Óleo do motor acima do nível máximo é um perigo!

O virabrequim fica alojado no cárter junto com o óleo do motor; esse componente pode sofrer problemas graves se o fluido estiver acima do nível

Quando o motor está queimando óleo um pouco além do normal, a viscosidade deve ser alterada
dono-averiguando-nivel-oleo-vareta-carro (Foto | Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/12/2020 às 11h00

Entender porque o nível do óleo do motor não pode estar abaixo do mínimo marcado na vareta é fácil: porque vai faltar óleo para a lubrificação. Mas por que é prejudicial também o óleo ficar acima do nível máximo? Não vale a ideia do quanto mais, melhor? Negativo!

Porque o cárter, onde o óleo fica depositado, abriga também o eixo virabrequim, que gira junto com o motor e fica logo acima do óleo lubrificante. Ora, se o óleo estiver em um nível muito elevado, vai haver uma interferência entre um e outro. Sendo assim, o virabrequim vai bater no óleo.

E o primeiro problema é que o óleo vai prejudicar o livre movimento do eixo virabrequim. O segundo é que o virabrequim batendo no óleo vai agitá-lo e criar espuma. E se chega espuma nas partes a serem lubrificadas, adeus motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RICARDO MENDES DE LIMA 20 de maio de 2021

Respeito muito as orientações do BÓRIS FELDMAN! São tecnicamente corretas e importantíssimas para motoristas novatos e veteranos, uma vez que no mundo automotivo existem práticas mecânicas que não passam de picaretagens como por exemplo a lavagem do conjunto de freio e outras, por profissionais que inventam defeitos para lucrarem com a falta de conhecimento do incauto motorista sobre o funcionamento das partes mecânicas do automóvel!

Avatar
Juvenal 23 de dezembro de 2020

Esse Boris já está ficando caduco.. quanta besteira kkkkkk

Avatar
Deixe um comentário