Pode comprar óleo mais barato que o recomendado?

Pode parecer pequena a diferença entre o óleo SN e o SN Plus, mas economizar na escolha de um deles pode causar um enorme prejuízo

Por Boris Feldman23/04/20 às 06h15

Ouvinte diz que o manual do proprietário recomenda o óleo do motor do tipo SN Plus, e que foi o óleo usado na oficina da concessionária – SN Plus. Entretanto, ele foi agora numa troca de óleo e disseram ser desnecessário esse óleo, e recomendaram o SN, “que é tão moderno quanto e mais barato”.

Pois então saiba que essa recomendação só pode ter sido feita porque eles não tinham em estoque o SN Plus. Pois o SN Plus foi criado especificamente para motores com turbina e injeção direta, para evitar o perigosíssimo fenômeno da pré-ignição.

Ela destrói o motor de uma vez e sem um aviso. Tem razão quem te disse que o óleo SN é moderno e também resolve, mas não protege o motor turbinado e com injeção direta.

Pessoa analisando o óleo para o motor do carro
Use sempre o óleo recomendado no manual do proprietário (foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos Alberto Teixeira 10 de junho de 2020

    O correto e sempre seguir as recomendações do fabricante óleos especificados nós manuais filtros devem seguir a mesma regra eu fui pião da graxa de concessionária autorizada GM e fiz curso na montadora recomendo

  • Avatar
    Fernando B. 23 de abril de 2020

    Vocês percebem a armadilha que é o motor turbo na mão de brasileiro? Eu falo sem medo algum que 8 em cada 10 pessoas jamais leu o manual. Motor aspirado ainda aguenta troca de óleo em desacordo com o manual por um tempo maior. O turbo, na segunda troca errada, um abraço para o gaitero.

    • Avatar
      Anselmo Nogueira 26 de maio de 2020

      Como assim “na mão de brasileiro”?
      Ou você é muito idiota e também sofre de síndrome de inferioridade ou é caso patológico de tratamento psiquiátrico.
      Existem muitos brasileiros (eu inclusive) com PhD e com uma capacidade de compreensão que foge da sua mínima capacidade de articular uma idéia de média complexidade.
      De qual nacionalidade você é? Talvez intergaláctico? Me exclua da sua tendência generalizadora de tachar os brasileiros de isso ou aquilo…
      Vá se tratar! Estudar mais também ajuda bastante.

      • Avatar
        Fernando B 6 de julho de 2020

        Como você é nervosa, Anselmo.

Avatar
Deixe um comentário