Aditivo no óleo do motor: dor de cabeça garantida!

A nota da revisão do seu carro na concessionária autorizada consta a troca do óleo do motor mais aditivo? Então boa coisa não é!

Por Boris Feldman 28/10/20 às 07h30
mecanico trocando oleo motor carro automovel concessionaria
Mecânico trocando o óleo do motor do carro na concessionária autorizada (Foto: Shutterstock)

Não existem argumentos técnicos que derrubem a ânsia de faturar de postos, oficinas, lojas, concessionárias que quase sempre se aproveitam da falta de conhecimento técnico do motorista.

Eu estava lendo a edição da Quatro Rodas deste mês, que fez um teste de longa duração com um Chevrolet. E disse que, ao levá-lo para a revisão na concessionária, veio na conta a troca do óleo do motor e mais um aditivo.

Ou seja, os engenheiros das fábricas dizem que o óleo recomendado para o motor já vem com toda a aditivação necessária. Colocar mais um aditivo pode ser apenas jogar dinheiro no lixo.

Mas pode também prejudicar o motor, pois esse novo aditivo pode não conversar com os que já estavam e resultar numa reação química danosa aos componentes do motor.

Mecânico trocando o óleo do motor do carro na concessionária autorizada
Aditivo para óleo do motor do seu carro é furada! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Filippe 29 de outubro de 2020

    Muito genérica a explicação. Existem aditivos e aditivos, e nem sempre pode ser interessante para o motorista colocar o exatamente o óleo especificado pela fabricante. De modo geral, se não souber o que está colocando no motor, é melhor não misturar mesmo. Alguns óleos topo de linha da Mobil one dispensam até mesmo condicionadores de metais. O militec, principal condicionador vendido no Brasil, não tem incompatibilidade com a maioria dos óleos encontrados aqui, e ele pode ser visto como aditivo por muitas pessoas. Não teve esclarecimento quanto a nada disso.

Avatar
Deixe um comentário