Fluido do freio só se completa em casos de emergência!

Frentista do posto verificou o óleo do freio do seu carro e disse que o nível está baixo? Desconfie, fique esperto e olhe você mesmo!

Por Boris Feldman 12/08/20 às 07h30
fluido de freio motor compass
Motor do Jeep Compass com o reservatório do fluido de freio circulado em amarelo com a seta indicando (Foto: ilustração | AutoPapo)

Por que você não deve deixar o frentista do posto, apesar de todo solicito, completar o óleo do freio? Pois este é o único fluido que NÃO se completa!

Pois é normal ele baixar, com o desgaste das pastilhas ou lonas do freio; ou por um vazamento no circuito hidráulico.

Mas nos dois casos não há que se completar o fluido, mas sim levar o carro para a oficina; para substituir os componentes ou para reparar o vazamento.

É claro que se o frentista diz que o fluido está baixo, você tem que ir lá e conferir.

Porque se ele estiver muito baixo, quase acabando no depósito, aí sim você – emergencialmente – completa o óleo do freio e vai imediatamente para a oficina, dirigindo com muito cuidado, para evitar um acidente.

Motor do Jeep Compass com o reservatório do óleo de freio circulado em amarelo com a seta indicando
Fluido do freio deve ser completado sempre que estiver abaixo do nível? Não! (Foto: ilustração | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Gabriel Silva Neto 13 de agosto de 2020

Bom dia !
Nunca abram o capò do carro para frentistas. Apesar de solicitos, alguns deles tem intençoes por trás dessa boa vontade: Vender produtos.
No momento de verificar o nivel do oleo do motor, alguns avaliam, propositadamente ou por desconhecimento, a necessidade de “completar o nivel”.
Essa decisão pode vir a acarretar serios problemas ao motor do seu carro, caso vennha a trabalhar com o nivel acima do estabelecido.
Mesma situaçao se coloca na checagem do nivel de fluido de freio.
O ideal é o propritario verificar periodicamente esses pontos ou levar o veiculo a uma oficina.
Abs.

Avatar
Isso , os frentistas são todos safados na visão de vcs né , como se nas outras profissões não tivesse picaretas também , vai confiando em todo mecânico vai, kkkkkkk cambada de hipócritas 13 de agosto de 2020

Os leigos que não são capaz de se informar sobre as coisas levam fumo sempre.

Avatar
inacio anjos 29 de setembro de 2020

Uma coisa não justifica outra, todos profissionais tem o dever de trabalhar corretamente, outra coisa só se mede o óleo do carro quando o motor estiver frio, pois o motor quente vai aparecer que está baixo, é que o mesmo ainda está circulando dentro do motor!

Avatar
Deixe um comentário