Não bate a porta!

Passageiro que costuma descer do carro e bater a porta com força irrita qualquer motorista; Mas isso realmente prejudica alguma coisa?

batendo a porta do carro portal
Afinal, bater a porta do carro estraga alguma coisa? (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
23 de maio de 2022 07:32

Bater a porta do carro com força provoca algum dano? Estraga alguma coisa?

Quem trouxe esta (velha) questão à tona foi o Uber, pois ele pede uma avaliação dos passageiros por seus motoristas. E incluiu este item, que é ponto negativo e deprecia o usuário.


Para falar a verdade, eu também pensava mais ou menos a mesma coisa: bater a porta danifica o carro! Mas diante da oficialização desta questão pelo Uber, resolvi consultar duas fábricas de automóveis. E qual não foi minha surpresa ao receber a mesma resposta de ambas?

VEJA TAMBÉM:

Negativo! bater a porta com força não prejudica nenhum componente do automóvel, nem reduz sua durabilidade.

Fica agora a questão: só não prejudica se a fábrica tiver um alto padrão de qualidade e a resistência de seus carros for superior aos demais? Mas, provavelmente, trata-se de mais um destes mitos que correm por aí.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Carlos Murakami 28 de maio de 2022

Se for carro chines as portas podem cair com pouco tempo. E tudo frágil e de plástico.

Avatar
Thiago 29 de maio de 2022

NEGATIVO, Já tive 10 carros até hoje, dentre eles 3 chineses chery ( Tiggo, Cielo, S18). Como tenho também o carro top da honda, o ACCORD. Dito isso e pela experiência que ja tive com carros, os chineses são bem melhores do fiat, ford, gm, vw, renault, peugeout. Só não são melhores do que honda e toyota. Claro que comparados com as bases de preços e categorias.

Avatar
Deoclecio Oliveira 27 de maio de 2022

Ao meu ver a pressão sofrida pelas borrachas certamente diminuirá sua vida útil.

Avatar
Ricardo 27 de maio de 2022

A falta de educação do passageiro ou carona fica evidente. Mas tem um prejuízo sim : aquela peça plástica que é o acabamento interno e presa por “garras que vão se deteriorando com as porradas .

Avatar
Tiago T. Nunes 26 de maio de 2022

Prejudicar não prejudica, mas educação manda lembranças

Avatar
Reinaldo 25 de maio de 2022

Não prejudica? Meu carro é 2020 as portas de trás estão horríveis ofa fechar agora a borracha já tá rasgata o lanterneiro me cobrou 120 pra regular as portas se tiver como faço a te vídeo e provo que prejudica sim

Avatar
José Carlos Da Silva 25 de maio de 2022

Realmente não danifica nada, mas as borachas das portas acabam mais rápido já tive que trocar as borachas

Avatar
José Carlos Da Silva 25 de maio de 2022

Realmente não danifica nada, mas as borachas das portas acabam mais rápido já tive que trocar as borachas das portas várias vezes.
Gostaria até de saber o que fazer.

Avatar
Bruno 25 de maio de 2022

Dentro da pronta existem vários mecanismos,. Máquina de vidros, presilhas plásticas, e autofalantes

Bater a porta com força gera uma porrada na hora que para abruptamente

Isso causa danos nas presilhas, espana os parafusos que prendem forros, falantes e afins

Pensa da seguinte forma, se você bater em um muro a 10 km por hora será bem diferente se bater a 150

Isso ocorre pela força gerada pela massa × velocidade
Gerando prejuízo sim, não de imediato, mas alguma hora acontece e pode ser com você, e caso isso ocorra durante a corrida. Pode ser cobrado do passageiro de de acordo com a Uber
Abc

Avatar
Ricardo Teixeira 25 de maio de 2022

Pode não danificar a porta em si, se tratando de dobradiças e estrutura, mas e quanto caixa de som, sistemas de movimentação de vidros e acabamentos, eles resistirão ao constante bate bate de porta? Em carros que não tem anti vácuo, que são sistemas que promovem conforto aos que estão dentro do carro, imagina o desconforto que é a ignorância ao bater forte uma porta.

Avatar
marcio 25 de maio de 2022

O FABRICANTE NÃO ESTÀ NEM AÍ P O MOTORISTA O PREJUISO NÃO SERÁ DELE, ESSE TIPO DE GENTE TEM Q ANDAR É DE CHARRETE PRA APRENDER A SER EDUCADA.

Avatar
marcio 25 de maio de 2022

É óbvil q é p inrritar o motorista são pessoas SEM EDUCAÇÃO , MAL HUMORADAS , E IGNORANTES. NUNCA SERÃO APROVADAS PELOS MOTORISTAS, ISSO MOSTRA QUEM ELA É.

Avatar
marcio 25 de maio de 2022

É óbvil q é p inrritar o motorista são pessoas SEM EDUCAÇÃO , MAL HUMORADAS , E IGNORANTES. NUNCA SERÃO APROVADAS PELOS MOTORISTAS, ISSO MOSTRA QUEM ELA REALNENTE É, FICA À DICA .

Avatar
Décio 23 de maio de 2022

Aquestao não é defeito na porta se vai acontecer ou não aquestao é eles fariam isso no carro deles o barulho quem está dentro recebendo a pancada é muito ruim . Chega encomodar

Avatar
Tiago T. Nunes 26 de maio de 2022

Pode não prejudicar, mas que é falta de educação, é!

Avatar
Thiago 29 de maio de 2022

NEGATIVO, Já tive 10 carros até hoje, dentre eles 3 chineses chery ( Tiggo, Cielo, S18). Como tenho também o carro top da honda, o ACCORD. Dito isso e pela experiência que ja tive com carros, os chineses são bem melhores do fiat, ford, gm, vw, renault, peugeout. Só não são melhores do que honda e toyota. Claro que comparados com as bases de preços e categorias.

Avatar
Taymison 23 de maio de 2022

As borrachas de vedação da porta que levam pancada com certeza vão estragar mais rápido, mesmo sendo macias, com os pancadas ao longo do tempo começam a rachar, tiro pelo meu carro que 7 anos a porta do motorista como é a mais usada já tem rachaduras, isso porque fecho devagar.

Avatar
jo 23 de maio de 2022

Concordo. Com o tempo, as borrachas ressecam e os impactos danificam. Autofalantes idem…

Avatar
Marcio 23 de maio de 2022

A fábrica é suspeita em afirmar isso, já que o objetivo dela é vender peças de reposiçao

Avatar
Leandro 23 de maio de 2022

Nem é questão de danificar, é bom senso. Qual o motivo de socar a porta? E no geral pode não danificar, mas será que esse impacto não pode danificar um alto-falante da porta, por exemplo?

Avatar
Rafael 23 de maio de 2022

Pode não estragar o carro mas estraga o humor do motorista.

Avatar
Andre Rocha 23 de maio de 2022

Tive um Del Rey 88. A porta era super macia. Não precisava fazer força para fechá-la. Mas sempre tinha um que, por se tratar de carro antigo, regaçava! Meu atual Fiesta é a mesma coisa… porta hiper macia.. pode chegar junto e só dar uma puxadinha de leve que ela já fecha de boa, e semper tem um ogro porrando a porta!

Avatar
Agnaldo Roberto 27 de maio de 2022

Só desculpava as ex-namoradas. Por interesse é claro. Kkkk.

Avatar
Marcello 23 de maio de 2022

Pode até não prejudicar o automóvel, mas demonstra uma tremenda falta de educação.

Avatar
Deixe um comentário