Você sabe o que significa 5W20 e outros na embalagem do óleo do motor?

Letra e números presentes na especificação do óleo servem para informar a sua importância para o funcionamento do motor do carro

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Dono do carro lendo a especificação do óleo do motor em sua embalagem (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/07/2020 às 07h30

Desnecessário falar sobre a importância do óleo lubrificante do motor e de se manter a viscosidade e a aditivação recomendada no manual. Os óleos atuais são multiviscosos.

Mas, que bicho é esse?

De manhã, no frio, eles ficam mais fluidos, mais líquidos, para facilitar o início do funcionamento do motor. Mas quando ele se esquenta, eles vão ficando mais viscosos, mais densos, mais grossos para uma boa lubrificação das partes móveis.

É por isso que a viscosidade do óleo do motor tem dois números, por exemplo 5W20. 5 é a viscosidade à frio, por isso o W, de winter (inverno no inglês). E a outra 20, 30 ou 40: é a viscosidade a quente. Por isso o manual recomenda 5W20 ou 10W30 e assim por diante.

Dono do carro lendo a especificação do óleo do motor em sua embalagem
É importante saber o que significa a nomenclatura do óleo, pois o fluido influencia diretamente na durabilidade do motor do carro (Foto: Shutterstock)
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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José Milton dá Silva 2 de agosto de 2020

Esses lubrificantes são chamados de multi-viscosos, possuem na formulação um aditivo melhorador do índice de viscosidade, que funciona conforme a temperatura de trabalho.

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Alcindo Fernando Moreira 31 de julho de 2020

Não é isso que diz a ficha técnica do óleo…com aumento de temperatura qualquer fluido incompressivel diminui a viscosidade…e se é viscosidade qual a unidade?…eu conheço viscosidade absoluta ou dinâmica e viscosidade cinemática, e ambas têm unidades no SI (Sistema Internacional) de unidades de medida.

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Carlos Azevedo 1 de agosto de 2020

Concordo, isto é o natural. Sei por exemplo que o óleo do câmbio automático das Pagero Sport, por qualquer problema de aquecimento do veículo, o óleo do câmbio ferve, semelhantemente a água do radiador quando superaquecido. Aí eu vou dizer que o óleo aumentou de viscosidade? Até o câmbio automático se reta, e entra em modo de segurança, e o carro não anda mais.

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José Itamar 31 de julho de 2020

Bom dia!
Acho que a informação abaixo, está invertida;
De manhã, no frio, eles ficam mais fluidos, mais líquidos, para facilitar o início do funcionamento do motor. Mas quando ele se esquenta, eles vão ficando mais viscosos, mais densos, mais grossos para uma boa lubrificação das partes móveis

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João Batista 31 de julho de 2020

Você tem razão sou tec mecanico e com a temperatura do óleo ele vai ficando menos viscoso

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Carlos Azevedo 1 de agosto de 2020

A reportagem fala que funciona ao contrário…nunca entendi isso, aquece fica mais viscoso…eu em?

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Carlos Azevedo 1 de agosto de 2020

Calma irmão…na física isto não funciona. O óleo, tem que ficar mais fino, pois existe a dilatação das peças móveis internas do motor, diminuindo o espaço entre bronzinas e mancais, e para manter o “lençol”de óleo entre estas partes, a fluidez do óleo deve ser maior. O que vale são os aditivos do óleo que dá a ele, maior ou menor resistência as temperaturas exigidas.

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João segunda Ernesto 31 de julho de 2020

Aprendi muito com essa informação muito obrigado

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Dirceo da Costa Cunchertt 30 de julho de 2020

Qual o óleo que vai no motor Voyage 1.6,16valvulas e quantos mil km é feita troca.
Outra pergunta tem que trocar óleo da caixa automática do Voyage automático 2019? Se qual especificação do óleo?

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Carlos Azevedo 1 de agosto de 2020

Bom até onde eu sei, a montadora faz o projeto de um motor. Manda o projeto para as fabricantes de óleo, quem botar mais dinheiro, faz o óleo ORIGINAL,kkkk, lembram dos Tempras da Fiat fundindo motor, por óleo com grafite? ERA O ÓLEO”ORIGINAL”RECOMENDADO PELA FÁBRICA. Depois de refazer o motor duas vezes, usei um simples Castrol, acabei com minha dor de cabeça.

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Carlos Azevedo 1 de agosto de 2020

Todo óleo, tem sua validade. Não existe óleo, que não deva ser trocado. A própria fábrica coloca no câmbio, um “bujão” de entrada e outro para saída do óleo, anos atrás inventaram o termo”Life time” como significado de, para a vida toda. Agora, vou te dizer porquê. Qualquer câmbio automático, quando apresenta problemas, tem sempre um custo elevado. Não trocar periodicamente o óleo deste, é só, desgastar para danificar. Os óleos hidráulicos, melhorzinhos para câmbios automáticos, tem sempre como referência, os DEXON VI

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Paulo 30 de julho de 2020

Pra mim, a matéria só explicou o significado do “W”…

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Carlos Azevedo 1 de agosto de 2020

Somente isto mesmo, tem que se fazer propaganda!

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