Pastilhas de freio: verifique o estado delas periodicamente

Trocar as pastilhas de freio no tempo correto é a melhor maneira de evitar um baita prejuízo com a manutenção corretiva

pastilha freio bosch divulgacao
Detalhe das pastilhas de freio (Foto Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/07/2020 às 13h00

As pastilhas de freio é um caso típico da manutenção corretiva custar muitas vezes mais que a preventiva. Porque se você continua rodando depois que ela chegou ao final, além da pastilha, você vai ter que trocar também os discos de freio, que custam muito mais.

Alguns automóveis têm uma luz de alerta no painel que acende quando a pastilha está chegando no final. Mas é bom lembrar que a maioria dos carros não tem.  E as pastilhas tem que ser verificadas a cada 10 mil ou até a cada 5 mil quilômetros, pois é uma inspeção rápida que se faz dois ou três minutos sem desmontar nada do carro.

As pastilhas de freio tem uma base de aço e, colada nela, o material antifricção. Esse material é que, pressionado contra o disco, faz o carro parar. Lembrando que a sua espessura mínima deve ser de 2 milímetros. Se a pastilha não for substituída na hora correta, esse material de fricção chega ao fim, o aço passa a ser pressionado contra o disco, e aí, adeus discos de freios.

disco de freios e pastilhas
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário