Na emergência, só freio ou reduz também na caixa?

Alguns momentos no trânsito obrigam o condutor a pensar rápido para tomar uma decisão. Dentre elas, a freada brusca: como agir nessa situação?

Saiba como recorrer ao frear bruscamente o veículo
Saiba como recorrer ao frear bruscamente o veículo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
04 de novembro de 2021 21:32

Suponha que você esteja dirigindo a uma velocidade um pouco mais elevada e surge um obstáculo à frente que te obriga a uma freada de emergência.

Essa é uma situação que deixa muitos motoristas, até os mais experientes, em dúvida. “Eu apenas piso firme no pedal do freio, ou devo também usar o freio-motor, reduzindo o câmbio para uma marcha mais forte, ajudando assim a parar o carro?”

Essa dúvida é resolvida com o seguinte raciocínio: quando se aperta para valer o pedal, o sistema de freio tem tamanha potência de redução da velocidade que faz até arrastar as rodas, caso não haja o ABS.

VEJA TAMBÉM:

Então, é obviamente desnecessária qualquer outra ação do motorista para reforçar o sistema de freios.

E inútil usar também o freio-motor nessa situação.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reinhard Langen 12 de novembro de 2021

Meio certo. Carros com ABS em pavimento irregular podem não funcionar. Neste caso, principalmente em carros automáticos a redução manual pode lhe ajudar e muito.

Avatar
João Santos 12 de novembro de 2021

Em uma emergência, há a necessidade de freada brusca, dependendo da situação. O motorista não tem tempo para ir reduzindo na marcha.

Avatar
JOAO VITOR MIRANDA 10 de novembro de 2021

Depende muito do veículo.
Carros novos com ABS e automático..pisa fundo no freio.

Carros manual e sem ABS..( tendo tal abilidade reduzir a marcha seria ideal)
Veículo comercial com sistema de freio a ar.. também é indicado a ajuda do frio motor exeto quando a a emergência e no sistemyde freio a ar… não tente reduzir use o freio até parar o veículo.

Avatar
Lucas 9 de novembro de 2021

Na moto ajuda bastante reduzir no câmbio em uma situação de emergência. Experiência própria 😅

Avatar
Felipe 9 de novembro de 2021

Redução de marchas só é viável quando feita a longo prazo, em rodovias por exemplo, antecipar parada do veículo abaixando a velocidade pelo câmbio é super viável, na cidade mantendo a distância segura e usando freio só em parada total também é viável, pois acredito que: freio, pastilhas, discos, frios, tenha eficiência maior que quentes.

Avatar
José 8 de novembro de 2021

Eu costumo frear e puxar o freio de mão junto, principalmente a altas velocidades como120km/h.

Avatar
Tales 10 de novembro de 2021

Parabéns, você é um grande candidato a aparecer no Datena pq morreu quando o carro caiu de um barranco.

Avatar
Luis Alberto Fagundes 7 de novembro de 2021

Se o motorista ter um raciocínio rápido,a primeira coisa é tirar o pé do acelerador que automaticamente diminuí a rotação do motor e a força,depois pise levemente freio e dependendo do local do obstáculo da para desviar também
Mas tudo depende da distância e da habilidade do condutor

Avatar
José 7 de novembro de 2021

Kkkkkkkkk. Entra algo na frente do carro ou um carro freia bruscamente, amigo, é Flinstones na terra mesmo. Pisar no freio até varar o assoalho. Reduzir não é bom em hora nenhuma, vc sobrecarrega todo o conjunto do carro, correia dentada ou corrente de comando, embreagem que é obrigada a suportar o torque da alta rotação, caixa de marcha que se vê em altíssima rotação com uma engrenagem de baixa rotação. Em suma. Reduzir é furada em qualquer caso.

Avatar
Paulo 7 de novembro de 2021

Se é uma emergência, não dá tempo de fazer isso. Que matéria 🤦

Avatar
Gesse barreto 6 de novembro de 2021

Minha opiniões e experiência o freio motor é obrigatório sim, quando os freio é acionado em alta velocidade os disco de freios chega a uma temperatura tão elevada que só a drenagem não será suficiente pra sustentar o automóvel, não existe atrito suficiente em duas superfície em alta temperatura.

Avatar
Flávio Pimenta 6 de novembro de 2021

Ele deixou bem claro…se pisar forte e o freio travar as rodas, de que vai adiantar reduzir marcha se não há tração?…cada situação é diferente, se o perigo está um pouco distante é bom reduzir a marcha e deixar o motor ajudar a segurar o carro na marcha, mas, se for uma emergência não vai dar tempo de nada além de meter o pé no freio pra valer.

Avatar
Bruno Jairo Nunes Pereira 5 de novembro de 2021

Concordo com a matéria, porém, em algumas situações acredito ser necessário e fundamental reduzir a marcha. Em frenagem retilínea só o freio basta. Já estive em uma situação que precisei desviar de um cavalo em uma rodovia no sul de MG, no período noturno e com neblina. Estava em um carro sedan com câmbio manual e tração dianteira, se não houvesse o ABS e a redução da marcha acredito que não conseguiria realizar a manobra de desvio e retomada de minha trajetória… Podendo com o susto até deixar o carro morrer.

Avatar
Leonardo Jorge da Rocha Silva 5 de novembro de 2021

Quero do Boris . Nós carros turbinados e necessário o motor ficar na baixa rotação devido a turbina girar louca. Segundo o mecânico .se assim não o fizer correr o risco de danifica a turbina

Avatar
Paulo 7 de novembro de 2021

????? Sem comentários

Avatar
Pirilampo 7 de novembro de 2021

Olha aí eu já prefiro Neston de aveia.

Avatar
JOAO VITOR MIRANDA 10 de novembro de 2021

Isso é mito.
A turbina foi inventada pra ser utilizado em caminhões…faixa de giro de motor diesel 1.300 a 1.900 rpm.
Quando se utiliza freio motor a faixa de rotação indicada e 2.000 a 2.500 rpm justamente pra maior exiciencia de frenagem

Avatar
Deixe um comentário