Passanezi: nada de poluição ao gerar energia!

Além da energia elétrica sustentável, boa para os elétricos, Passanezi apostou em outras opções que também são benéficas ao meio ambiente

A usina hidrelétrica é um exemplo de geração de energia renovável
A usina hidrelétrica é um exemplo de geração de energia renovável (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
17 de dezembro de 2021 21:32

Entrevistei outro dia o Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig.

Perguntei-lhe, a propósito do carro elétrico, se a energia fornecida pela Cemig para recarregar as baterias é renovável. Pois não adianta o automóvel não expelir gases pela descarga, porém o dióxido de carbono ser emitido pelas usinas geradoras.

Sua resposta foi positiva: nossa energia é 100% renovável, pois vem de usinas hidrelétricas, fotovoltaicas, ou eólicas. Nada de usina térmica a diesel e muito menos de carvão, como existem em vários outros locais, principalmente na Europa e países asiáticos.

Passanezi aposta também, no caso específico do Brasil, em outras duas opções para a limpeza ambiental. A primeira, é o carro híbrido flex. Que roda com o motor a combustão alimentado por etanol. E este recarrega a bateria.

VEJA TAMBÉM:

A outra seria o elétrico acionado pela célula combustível (Fuel-Cell) alimentada por hidrogênio com a possibilidade, que muito interessa ao Brasil, deste hidrogênio ser extraído do etanol, que já existe nos nossos postos.

A energia elétrica é gerada por esta célula e, pelo escapamento, apenas água pura.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Aurélio 18 de dezembro de 2021

Balela…em tempo de recuperação de reservatórios, todo o consumo de eletricidade pode estar causando geração de energia por termoelétricas, com a correspondente emissão de CO2. Portanto só deveria ser autorizado o uso de carros elétricos se comprovada a geração própria de energia renovável. Exemplo: o proprietário do carro elétrico também possui residência equipada com painel solar.

Avatar
Antônio 21 de dezembro de 2021

Ótima ideia Marco! Você produz a própria gasolina ou etanol?

Avatar
Marco Aurélio 22 de dezembro de 2021

Ótima pergunta! Demonstra o seu profundo conhecimento do Setor Elétrico Brasileiro e da realidade dos reservatórios atual.

Avatar
ailton jacinto silverio junior 18 de dezembro de 2021

Com a escassez de água e a crise hídrica, energia hidroelétrica deixou de ser limpa e renovável.

Avatar
bruno vasconcelos 17 de dezembro de 2021

Tudo lindinho mas MUITO CARO! O carro 100% a combustão continua bem mais barato e servindo a população nas necessides da vida… tem que investir é no etanol e bio combustives mais baratos e eficientes e menos nocivos ao ambiente

Avatar
Deixe um comentário