[Vídeo] É de graça, mas nem assim os desleixados calibram os pneus

"O motorista já está lá no posto abastecendo; o que custa parar logo ali na frente no calibrador e acertar a pressão dos pneus?"

pneu calibrar carro shutterstock
Calibragem correta é essencial para a vida útil do próprio pneu e para os componentes da suspensão (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/07/2021 às 20h02

Tem motorista que é tão desleixado, tão descuidado com a manutenção do seu automóvel, que ignora um dos itens na maior importância: não  custa um centavo para ele, nem o obriga a desviar  do seu caminho habitual. Mas nem assim ele se lembra, ou resolve não perder tempo, dois, três minutos. Eu estou me referindo à calibragem do pneu.

Assista ao vídeo!

Porque, primeiro: é de graça, em 99% dos postos. Segundo: o motorista já está lá no posto abastecendo; o que custa parar logo ali na frente no calibrador e acertar a pressão dos pneus?

VEJA TAMBÉM:

Pois é inacreditável quando o pessoal faz essas pesquisas no  meio da rua e vão fazer essa verificação de pressão dos pneus, eu já vi em estacionamento de shopping. Vai alguém “chuchando” ali o calibrador para ver a pressão do pneu. Olha, mais da metade dos automóveis está com, pelo menos, 15% a 20% da pressão abaixo da recomendada.

Ah, isso não é problema? É problema, sim. Primeiro: se o pneu está rodando murcho, abaixo da pressão correta, vai estar aumentando o desgaste dele mesmo. Segundo: o pneu murcho aumenta o atrito entre a roda, entre ele e o asfalto, o que vai exigir mais energia do motor, e mais energia significa consumo.

Então, pelo menos esses problemas – o próprio pneu que se desgasta, e o consumo do motor que aumenta – já vão influir no bolso, por uma manutenção que é simples de ser feita.

Pneu: nem cheio, nem vazio

Mas já tem outros que calibram acima da pressão, porque alguém disse: “olha calibra com três quatro libras acima porque reduz o consumo de combustível”. É verdade? É! Mas acontece que aumenta o consumo, o desgaste do próprio pneu. E aí, como é que ficamos?

Além do mais, quando você aumenta muito a pressão, calibra demais o pneu, o carro fica duro, desconfortável, e você ainda prejudica os elementos, os componentes da suspensão: eles vão sofrer com essa pressão em excesso.

E é fácil você verificar como é que anda o desgaste em função de calibragem para lá ou para cá, para cima ou para baixo. Quando o pneu está meio murcho, o desgaste é  principalmente nas laterais da banda de rodagem. É  só bater o olho que você vê: está rodando murcho.

Se a calibragem está em excesso, muita pressão, o  excesso do desgaste vai ser no centro bem no meio  da banda de rodagem; as beiradas não gastam, gasta ali no meio.

Então, calibrar pneu é barato, é prático e é importantíssimo na manutenção.  Não vou nem falar em espaço de frenagem,  que vai ser alterado se o pneu estiver fora.  Não vou falar em uma instabilidade nas curvas, que você vai perder também. Mas até para o seu próprio bolso: aumenta o consumo de combustível  e reduz a vida útil do pneu. Então, vai se lembrar de acertar  a pressão dos seus pneus? Acho bom, hein?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 31 de julho de 2021

Sempre verifico a calibragem em intervalos de 15/20 dias, conforme abasteço o carro. E pelo menos uma vez por mês, verifico também o estepe, deixando sempre com 2 libras a mais que os pneus em uso.

Avatar
Lazaro Macedo 29 de julho de 2021

Infelizmente essa é a nossa realidade,a pessoa não se preocupa com algo tão fácil e comum, imagina se vão se preocupar com uma manutenção mais complexa e cara!
Ainda bem que não faço parte desse time,sou exageradamente exigente com manutenções de todos os itens! Ultimamente investi quase 900,00 reais num compressor, faço calibragem semanalmente,com pneus frios no conforto de minha casa!Acho que foi um ótimo investimento, já que paguei quase 8.000,00 reais no jogo de pneus!

Avatar
eli antoine 28 de julho de 2021

São pessoas que nunca leram o manual. São pouco informados e , até mesmo, analfabetas.
Preferem usar pneus carecas, nem cuidam dos pneus.

Avatar
Deixe um comentário