Motor turbo ‘abre o bico’ mais rápido que o aspirado?

O carro com motor turbo ainda tem certa má-fama com algumas pessoas. Muito acham que ele é menos duradouro que o aspirado. É verdade?

turbo motor turbina shutterstock
Mecânico fazendo ajustes no motor turbo do automóvel (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/06/2020 às 21h31

Um taxista tem uma dúvida, pois ele quer trocar seu Corolla, que já lhe prestou muitos bons serviços por quase 300 mil quilômetros, e pensando agora em passar para um SUV com motor turbo. Ele pergunta: “Esses automóveis com motores turbinados vão dar conta do recado?”

Vão também lhe prestar bons serviços durante algumas centenas de milhares de quilômetros? Resistem a rodar tudo isso sem ‘abrir o bico’?”

E eu respondo que sim.

Um bom projeto para um motor aspirado ou para um turbinado vai permitir que ele rode uns 200 mil, 300 mil quilômetros sem problemas. Porque os motores a gasolina ou etanol estão sendo, agora, turbinados. Mas os diesel quase sempre usaram o motor turbinado e ninguém nunca reclamou.

Mecânico fazendo ajustes no motor turbo do automóvel
Motor turbo não é mais o bicho de sete cabeças que todos pensam (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alves 25 de novembro de 2020

Toda a linha VW será turbinada, é um tendência sem volta, ouvi isso há alguns anos atrás em uma reportagem com relato da própria direção da VW global… Acredito que os híbridos & elétricos vem logo atrás, os motores aspirados serão museus em 10 anos, infelizmente.. ou não… Atenciosamente.

Avatar
Joao Almeida 23 de setembro de 2020

Se e para taxi com injecao direta e/ou turbo, nao vai funcionar. No momento que colocar gas natural todo o sistema de injecao ficara louco. Para trabalhar com GNC, devera utilizar o combustivel liquido junto alterando a relacao estequiometrica fica realmente uma bomba no sentido dos problemas que teras. Para taxi ou frota que necessita utilizar varios combustiveis, fuja de Injecao direta e turbo.

Avatar
Fernando 25 de junho de 2020

antigamente , motores com potência específica baixa eram extremamente duráveis. Até a pouco tempo existia motor assim. O motor 2.0 EA113 do Jetta aspirado naturalmente , que nada mais era que o velho e conhecido AP , com melhorias , deveria ter uma durabilidade absurda pois tinha uma potência específica baixa para um motor 2.0. Apenas 120CV. Motor grande com potência baixa. Mas hoje , os motores tem tecnologia muito alta e qualidade construtiva e de materias muito mais refinados que os antigos motores. Então, um motor pequeno 1.0 pode ter potência específica alta , que não vai alterar sua durabilidade. Quanto aos motores diesel terem turbina desde sempre é por causa das características próprias desses motores , como taxa de compressão, etc. Então, realmente a turbina é uma parte integrante desses motores e isso não afeta sua durabilidade.

Avatar
Cesar Barbosa 6 de outubro de 2020

Você tem razão, mas não podemos esquecer que motores diesel trabalham numa faixa de rotação bem menor, então a durabilidade do motor a gasolina ou álcool é diretamente proporcional a qualidade do fabricante, RPM a que será submetido e a sua manutenção.

Avatar
Reinaldo Gomes 25 de junho de 2020

Meu amigo não é a mesma coisa não há tive carro que mandei turbina e já tive turbo de fábrica vou colocar um ano pra vc sentir no bolso a manutenção de um turbo sem falar nas pragas de sensores, compra o aspirado no Brasil essas bombas de turbo e para rico quem pode gastar

Avatar
Bruno Manara 25 de junho de 2020

Tudo vai depender do cuidado e manutenção preventiva. Esse Corolla só chegou nesse km pq fez manutenção.

Avatar
Lucio Eduardo Magro 25 de junho de 2020

Tudo vai depender do dono do carro. O carro turbo pode durar muito se o dono não andar como se cada semáforo for uma prova de arrancada. No uso normal a durabilidade não será a mesma de um motor aspirado mesmo que o dono seja cuidadoso. Pergunte a qualquer mecânico experiente. Porém os veículos turbo de fabrica já são projetados para suportar cargas maiores mas um motor 1.0 com 200 hp não vai durar 50000km.

Avatar
Waslon 25 de junho de 2020

Os donos do Gol 1.0 turbo não acham o mesmo que o missivista.

Avatar
elioricardoalves 10 de novembro de 2020

E mas esse motor teve sim algumas dores de cabeça não a toa a Volks retirou de linha procure saber na quatro rodas testou esse modelo se for o que tem um calombo no capô difícil ver um hoje

Avatar
Roberto Moraes 25 de junho de 2020

Comparar os motores a diesel turbinados aos movidos a gasolina ou álcool turbinados é de uma infelicidade imensurável. As taxas de compressão dos motores são muito diferentes. Os motores 1.0 ou mesmo os 1.6 não suportam as pressões geradas pelo uso de uma turbina. Se comprar um destes, troque assim que a garantia for vencer e coitado de quem comprar o carro depois.

Avatar
Daniel 25 de junho de 2020

Amigo, tem 1.0 TSI da VW rodando com 200 HP de roda, e vc vem falar que 1.0 não suporta pressão! Volta pra sua faculdade de Engenharia e faz uma reciclagem.

Avatar
marcos 24 de junho de 2020

O motor aspirado traz menos problemas. A pressão é menor, geralmente trazem injeção indireta e montagem menos complexas (sensores, válvulas, etc). Também mais fáceis para mecânico mexer.

Avatar
Nestor 26 de junho de 2020

Opa por esperiencia própria um AP 1.8 chega fácil nos 800 mil km pode viajar a 130.140 km h 2.3 mil km sem parar no verão com 38 graus agora fazer isso com esses brinquedos de hoge só com a companhia de um guincho abraços

Avatar
elioricardoalves 10 de novembro de 2020

Concordo nestor o motor ap foi o melhor esses de hoje não vão tão longe uma m%%%d

Avatar
Gilson Soares 24 de junho de 2020

Pergunte aos donos de UP TSI.

Avatar
Fabio Sousa 24 de junho de 2020

Que resposta fraca… Era melhor nem ter publicado essa matéria… Não disse nada demais, podendo ter ao menos, ter dito que os motores turbo de fábrica tem projetos específicos e dimensionados para essa condição de sobre alimentação e não são como aqueles turbinados em oficinas.

Avatar
Deixe um comentário