Óleo do motor: conhece a dança das letras?

Você certamente já percebeu algumas letras estampadas no frasco do óleo do motor; Mas você sabe o verdadeiro significado delas?

Afinal, que letras são essas?
Afinal, que letras são essas? (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
07 de março de 2022 07:32

E se na hora de completar o óleo do motor  não tiver exatamente aquele que você já está usando no cárter?

Emergencialmente pode-se completar com outro?

Sim: preferível ter um óleo que não seja exatamente recomendado do que nenhum. Porém, deve-se ficar atento às duas características principais do lubrificante definidas no manual do proprietário:

1 – a viscosidade – Definida por SAE 10w40 ou 15w30, por exemplo, tem que ser a mais próxima possível.

VEJA TAMBÉM:

2 – A aditivação. Definida por API sempre seguido da letra S e uma outra que pode ser de A até N (hoje), ou seja, SA ou SH, ou SN, etc. Neste caso, pode-se usar o óleo com uma letra mais alta, não mais baixa no alfabeto. Por exemplo, se o recomendado é o SH pode usar o SN, mas não o SF, pois quanto mais alta a letra, mais moderno o óleo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valter 14 de março de 2022

Não concordo com absolutamente nada do que foi explicado! Óleo tem que ser apenas verificada a viscosidade em diferentes temperaturas,o resto é balela! Inventaram até Óleo para motor à álcool! Como se a linha de combustão tivesse contato direto com as áreas lubrificados….

Avatar
Andre Rocha 7 de março de 2022

“Óleo do motor: conhece a dança das letras?”
Gostaria de saber, mas a matéria não explica o que é SAE e nem o que é API!!!

Essa é uma “matéria” com chamada totalmente enganosa.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 8 de março de 2022

>> ÓLEOS VEICULARES <<
SAE é a sigla para Society of Automotive Engineers (= Sociedade dos Engenheiros Automotivos, dos States),
Sobre os óleos veiculares aditivados, quer sejam para o cárter, quer para o câmbio, eles são obtidos nas torres de destilação de petróleo (aqui no Brasil, pelo menos antigamente, só a PETROBRAS as tinha), produtoras de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), de GASOLINA, de NAFTA, de ÓLEOS MINERAIS BÁSICOS e do CRÚ-REDUZIDO.
Após refinados, os ÓLEOS MINERAIS BÁSICOS são aditivados, e, outra vez antigamente, existiam as seguintes fabricantes de aditivos no mundo: PARAMINS, LUBRIZOL e EDWIN COOPER, sendo que, no início da década de 1980 a FIAT lançou o OLIOFIAT, alegando ter aditivação própria, sendo o mais indicado – senão o único indicado – para os veículos FIAT, mas era a velha “macarrônica” dos italianos, cujos óleos não consideravam as condições climáticas brasileiras, de pouco viscosos demais os anéis de retenção do óleo dos pistões não os continham, as velas-de-ignição pretejavam, os cilindros arranhavam, o motor “batia”, etc., entre N ‘encheções de saco’.
O que “segurava a onda” do OLIOFIAT era o Bardahl (a boa e velha BARDAHL) B1 ou até B2, depois B12: com efeito, nos VW que eu turbinei o Bardahl B12 foi de suma importância!
Atenciosamente,
Rodrigo MARTINIANO.
. . . . .

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 8 de março de 2022

– – COMPLEMENTO – –
Há também os fluídos de veículos, como o de freio, o de molhar os para-brisas, o da direção-hidráulica (ou eletro-hidráulica).
Tais fluídos nada têm a ver com petróleo, pois são álcoois de fórmula longa.

Avatar
Valdecir 14 de março de 2022

Os 2 primeiros numeros. Significa. A temperatura ambiente para esse oleo. Os 2 ultimos. E a viscosidade. Quanto maior o numero menor a viscosidade.

Avatar
Deixe um comentário