, cair p 15 ou 10, e os Detrans correrem atrás dos infratores p tirarem seus direitos de dirigirem “prender CNH” em casa

Avatar
Carlos 30 de julho de 2021

Andar de ônibus é fácil falar pega uma moto ou um carro para andar todos os dias garanto que a sua opinião iria mudar

Avatar
Cicero Raimundo Da Silva Bezerra 30 de julho de 2021

Tenho uma multa já paguei e consta no prontuário já vá fazer 2 anos, um absurdo.

Avatar
Marcelo 30 de julho de 2021

No Brasil,realmenteo que vale é a multa, não interessa a infração.
– Quem já recebeu uma multa pelo correio e não sabe nem como foi atuado, tendo que depois preparar uma defesa para rever o seus direitos.
– Quem já teve o seu carro guinchado de um local proibido?
Alguém já teve uma orientação, uma advertência, porquê esta sendo atuado? É raro!
“A mudança tem que partir de cada um, deixar de ser hipócrita e fazer o que e certo, e não achar que a multa vai resolver alguma coisa”.

Avatar
Sergio Reddin 30 de julho de 2021

Por que somos campeões de acidentes de trânsito e temos tantas exigências para tirar a carteira de motorista ? Será o que eu imagino ?

Avatar
WANDERLEY APARECIDO DE SOUZA 30 de julho de 2021

No Brasil estamos ilhados de pedágios caros, combustíveis com preços astronômicos, estradas antigas e desatualizadas em segurança, e cabeças pensantes do DENATRAN só pensam em jeitos pra atrasar vidas de condutores.

Avatar
Inácio Augusto de Almeida 30 de julho de 2021

É por isto que milhões de brasileiros deixaram de lado o carro particular.
Some emplacamento anual, multas absurdas, mecânicos desonestos, oficinas autorizadas DEUS ME LIVRE, depreciação do carro,capital investido, seguro total e tudo o mais e veja o total que vc gasta por ano.
Usando uber na cidade, ônibus em viagens curtas e avião nas longas viagens, veja o gasto anual.
Ter carro virou coisa de vaidoso ou de quem realmente é muito rico.
Eles estão matando a galinha dos ovos de ouro quando sufocam desta maneirz o cidadão.
A FORD já fechou…

Avatar
Marcio 29 de julho de 2021

Eu fui autuado por falta do uso de cinto de segurança, já recorri 2 vezes e as 2 vezes foi negado eu juntei todos documentos e agora entrei na justiça comum, eu realmente não estava usando o cinto mas era uma motocicleta. Aff.

Avatar
30 de julho de 2021

Jesus

Avatar
Heleno 30 de julho de 2021

Rsrs e o Brasil…Já que moto não tem cinto a lógica era proibir as motos de circular pois se locomove igual a carro, algumas até mais rápido.

Avatar
Cicero Raimundo Da Silva Bezerra 30 de julho de 2021

Kkkkkkk caramba

Avatar
Yuri 29 de julho de 2021

Farol da minha moto liga na partida,não dá para andar apago,só no caso de queima da mesma,passei no lado da cet dentro do carro ele me autuou como farol apagado, resumo rápido 2 tentativas de recurso negados, perdi 1 ano de vida troca de emprego rápido me prejudicou muito.

Avatar
Leandro Silva 29 de julho de 2021

Nesse caso meu amigo assim que vc entrasse com o recurso vc deveria informa que sua lâmpada deveria ter queimado naquele momento ou era levado unidade do Detran e ter feito a medida administrativa para recorrer a multa !!

Avatar
Carlos 30 de julho de 2021

aconteceu a mesma situação comigo, recorri por duas vezes, fui até a honda peguei um laudo que minha moto nunca tinha sido mexida no farol e que ele e a lâmpada era original de fabrica mesmo assim foi negado o recurso,resumindo o orgo do Dtran é uma máfia, fui multado e perdi o direito de dirigir por um ano, e mais fui no cidetran e o delegado me pediu 700 reais pra mim resolver meu problema, falei pra ele prefiro ficar 7 meses sem dirigir do que da propina ha vocês, este é meu Brasil!

