Fiat Cronos 2023 chega com CVT e visual renovado

Fiat lança linha 2023 do Cronos com cinco versões, com preços entre R$ 74.790 e R$ 93.490, e até mesmo a transmissão do Pulse

cronos precision 001 1
Cronos 2023 passou por leve ajuste na grade do radiador, mas o principal ganho é a adição da transmissão do tipo CVT (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 28/07/2022 às 15h03

A Fiat acaba de lançar a linha 2023 do Cronos, o sedã argentino tem como principal novidade a inclusão da transmissão do CVT, com emulação de sete marchas, que já equipa Pulse e Strada. Com preços, partindo de R$ 74.790, o sedã tenta recuperar o prestígio perdido com o fim da oferta do motor 1.8 e caixa de seis marchas, com conversor de torque.

VEJA TAMBÉM:

Mesmo assim, o retorno de uma opção sem pedal de embreagem deixa o sedã mais competitivo, uma vez que seus rivais diretos Onix Plus, HB20S, Virtus, City e Versa nunca deixaram de oferecer transmissões automáticas. No entanto, quem esperava o vigor do motor 1.0 turbo, vai se decepcionar. O Cronos 2023 conta apenas com opções 1.0 de 77 cv e 1.3 de 107 cv.

cronos precision 088
Por dentro, a novidade esta no volante igual ao do Pulse, na versão Precision CVT, ele ganhou couro de duas tonalidades

Se falta vigor, o Cronos CVT promete eficiência. Segundo a marca italiana, a média de consumo urbano, com gasolina, é de 13,4 km/l. Muito desse bom comportamento se deve ao funcionamento do CVT, que privilegia a eficiência. A caixa sempre mantém a rotação numa faixa de torque intermediária quando não há demanda de força.

Versões do Cronos 2023

O Cronos 2023 é oferecido em cinco versões, partindo da 1.0 (sem sobrenome), Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT. Visualmente, o modelo ganhou nova grade, com filetes horizontais, que buscam entregar um ar mais sóbrio ao sedã.

Quando se fala em conteúdos, a  opção de acesso oferece de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento automático das portas, coluna de direção com ajuste de altura, monitor de pressão dos pneus e rodas de aço aro 14”.

cronos precision 026
De traseira, nada mudou no sedã argentino, inclusive os generosos 525 litros do porta-malas

Já na versão topo de linha chega com pacote de equipamentos que não difere tanto da época em que o Precision utilizava motor maior. O pacote de conteúdos, partida sem chave, ar-condicionado digital, multimídia Uconnect de sete polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré), bancos revestidos em couro de duas tonalidades, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina.

Versão Preço
Cronos 1.0 R$ 74.790
Cronos Drive 1.0 R$ 78.490
Cronos Drive 1.3 R$ 84.490
Cronos Drive 1.3 CVT R$ 88.790
Cronos Precision 1.3 CVT R$ 93.490
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 28 de julho de 2022

O CVT, apesar da demora, é bem vindo!
Mas a segurança deixa a desejar: apenas 2 airbags (exigidos por lei) e controle de estabilidade somente nas versões com CVT !
Além disso, imagine a insegurança em um Cronos 1.0, lotado e com o porta-malas cheio, em uma ultrapassagem na subida de uma estrada de pista única ! Risco de vida !
Como o comentarista POLVO disse em seu comentário: “Oferecer um sedan com motor 1.0 aspirado é sacanagem.”

Avatar
Polvo 29 de julho de 2022

Motor 1.0 aspirado deveria ficar restrito a modelos abaixo de 1000kg, de preferência só subcompactos tipo Mobi ou Kwid.

Avatar
Rodrigo 28 de julho de 2022

Incrível que, aqui mesmo no Autopapo, já se destacou que inclusive existe legislação a respeito, e o pessoal ainda redige “…ele ganhou couro de duas tonalidades…”
Sugiro que seja feita a devida correção na legenda da foto, afinal trata-se apenas de vinil, de durabilidade ainda inferior, aos modelos dos anos 70!!!
A nomenclatura COURO somente pode ser aplicada em material de origem animal!!!

Avatar
FERNANDO 28 de julho de 2022

SÓ NÃO PASTILHA PARA VENDER. NEM NAS CONCESSIONÁRIAS VC ACHA A PASTILHA DOS CRONOS E ARGO SDEGIN.. LIGA E CONFERE SE CHEGOU ……TAXISTA TUDO PUTO COM A FIAT QUE MUDOU O SISTEMA DE FREIO MAS NÃO PREPAROU O MERCADO DE REPOSIÇÃO

Avatar
Cadillata 28 de julho de 2022

Tive mais de 23 carros em minha vida, sendo que apenas o penúltimo foi Fiat.
O que eu tenho a dizer, é que Fiat nunca mais.
Pode ser marca líder no Brasil, mas para mim isso não quer dizer nada.

Avatar
Polvo 28 de julho de 2022

Oferecer um sedan com motor 1.0 aspirado é sacanagem.

Avatar
Airplane 28 de julho de 2022

O CVT, apesar da demora, é bem vindo!
Mas a segurança deixa a desejar: apenas 2 airbags (exigidos por lei) e controle de estabilidade somente nas versões com CVT !
Além disso, imagine a insegurança em um Cronos 1.0, lotado e com o porta-malas cheio, em uma ultrapassagem na subida de uma estrada de pista única ! Risco de vida !
Como o comentarista POLVO disse em seu comentário: “Oferecer um sedan com motor 1.0 aspirado é sacanagem.”

Avatar
Airplane 28 de julho de 2022

Sacanagem mesmo ! Imagine a insegurança em um Cronos 1.0, lotado e com o porta-malas cheio, em uma ultrapassagem na subida de uma estrada de pista única !
Risco de vida !

Avatar
Deixe um comentário