Nova gasolina brasileira terá também maior octanagem?

Afinal, a nova gasolina brasileira que está chegando vai contar com maior octanagem? Esclareço aqui a contestação de um leitor do AutoPapo

Por Boris Feldman14/07/20 às 07h30

Eu falei aqui sobre os novos padrões estabelecidos pela ANP para nossa gasolina, a partir de agosto, e que o mais importante era seu peso mínimo de 715 gramas por litro. Pois esse valor mínimo do peso que não existia antes é que estimulava sua adulteração.

Mas já recebi um e-mail de um leitor do AutoPapo me contestando, pois ele diz que viu em algum lugar que “a octanagem vai subir também em agosto”.

Besteira, quem disse isso não sabe o que está dizendo!

A octanagem não sobe, ela apenas vai ganhar uma nova classificação. Ao invés da atual IAD 87, ela passará a ter o padrão Europeu RON 92. Mas IAD 87 ou RON 92 é a mesma octanagem. É o mesmo que a temperatura ambiente: ela pode ser 20ºC ou 68º Fahrenheit. Dois números distintos para a mesma temperatura.

Bomba de combustível abastecendo o tanque do carro com gasolina
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Flavio Peres 3 de agosto de 2020

    O que era oferecido em prioridade pra EUA e Europa, agora com a desvalorizaçao do Petróleo substituido por por combustiveis ecológicos. Então chega ao “miseravel” Brasil.

  • Avatar
    Giba 14 de julho de 2020

    Mentira…vai mudar a cor aumentar o preço e tchau….final é mesma coisa.

  • Avatar
    Dr. Nabor 14 de julho de 2020

    Boris. Que faculdade tu estudou? Não sabe nada.
    Troca de lugar com o leitor.

    • Avatar
      Leandro 14 de julho de 2020

      Isso é desrespeito com um senhor de idade. Eu tb discordo de mta coisa que ele escreve, porém se ele “não soubesse nada” não estaria onde está. Pela idade e experiência que tem deve ser respeitado. Se vc simplesmente tem essa opinião, pare de acessar as matérias dele. Não me leve a mal, mas é o que penso.

  • Avatar
    Leandro 14 de julho de 2020

    Eu acho que pode piorar a adulteração, pq se a forma de controle for só o peso, se algum posto identificar algum líquido com o mesmo peso ninguém nunca irá descobrir.

Avatar
Deixe um comentário