Avatar
Cicero Raimundo Da Silva Bezerra 30 de julho de 2021

Fui parado pela federal farol queimou na estrada indo pro trabalho mandou eu comprar lâmpada e volta lá eu,fiz o guarda falou não vai multar com 15 dias chegou a multa um absurdo

Avatar
Gilnei André 29 de julho de 2021

Qualquer um que bebe e dirige, merece ter a CNH cassada na hora em que for abordado somada a uma multa de R$10.000,00 (Dez mil reais),Com vidas não se brinca!!

Se recusar à fazer o bafômetro, vai de encontro à lei, que diz que ninguém é obrigado a gerir provas contra si mesmo; Porém, o agente fiscalizador, tem que ter outras formas de provar a embriaguez do motorista, e usá-las!!

Avatar
Andre Rocha 29 de julho de 2021

Concordo com a cassação, concordo com multa alta doendo no bolso. Outras formas de provar a embriagues: filmar. Polícia Militar tem câmera nos automóveis e poderia ter, assim como ocorre nos EUA, câmeras acopladas aos agentes, justamente para comprovar casos como estes.

Avatar
Fernanda Rodrigues de Alcântara 30 de julho de 2021

Esse tipo de multa aí, só é aplicada nas pessoas mais
pobres, porque se vc tiver um dinheirinho, vc nem multado é..

Avatar
Roberto Alves 29 de julho de 2021

Minha CNH foi suspensa pois fui multado várias vezes porque o agente não viu o meu cinto de segurança? Ele é subabdominal e não de três pontos. Fiz os recursos junto o jari enclusive apresentando laudo da Mercedes Bens dizendo ser de fábrica, mas foram indeferidos. Esse é o país das injustiças, 180 dias sem poder trabalhar pois sou caminhoneiro e como fica a minha família?

Avatar
Andre Rocha 29 de julho de 2021

Nesse caso são 2 situações que poderiam ter impedido suas multas:
1 – colocar um adesivo no vidro dianteiro e traseiro indicando CINTO ABDOMINAL
2 – é OBRIGAÇÃO do fiscalizador saber os modelos que possuem cinto abdominal, para que situações como essa não ocorram.

Avatar
Roberto Alves 30 de julho de 2021

Caro André, boa noite, desde a primeira multa eu coloquei uma adesivo no para-brisa, mas fui ignorado pelos Pms e a lei diz que veiculos fabricados a partir de 1999 tem a obrigatoriedade desse tipo de cinto, o meu é 1995, infelizmente não fazem a abordagem, simplesmente descem a caneta.

Avatar
Hélio 29 de julho de 2021

Concordo !!!
Privatizem o Detran , URGENTE.
Nos pátios estão depenando os carros retidos por infrações!!!!
Isso e uma Vergonha.

Avatar
Estarlin Tavares Guimarães 29 de julho de 2021

Perdi minha CNH em 2014 pois não tinha feito a transferência do carro em 30 dias. Fiquei tão revoltado que nunca más tirei outra. Coloquei na mão de vários despachantes e ngm conseguiu resolver. É desse jeito.

Avatar
Andre Rocha 29 de julho de 2021

Você não perde a CNH unicamente por não transferir o veículo em 30 dias. A lei diz que não transferir o veículo dentro de 30 dias para o nome do novo proprietário é PASSÍVEL de multa grave no valor de R$195,23. Você já possuía pontos por outros motivos (pontos de outras infrações) e, quando somado aos pontos por este motivo, aí sim você somou a quantidade para perder a CNH.

Avatar
Alex. 29 de julho de 2021

provavelmente o amigo ali estava na permissão, essa sim, perde a permissão justamente por ser uma multa grave.

Avatar
Rubens 30 de julho de 2021

Esse multa na gera pontos somente o valor em dinheiro.

Avatar
Venicio 29 de julho de 2021

Olá!
Tá errado o agente multar de dentro da viatura,pois existe inúmeras situações e circunstâncias. Cada ato pode haver uma explicação porque ocorreu daquele jeito. Exemplo: “levar o carro pra trocar a lâmpada do farol queimada e ganhar a multa por estar de farol apagado.”
Ultrapassar alguém com velocidade inferior da placa,porq era faixa dupla numa reta sem movimentação e com segurança de ultrapassagem.
Então existe as circunstâncias e por isso deveria ser parado o motorista e ser conversado.

