Bater a porta do carro com força realmente causa danos?

Componentes envolvidos no fechamento são projetados para suportar força muito superior à pancada provocada por um ser humano

Por AutoPapo 22/04/20 às 16h58

“Não tem geladeira em casa não!?”. Muitos já ouviram a frase ao bater a porta de um carro com mais força que o necessário. A questão é: somos capazes de causar algum dano para o veículo durante os simples movimentos de empurrar ou puxar a porta para fechá-la?

LEIA MAIS

De acordo com o Assessor Técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ricardo Dilser, não há ligação entre bater a porta com força e qualquer avaria nos componentes do conjunto.

Isso porque as portas dos veículos são projetadas para aguentar choques muito superiores à força de um ser humano fechando-as.

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), todos os componentes de um carro passam por testes de durabilidade – que incluem abrasão, pancadas e variações de temperatura. Por isso, é possível garantir que ninguém estragará o carro fechando as portas (mesmo que de maneira agressiva).

Mesmo com o vidro entreaberto, é difícil que a ação de bater a porta do carro traga sérias consequências. “Com o vidro aberto, se a canaleta estiver folgada, pode quebrar sim. Mas seria um caso extremo”, completa Dilser.

fechar porta do carro mao macaneta carro preto shutterstock

Afirmação de que bater a porta do carro com força danifica o veículo é um mito

Foto | Shutterstock

5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fernando Cesar 23 de abril de 2020

    Não é porque a suspensão do carro foi projetada pra suportar os buracos da vida que vamos passar pelos buracos. Uma coisa é ser projetado pra suportar , outra coisa é de fato aguentar maus tratos constante sem um desgaste acima do normal das peças .

    • Avatar
      Fernando Cesar 23 de abril de 2020

      Ratificando: maus tratos constanteS

  • Avatar
    Luciano 23 de abril de 2020

    Ok! Mas é mal educado! Rsrsrsrs

  • Avatar
    Marco 23 de abril de 2020

    Que bom, mas batam a porta do TEU carro com força!
    Da minha machina não!!!!

  • Avatar
    Fernando Alex de Souza 22 de abril de 2020

    Pode não prejudicar o carro, mas prejudica os ouvidos!

Avatar
Deixe um comentário