Avatar
Gilson Fico 29 de julho de 2021

Renovei minha CNH faz 5 dias, sem nenhum ponto. Sabe porque: Eu tinha dois carros, vendi e ando de Uber, Táxi ou Ônibus. Não pago mais seguro da Porto Seguro, nem licenciamento, IPVA e etc… Posso beber nas festas ou restaurante, e não me preocupo guando vejo um comando da polícia fazendo bafômetro nós motoristas, e ainda, adoro quando param o veículo que eu estou, e continuo tomando minha cerveja. Experiência que eu já deveria ter feito bem antes. Faça um teste de 30 dias, deixe seu carro na garagem. Com certeza vc vai vender ele. Tenham uma ótima semana.

Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 29 de julho de 2021

Alcoolismo faz a pessoa pagar por uma coisa que não vai usar!!! Cuidado!!!

Avatar
Jorge Miranda 29 de julho de 2021

Pra que eu quero uma CNH se não vou dirigir mais. E se vou pra algum lugar vou ter que pagar mais caro para me locomover kkkkk

Avatar
Fernando B 29 de julho de 2021

E pq gastou dinheiro renovando se não vai dirigir?

Avatar
Francisco 29 de julho de 2021

Eu gosto de dirigir, pra quem não é uma boa ideia,

Avatar
Will 30 de julho de 2021

Melhor opção

Avatar
Gonzaga 30 de julho de 2021

Melhor opção, carro desvaloriza uns 15% ao ano,5% de seguro do valor do carro ,uns 6% de impostos do valor do carro,uns 7% de manutenção preventiva(revisão) mais itens de desgastes pneus etc etc,e sem falar nos imprevistos (acidentes ) mesmo tendo seguro vc paga a franquia e claro as multas.
Vc pode ficar semanas sem carro em caso de acidente,por falta de peças.
Dificuldades em achar vaga de estacionamento e os altos valores da hora pra estacionar.
Pelo menos os combustíveis são baratos no Brasil…rsrsrs
A melhor coisa que fiz ,foi vender meu carro ,tenho uma scotter(custou $5000 pra pequenos deslocamentos),mas quase nem uso,ando mais de carro com motorista taxi ou carro de aplicativos,é muito bom ir no banco do passageiro relaxado e ter um motorista que me deixa na porta dos meus compromissos.
E quando eu quero ou preciso mesmo alugo um carro de preferência sábado, domingo ou feriado dias que tem menos transito,máximo umas 2 diárias mensais sempre variando de modelo os últimos que aluguei foram honda civic,hrv,jepp compass.
Ter carro não tem sentido!
Um carro de R$60000 na realidade tem um custo de no máximo de uns R$30000,vc está dando metade do seu dinheiro pro governo em forma de impostos e se for um carro financiamento ai lascou mais ainda vc está enriquecendo mais ainda os banqueiros (financiamento sem juros ,quem acredita nisso é muito otario)

Avatar
Sergio Reddin 30 de julho de 2021

Aí sim e ser inteligente

Avatar
Ze 30 de julho de 2021

Mais do que certo, carro é só para dar diioara o governo e posto de combustível.

Avatar
Carlos Cosme cobellas coentro 29 de julho de 2021

Em alguns pontos a sinalização onde tem radar é precária. As vezes nada escrito no chão.na sua grande maioria!

Avatar
EDISON SCHMITT 29 de julho de 2021

Renovar CNH e ñ dirigir mais,é foi a melhor q já li.kkkkk

Avatar
Luciano 29 de julho de 2021

Se alguém tiver cometido a infração de velocidade superior acima de 50% em 2017, também suspendende a carteira ?

Avatar
Valdemar 29 de julho de 2021

Privatizem o Detran já…

Avatar
Roberto Alves 30 de julho de 2021

Luciano, boa noite, segundo o meu advogado sim, porque a lei não é retroativa.

Avatar
Deixe um comentário